Ajuda com PROJETO SINGLE VESSEL

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alan.uscs

Member
Joined
Jun 13, 2014
Messages
24
Reaction score
5
Caros amigos cervejeiros caseiros, td blz?
to iniciando um projeto de montar meu novo equipamento, um single vessel, pela facilidade, praticidade e economia de espaço.
Pelo que vi, pelos relatos e por experiencia de amigos, o single melhorado, se sobressai em alguns aspectos ao Herms, como melhor controle de temperatura, maior eficiência atingida e menor trabalho braçal.
Isso contando que ocorra um aprimoramento do sistema single, adicionando uma fase de lavagem dos grãos. (gostaria de opiniões sobre rs).

Estou trazendo algumas informações do Sr Alexandre Guimarães, que montou um sistema single vessel, postou aqui no nosso forum e atingiu indicadores favoráveis.

Caso algum membro do nosso forum possa passar algumas dicas, ou até mesmo um projeto para que possa me basear, agradeço muito!

Estou colocando no papel este sprint inicial dos materias e assim que finalizar, postarei aqui assim como fotos.

Obrigado a todos!
 
Bom, num desses pontos tu pode ficar certo... single vessel não tem absolutamente nada melhor do que um sistema HERMS em controle de temperatura, etc.

A única.... ÚNICA vantagem de um single vessel, é espaço.
 
Alan, recentemente montei um projeto single vessel. Vou tirar umas fotos nessa semana e postar para discussão. Abraço.
 
Bom, num desses pontos tu pode ficar certo... single vessel não tem absolutamente nada melhor do que um sistema HERMS em controle de temperatura, etc.

A única.... ÚNICA vantagem de um single vessel, é espaço.

Guenther, blz?
Cara me explique melhor o Pq o single não possui nada melhor ao herms?
O controle de um herms bem feito, relamente não deixa a desejar, mas terá adicionado duas bombas, ter duas ou três resistências, quem sabe uma a maisbnd circuito, ao meu ver, um maior gasto com tudo... há realmente a uma melhora significativa, tipo 50% a mais de eficiência, no geral do herms ao single? Ambos para 100 litros?

Abraços!!
 
Alan, recentemente montei um projeto single vessel. Vou tirar umas fotos nessa semana e postar para discussão. Abraço.

Cara, te agradeço de coração pela força! Tô ainda meio perdido e com uma pá de dúvidas, pesquisando e buscando ajuda dos parceiros cervejeiros!!

Tô achando que achei a panela ideal, se der certo posto as fotos logo!

Abraçao
 
Cara, te agradeço de coração pela força! Tô ainda meio perdido e com uma pá de dúvidas, pesquisando e buscando ajuda dos parceiros cervejeiros!!

Tô achando que achei a panela ideal, se der certo posto as fotos logo!

Abraçao
Comecei minha experiência cervejeira com um equipamento tradicional para 20L com 3 panelas, fogareiro e lavagem do mosto. Depois de uma dúzia de brassagens ví a necessidade de um equipamento menor para testar algumas receitas. Conhecendo melhor as opções de equipamentos e técnicas optei por um BIAB elétrico para 5L.

Segue algumas fotos:

uploadfromtaptalk1405554269741.jpg

uploadfromtaptalk1405554391161.jpg

uploadfromtaptalk1405554423028.jpg

uploadfromtaptalk1405554457655.jpg

uploadfromtaptalk1405554483450.jpg
 
A panela externa é para 15L para uma produção de 5L finais. Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.
Fiz recentemente uma brassagem de uma Sweet Stout com eficiência de 71%. Pela proposta e com ajustes dá para melhorar ainda mais a eficiência. O cesto interno está vazado apenas no fundo e não nas laterais mas como faço circulação constante tenho um fluxo muito alto de mosto "lavando" a cama de grãos.
Ainda estou no controle manual mas já encomendei controlador PID e acessórios para a automatização. Também farei uma base de madeira para sustentar todo o equipamento e uma cobertura com manta térmica para melhorar o isolamento térmico.
Funcionando a contento vou converter meu equipamento de 20L para o mesmo modelo.

Qualquer questão, crítica ou sugestão serão bem vindos.

