Ajuda com receita natalina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lorena Boss

Member
Joined
Jul 30, 2018
Messages
8
Reaction score
8
Location
Goiânia
Oi galera,

Estou começando minha primeira brassagem e já estou com uma ideia de fazer uma receita natalina para a segunda brassagem. Alguém já fez algo do tipo ? Queria uma luz para criar uma criar minha receita com base nas experiências dos colegas =)


Pesquisei cervejas comerciais e cheguei em algumas interessantes:

- Gouden Carolus Christmas (Belgian Specialty Ale) aromas e sabores com notas de malte tostado, chocolate, café, frutas secas, nozes, frutas vermelhas e toffe

- Eisenbahn weihnachts ale - Caramelo, cravo e frutas cristalizadas

- Delirium Noel - Notas de figo, damasco e pêssego
 
Bem, tem um estilo belga chamado Christmas Ale que engloba cervejas para esta ocasião.

Eu, particularmente, devo fazer uma barleywine com figo seco no final da maturação para ter um pouco desta característica.
 
O único problemas destas receitas natalinas é que normalmente são mais pesadas e nem sempre combinam com o calor que faz no final de dezembro.
 
Olá, tenho esta receita que peguei na net a muito tempo, mas ela esta sem norte, faltando alguns dados, como ibu total da receita, mas serve com inspiração pra elaborar a sua.

Dubbel Noel


Como está chegando o Natal vou fazer uma cerveja estilo Dubbel, que é mais doce, pra agradar as mulheres da família.


Sem pretensões, apenas para mostrar a aparência de uma dubbel.

É uma cerveja de estilo belga, escura, originada nos monastérios na Idade Média, e foi revivida em meados de 1800 depois da era de Napoleão.

Ingredientes que vou usar:

- 5kg de malte Pilsen

- 0,5kg de malte Vienna

- 0,5kg de malte Munich

- 0,2kg de malte Caraaroma

- 25g de lúpulo Tettnang (60 minutos)

- 250g de candi sugar (caramelo tipo cobertura de pudim de leite condensado –> 60 minutos)

- 200g de cacau em pó (5 minutos)

- 10g de canela em pau ( 10 minutos)

- 5g de cravo ( 10 minutos)

- 1 saquinho de levedura S-33

- 18L de água na panela de brassagem

- 20L de água na panela de cima

As rampas que vou usar são as seguintes:

- aquecer água a 45ºC, colocar o malte e esperar decantar por 20 minutos

- subir para 68ºC e manter por 1 hora

- subir pra 78ºC e manter por 10 minutos

- 1 hora de fervura intensa

- fazer whirpool e aguardar 20 minutos

- resfriar o mosto até 30ºC

- inocular o fermento

Fermentação e maturação num único fermentador:

7 dias em 20ºC e 5 dias em 1ºC.
 
Olá, tenho esta receita que peguei na net a muito tempo, mas ela esta sem norte, faltando alguns dados, como ibu total da receita, mas serve com inspiração pra elaborar a sua.

Dubbel Noel


Como está chegando o Natal vou fazer uma cerveja estilo Dubbel, que é mais doce, pra agradar as mulheres da família.


Sem pretensões, apenas para mostrar a aparência de uma dubbel.

É uma cerveja de estilo belga, escura, originada nos monastérios na Idade Média, e foi revivida em meados de 1800 depois da era de Napoleão.

Ingredientes que vou usar:

- 5kg de malte Pilsen

- 0,5kg de malte Vienna

- 0,5kg de malte Munich

- 0,2kg de malte Caraaroma

- 25g de lúpulo Tettnang (60 minutos)

- 250g de candi sugar (caramelo tipo cobertura de pudim de leite condensado –> 60 minutos)

- 200g de cacau em pó (5 minutos)

- 10g de canela em pau ( 10 minutos)

- 5g de cravo ( 10 minutos)

- 1 saquinho de levedura S-33

- 18L de água na panela de brassagem

- 20L de água na panela de cima

As rampas que vou usar são as seguintes:

- aquecer água a 45ºC, colocar o malte e esperar decantar por 20 minutos

- subir para 68ºC e manter por 1 hora

- subir pra 78ºC e manter por 10 minutos

- 1 hora de fervura intensa

- fazer whirpool e aguardar 20 minutos

- resfriar o mosto até 30ºC

- inocular o fermento

Fermentação e maturação num único fermentador:

7 dias em 20ºC e 5 dias em 1ºC.


MUITO BACANA!!!!!! AGUARDANDO OS RESULTADOS FINAIS!
 
Olá, tenho esta receita que peguei na net a muito tempo, mas ela esta sem norte, faltando alguns dados, como ibu total da receita, mas serve com inspiração pra elaborar a sua.

Dubbel Noel


Como está chegando o Natal vou fazer uma cerveja estilo Dubbel, que é mais doce, pra agradar as mulheres da família.


Sem pretensões, apenas para mostrar a aparência de uma dubbel.