Abraços.
 
a panela externa é para 15l para uma produção de 5l finais. Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.
Fiz recentemente uma brassagem de uma sweet stout com eficiência de 71%. Pela proposta e com ajustes dá para melhorar ainda mais a eficiência. O cesto interno está vazado apenas no fundo e não nas laterais mas como faço circulação constante tenho um fluxo muito alto de mosto "lavando" a cama de grãos.
Ainda estou no controle manual mas já encomendei controlador pid e acessórios para a automatização. Também farei uma base de madeira para sustentar todo o equipamento e uma cobertura com manta térmica para melhorar o isolamento térmico.
Funcionando a contento vou converter meu equipamento de 20l para o mesmo modelo.

Qualquer questão, crítica ou sugestão serão bem vindos.

Abraços.
uploadfromtaptalk1405555731406.jpg
 
O pessoal com experiência aí pode me tirar uma dúvida cruel?! Tem alguma desvantagem em usar todo o volume de água no mash além da eficiência? Muda alguma coisa o resultado final (sabor)?

(a pergunta vem antes pra aumentar a chance de resposta) ;)

Muito legal seu sistema Brossi! Eu estou começando e só tenho uma panela e uma bag, estou pensando em fazer algo assim, mas "incremental".

A ideia é começar com uma panela sem torneira nem nada... e aos poucos ir colocando a resistência, controle, torneira, depois uma segunda panela em banho maria, aí furar o fundo dela e recircular manual, depois adicionar a bomba... até pela questão de tempo pra fazer, pra não desembolsar tudo de uma vez só, e pelo "gostinho" de ir melhorando aos poucos =)

Até pensei em formalizar o projeto e ir disponibilizando aqui, pra encorajar quem está começando como eu e não quer investir muito no início e mesmo assim ir fazendo alguma cerveja com o mínimo necessário pra ir pegando o jeito!
 
A panela externa é para 15L para uma produção de 5L finais. Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.
Fiz recentemente uma brassagem de uma Sweet Stout com eficiência de 71%. Pela proposta e com ajustes dá para melhorar ainda mais a eficiência. O cesto interno está vazado apenas no fundo e não nas laterais mas como faço circulação constante tenho um fluxo muito alto de mosto "lavando" a cama de grãos.
Ainda estou no controle manual mas já encomendei controlador PID e acessórios para a automatização. Também farei uma base de madeira para sustentar todo o equipamento e uma cobertura com manta térmica para melhorar o isolamento térmico.
Funcionando a contento vou converter meu equipamento de 20L para o mesmo modelo.

Qualquer questão, crítica ou sugestão serão bem vindos.

Abraços.

Srs, boa noite!
Brossi, muito obrigado pelas fotos e portagens! Mto show de bola teu equipamento, bonito, parece ser bem robusto, seguro e muito bem planejado e montado!
Estou pensando no esquema da spiedel braumeister, onde a recirculação virá por de baixo, ou seja, a bomba faz o mosto sem sedimentos transbordar da panela interna.
O uso de saco de musseline é ponto passivo e quase que obrigatório pra um bom resultado e outro ponto a se pensar, é fazer a lavagem dos grãos em outra panela, oque aumentará a eficiência.
Meu projeto era pra algo em torno de 50 ou 60 litros, pois tenho também um kit pra 20 litros de duas panelas em alumínio e quero aumentar, porém ontem de manhã, conversando com meu pai, lancei uma ideia despretensiosa, pedi pra ele olhar em um ferro velho aqui próximo de casa, se não havia nenhuma panela de inox a venda.
O inesperado aconteceu, encontramos uma panela de inox de 130 litros em ótimo estado. Se trata de uma fritadeira industrial em inox 304 com conexões de 3/4 da própria panela e tampa com proteção térmica pela bagatela de Rs300,00.
Fechei na hora, estava bem suja e com mto óleo impregnado, mas sem amassados nem ranhuras ou ferrugem. Deixei ela de molho em uma caixa dagua com soda e terminei a limpeza pesada dela hoje. Ficou perfeita! Amanhã cedo posto as fotos do antes e depois da limpeza.
Com isso, meu projeto será pra 100 litros. Agora falta mta coisa, controlador, resistência, bomba pra empurrar isso, conexões e o recipiente interno. Fora o baile q vou levar pra montar td kkkkkk

Abs e obrigado!
 
Srs, boa noite!
Brossi, muito obrigado pelas fotos e portagens! Mto show de bola teu equipamento, bonito, parece ser bem robusto, seguro e muito bem planejado e montado!
Estou pensando no esquema da spiedel braumeister, onde a recirculação virá por de baixo, ou seja, a bomba faz o mosto sem sedimentos transbordar da panela interna.
O uso de saco de musseline é ponto passivo e quase que obrigatório pra um bom resultado e outro ponto a se pensar, é fazer a lavagem dos grãos em outra panela, oque aumentará a eficiência.
Meu projeto era pra algo em torno de 50 ou 60 litros, pois tenho também um kit pra 20 litros de duas panelas em alumínio e quero aumentar, porém ontem de manhã, conversando com meu pai, lancei uma ideia despretensiosa, pedi pra ele olhar em um ferro velho aqui próximo de casa, se não havia nenhuma panela de inox a venda.
O inesperado aconteceu, encontramos uma panela de inox de 130 litros em ótimo estado. Se trata de uma fritadeira industrial em inox 304 com conexões de 3/4 da própria panela e tampa com proteção térmica pela bagatela de Rs300,00.
Fechei na hora, estava bem suja e com mto óleo impregnado, mas sem amassados nem ranhuras ou ferrugem. Deixei ela de molho em uma caixa dagua com soda e terminei a limpeza pesada dela hoje. Ficou perfeita! Amanhã cedo posto as fotos do antes e depois da limpeza.
Com isso, meu projeto será pra 100 litros. Agora falta mta coisa, controlador, resistência, bomba pra empurrar isso, conexões e o recipiente interno. Fora o baile q vou levar pra montar td kkkkkk

Abs e obrigado!

Segue as fotos
 

Attachments

  • Screenshot_2014-07-16-23-20-25.jpg
    Screenshot_2014-07-16-23-20-25.jpg
    19.5 KB · Views: 915
  • Screenshot_2014-07-16-23-20-15.jpg
    Screenshot_2014-07-16-23-20-15.jpg
    25.5 KB · Views: 1,017
  • Screenshot_2014-07-16-23-19-56.jpg
    Screenshot_2014-07-16-23-19-56.jpg
    42.1 KB · Views: 896
  • Screenshot_2014-07-16-23-18-54.jpg
    Screenshot_2014-07-16-23-18-54.jpg
    42 KB · Views: 1,150
  • Screenshot_2014-07-16-23-18-45.jpg
    Screenshot_2014-07-16-23-18-45.jpg
    39.6 KB · Views: 1,132
Guenther, blz?
Cara me explique melhor o Pq o single não possui nada melhor ao herms?
O controle de um herms bem feito, relamente não deixa a desejar, mas terá adicionado duas bombas, ter duas ou três resistências, quem sabe uma a maisbnd circuito, ao meu ver, um maior gasto com tudo... há realmente a uma melhora significativa, tipo 50% a mais de eficiência, no geral do herms ao single? Ambos para 100 litros?

Abraços!!
Alan, eu me ative somente nessa tua frase "pelos relatos e por experiencia de amigos, o single melhorado, se sobressai em alguns aspectos ao Herms, como melhor controle de temperatura, maior eficiência atingida e menor trabalho braçal."

Ou seja, pelo que entendi, tu quis dizer que um Single Vessel pode ter controle melhor que um HERMS, mais eficiência, e menos trabalho braçal.

Nenhum deles é verdade. Single pode até ter um controle tão bom quanto, se for muito bem construído, mas superior ao HERMS.. não. Mais eficiência? Não. Menos trabalho braçal? Não... e inclusive, tu é obrigado a executar tarefas braçais durante o processo pra poder seguir para a fervura.... como retirar o malte, etc. Num equipamento normal de 3 panelas (nem estou falando de HERMS nesse caso), tu pode seguir adiante sem ter que fazer nada.

Ou seja, a única vantagem de equipamentos com menos panelas..... é ter menos panelas! Além disso, como tem menos panelas, ocupa menos espaço...... e como tem menos panelas (novamente) e não tem como fazer lavagem (corretamente).... faz cerveja em menos tempo... ao custo de uma eficiência menor.