É uma cerveja de estilo belga, escura, originada nos monastérios na Idade Média, e foi revivida em meados de 1800 depois da era de Napoleão.

Ingredientes que vou usar:

- 5kg de malte Pilsen

- 0,5kg de malte Vienna

- 0,5kg de malte Munich

- 0,2kg de malte Caraaroma

- 25g de lúpulo Tettnang (60 minutos)

- 250g de candi sugar (caramelo tipo cobertura de pudim de leite condensado –> 60 minutos)

- 200g de cacau em pó (5 minutos)

- 10g de canela em pau ( 10 minutos)

- 5g de cravo ( 10 minutos)

- 1 saquinho de levedura S-33

- 18L de água na panela de brassagem

- 20L de água na panela de cima

As rampas que vou usar são as seguintes:

- aquecer água a 45ºC, colocar o malte e esperar decantar por 20 minutos

- subir para 68ºC e manter por 1 hora

- subir pra 78ºC e manter por 10 minutos

- 1 hora de fervura intensa

- fazer whirpool e aguardar 20 minutos

- resfriar o mosto até 30ºC

- inocular o fermento

Fermentação e maturação num único fermentador:

7 dias em 20ºC e 5 dias em 1ºC.


Sensacional esses ingredientes hein ?! A minha Saison já está maturando aqui mas em algum momento vou usar essa receita que tu postou e dar uma adaptada <3
 
Não sei se terei tempo de testar este ano, mas está na lista de testes, rs.
Fiz uma vez Dubbel, usei levedura da Byo4, ficou muito evidente, mesmo fermentando a 18C
 
Olá, tenho esta receita que peguei na net a muito tempo, mas ela esta sem norte, faltando alguns dados, como ibu total da receita, mas serve com inspiração pra elaborar a sua.

Dubbel Noel

"Fermentação e maturação num único fermentador:

7 dias em 20ºC e 5 dias em 1ºC".

5 dias a 1ºC? Para que?

Se for maturação, deve ser acima da temp de fermentação.

A 1ºC o fermento ficará completamente inativo, não alterando nada.

E só para baixar de 20ºC para 1ºC já se vai uma semana praticamente.

Bom, ao menos 5 dias a 1ºC clarifica muito bem!

Enfim, de maturação costumo usar de 7 a 14 dias entre 22ºC e 26ºC, mesmo que fique um pouco acima da temperatura de fermentação, pois a ideia é justamente forçar o fermento a continuar "trabalhando" para "arredondar" a cerveja.

Isso garante que, além de maturar, irá evitar carbonatação excessiva em casos de priming na garrafa se for guardada em temp ambiente como as minhas.

Por exemplo: se maturei a 22ºC, pode ser que, quando envasada, ao ser guardada numa temperatura de 26ºC, o fermento pode ficar muito ativo e voltar a consumir não só o priming, mas também pequenas quantidades de açúcar residual da fermentação, elevando assim o nível de carbonatação das garrafas. Esse nível irá depender do quanto de açúcar residual não foi fermentado.

Digo isso porque, nem sempre que a densidade estabiliza significa que a fermentação se deu por completa. Com aumento da temperatura, a fermentação pode voltar a ocorrer - o nível de fermentação dependerá também das características de brassagem e da própria fermentação.

Por exemplo: tive uma IPA muito carbonatada, na qual os parâmetros dados pelo BeerSmith eram OG 1,050 e FG 1,004. Como resultado tive OG 1,056 e FG 1,010. Pela lógica, com a densidade estabilizada em 1,010, considerei completa levando em conta que tanto a OG quanto a FG, ficaram 0,006 acima do previsto. Envasei e, as primeiras ficaram ótimas, mas conforme passou o tempo foram ficando mais carbonatadas até que se estabilizou. Nessa não fiz o teste, mas com certeza se mensurasse a densidade após a carbonatação excessiva, a FG daria entre 1,008 e 1,006. Ou seja, a densidade pode voltar a cair já na garrafa.

No momento estou com uma Rauchbier Ale que havia travado a fermentação. Após destravar, cheguei a elevar até 28ºC! Travou a 1,023 e agora está em 1,007!

Enfim, só após a maturação em temp alta é que parto para o cold crashing, baixando 3ºC por dia até 0ºC, e aí de 3 a 5 dias até o envase.

Quanto ao cacau em pó, não vejo motivos, pois o malte chocolate tem exatamente essa função, sem o pó que entope tudo e sem a gordura do cacau que influencia na espuma.

Mas, cerveja é cozinha, e na cozinha cada qual usa o tempero que bem entende hehehehe.

Aliás, o açúcar que cita na receita provavelmente é o "açúcar confeiteiro", próprio para doces delicados e acabamentos, pois é extremamente fino, como uma farinha de trigo - logo, extremamente processado com muitas porcarias industriais.

Boa brassagem e saúde a todos!
 
Back
Top