Abração,
 
Valter, quanto mais diluído o mosto, mais diluídas ficam as enzimas..... e basicamente isso faz com que a conversão durante a mosturação demore mais. Normalmente, utilizamos 2 a 4 litros por kg de malte.
 
O pessoal com experiência aí pode me tirar uma dúvida cruel?! Tem alguma desvantagem em usar todo o volume de água no mash além da eficiência? Muda alguma coisa o resultado final (sabor)?

(a pergunta vem antes pra aumentar a chance de resposta) ;)

Muito legal seu sistema Brossi! Eu estou começando e só tenho uma panela e uma bag, estou pensando em fazer algo assim, mas "incremental".

A ideia é começar com uma panela sem torneira nem nada... e aos poucos ir colocando a resistência, controle, torneira, depois uma segunda panela em banho maria, aí furar o fundo dela e recircular manual, depois adicionar a bomba... até pela questão de tempo pra fazer, pra não desembolsar tudo de uma vez só, e pelo "gostinho" de ir melhorando aos poucos =)

Até pensei em formalizar o projeto e ir disponibilizando aqui, pra encorajar quem está começando como eu e não quer investir muito no início e mesmo assim ir fazendo alguma cerveja com o mínimo necessário pra ir pegando o jeito!
Valter, obrigado pelas considerações.

Pela minha experiência e literatura a eficiência propriamente dita não é uma desvantagem no "Full Volume Mash" mesmo porque esta pode ser corrigida. Os métodos para essa correção que são as desvantagens do processo, como por exemplo utilizar uma quantidade um pouco maior de grãos. Outro prática recomendada entre os adeptos dessa técnica é realizar a mosturação sempre em 90 minutos, o que aumenta o tempo normal da brassagem.

Existem fóruns específicos para esse método com calculdoras que ajudam a calcular e converter uma receita tradicional para a técnica BIAB FVM compensando a menor eficiência.

Abraço.
 
Srs, boa noite!
Brossi, muito obrigado pelas fotos e portagens! Mto show de bola teu equipamento, bonito, parece ser bem robusto, seguro e muito bem planejado e montado!
Estou pensando no esquema da spiedel braumeister, onde a recirculação virá por de baixo, ou seja, a bomba faz o mosto sem sedimentos transbordar da panela interna.
O uso de saco de musseline é ponto passivo e quase que obrigatório pra um bom resultado e outro ponto a se pensar, é fazer a lavagem dos grãos em outra panela, oque aumentará a eficiência.
Meu projeto era pra algo em torno de 50 ou 60 litros, pois tenho também um kit pra 20 litros de duas panelas em alumínio e quero aumentar, porém ontem de manhã, conversando com meu pai, lancei uma ideia despretensiosa, pedi pra ele olhar em um ferro velho aqui próximo de casa, se não havia nenhuma panela de inox a venda.
O inesperado aconteceu, encontramos uma panela de inox de 130 litros em ótimo estado. Se trata de uma fritadeira industrial em inox 304 com conexões de 3/4 da própria panela e tampa com proteção térmica pela bagatela de Rs300,00.
Fechei na hora, estava bem suja e com mto óleo impregnado, mas sem amassados nem ranhuras ou ferrugem. Deixei ela de molho em uma caixa dagua com soda e terminei a limpeza pesada dela hoje. Ficou perfeita! Amanhã cedo posto as fotos do antes e depois da limpeza.
Com isso, meu projeto será pra 100 litros. Agora falta mta coisa, controlador, resistência, bomba pra empurrar isso, conexões e o recipiente interno. Fora o baile q vou levar pra montar td kkkkkk

Abs e obrigado!
Obrigado Alan!

Apesar de ser um ensaio e um equipamento de menor porte, a técnica tem apresentado bons resultados.

Seu projeto é bem robusto e deverá ficar muito interessante. Equipamento de porte e bem profissional. Continue compartilhando a evolução.

Lendo sua descrição me veio uma dúvida de tempos..... como podemos comparar os sistemas onde a circulação é feita de cima para baixo versus a de circulação de baixo para cima?

Minha leitura é que a circulação feita de baixo para cima é mais eficiente pois ao mesmo tempo que o mosto empurra os grãos para cima a gravidade faz o inverso, dessa forma movimentando melhor. Por outro lado a cama de grãos é desfeita.

Qual a percepção e experiência de voces?

Abraços.
 
Obrigado Alan!

Apesar de ser um ensaio e um equipamento de menor porte, a técnica tem apresentado bons resultados.

Seu projeto é bem robusto e deverá ficar muito interessante. Equipamento de porte e bem profissional. Continue compartilhando a evolução.

Lendo sua descrição me veio uma dúvida de tempos..... como podemos comparar os sistemas onde a circulação é feita de cima para baixo versus a de circulação de baixo para cima?

Minha leitura é que a circulação feita de baixo para cima é mais eficiente pois ao mesmo tempo que o mosto empurra os grãos para cima a gravidade faz o inverso, dessa forma movimentando melhor. Por outro lado a cama de grãos é desfeita.

Qual a percepção e experiência de voces?

Abraços.

Brossi, boa tarde, muito obrigado pelas considerações!! as etapas serão postadas e discutidas!
Essa duvida também me acompanha! Alguns dizem que o melhor é não mexer o mosto, outros dizem que o ideal é até instalar um rotor para agitar o mosto durante seu cozimento.
Oque pode diferir talvez seja o tempo de cozimento, ao em vez de 60m, 90m ou mais.
Acredito que o ideal de ter uma cama de mosto uniforme, faça diferença na lavagem dos grãos.
Estou me informando melhor sobre isso e assim que tiver mais informações posto.
Talvez o Guenther pode nos ajudar com algumas dessas duvidas?

Abraçao a tds!
 
Valter, obrigado pelas considerações.

Pela minha experiência e literatura a eficiência propriamente dita não é uma desvantagem no "Full Volume Mash" mesmo porque esta pode ser corrigida. Os métodos para essa correção que são as desvantagens do processo, como por exemplo utilizar uma quantidade um pouco maior de grãos. Outro prática recomendada entre os adeptos dessa técnica é realizar a mosturação sempre em 90 minutos, o que aumenta o tempo normal da brassagem.

Existem fóruns específicos para esse método com calculdoras que ajudam a calcular e converter uma receita tradicional para a técnica BIAB FVM compensando a menor eficiência.

Abraço.
Obrigado pelos esclarecimentos Brossi! Vou pesquisar mais sobre o assunto, se tiver alguma leitura pra recomendar também agradeço :)
 
Srs, bom dia!!
To com uma duvida cruel cara... coloco a resistência por fora da panela interna ou por dentro???

Pontos positivos da resistência por dentro da panela interna:
• A borda da panela externa é reta e depois de uns 4 cm começa a ser cônico;
• Poderia utilizar já dois furos prontos de 6mm no centro da panela e não precisaria furar ela novamente.
• Ter a panela interna um pouco maior em raio;
• Teria mais espaço entre as duas panelas (não sei se isso é bom ou ruim)

Pontos negativos da resistência por fora da panela interna:
• A resistência por ter 3 voltas, seria um pouco alta e tomaria mais espaço da panela interna (tenho que verificar a altura da resistência); (porem se for interna, posso usar uma resistência em formato diferente, sem ser alta, melhor disposta aos lados;
• Teria que fazer dois furos para passar os eletrodos da resistência;
• Usaria a panela interna na parte cônica;
• Possibilidade de caramelizar o mosto mais facilmente
 
PESSOAL, TO FAZENDO ORÇAMENTOS DOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS PARA O SINGLE VESSEL:
Preciso de um orçamento para alguns produtos: (sou PF, não possuo empresa)

• Controlador que suporte 8 rampas e patamares; (de preferencia Metaltex MC2438201000 CONT.TEMP.48X48MM O1SSR AL, pode ser compatível)
• Rele de estado solido de 60 amperes, de preferencia: RELE ESTADO SOLIDO- ENT. 3-32VCC - SAIDA 60A-380VCA -C/ CAPA PROTECAO (Compatível ao controlador)
• Dissipador grande para dar conta do rele;
• Termopar sensor pt 100:
- Diâmetro e comprimento da haste: Haste 50mm comprimento em inox e diâmetro compatível ao poço termométrico, que será de 1/2;
- Rosca (BSP ou NPT) Tamanho (½, ¾): Rosca de 3/4 bsp (Esta poderá ser bsp, por não estar em contato com o produto e sim dentro de um poço termométrico, correto?)
- Cabeçote pequeno ou médio: Cabeçote pequeno
- Metragem do cabo: 1m de cabo;
- Temperatura de trabalho: Temperaturas de 0° a 100°)
- Se tem umidade no processo. (é para ficar dentro de uma panela cervejeira, porém dentro do poço termométrico. Não medirei umidade)

Para o Poço termométrico:
- Diâmetro e comprimento: Rosca de ½ e comprimento de 60mm ou compatível ao diâmetro da haste (50mm);
- Se tem rosca interna / externa ou ambas: Rosca em Ambas, interna de 3/4 e externa de ½ npt para eu prender a panela e conseguir veda-la;
- Qual o tipo de rosca: NPT

ABS A TODOS
 
A panela externa é para 15L para uma produção de 5L finais. Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.
Fiz recentemente uma brassagem de uma Sweet Stout com eficiência de 71%. Pela proposta e com ajustes dá para melhorar ainda mais a eficiência. O cesto interno está vazado apenas no fundo e não nas laterais mas como faço circulação constante tenho um fluxo muito alto de mosto "lavando" a cama de grãos.
Ainda estou no controle manual mas já encomendei controlador PID e acessórios para a automatização. Também farei uma base de madeira para sustentar todo o equipamento e uma cobertura com manta térmica para melhorar o isolamento térmico.
Funcionando a contento vou converter meu equipamento de 20L para o mesmo modelo.

Qualquer questão, crítica ou sugestão serão bem vindos.

Abraços.
Amigo, que modelo de bomba você está utilizando para a recirculação da água? Tem funcionado bem essa bomba?
 
A panela externa é para 15L para uma produção de 5L finais. Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.
Fiz recentemente uma brassagem de uma Sweet Stout com eficiência de 71%. Pela proposta e com ajustes dá para melhorar ainda mais a eficiência. O cesto interno está vazado apenas no fundo e não nas laterais mas como faço circulação constante tenho um fluxo muito alto de mosto "lavando" a cama de grãos.
Ainda estou no controle manual mas já encomendei controlador PID e acessórios para a automatização. Também farei uma base de madeira para sustentar todo o equipamento e uma cobertura com manta térmica para melhorar o isolamento térmico.
Funcionando a contento vou converter meu equipamento de 20L para o mesmo modelo.

Qualquer questão, crítica ou sugestão serão bem vindos.

Abraços.

Amigo, que modelo de bomba você está utilizando para a recirculação da água? Tem funcionado bem essa bomba?
Comecei minha experiência cervejeira com um equipamento tradicional para 20L com 3 panelas, fogareiro e lavagem do mosto. Depois de uma dúzia de brassagens ví a necessidade de um equipamento menor para testar algumas receitas. Conhecendo melhor as opções de equipamentos e técnicas optei por um BIAB elétrico para 5L.

Segue algumas fotos:

View attachment 113991

View attachment 113992

View attachment 113993

View attachment 113994

View attachment 113995
 
Amigo, que modelo de bomba você está utilizando para a recirculação da água? Tem funcionado bem essa bomba?
 
Fala Galera,
dando continuidade ao projeto, fechei alguns itens como a bomba, controlador, SSR, resistência, poço termométrico com pt100.

* Segue link da Bomba, uma utilizada (provisoriamente R$ ta curta kkk) em maquinas de lavar louças, mas bem potente:
http://produto.mercadolivre.com.br/...irculaco-lava-loucas-brastemp-ble20-220-v-_JM

* Controlador Metaltex MT.MC2438201:
http://www.metaltex.com.br/downloads/m_MC2438.pdf
comprei na Fabiano (Digel) <[email protected]>

* SSR 60 amperes; Fabiano (Digel) <[email protected]>

* Resistência 8500w 220v e poço termométrico com termopar, comprei com o pessoal da WJE Financeiro WJE <[email protected]>

Logo inicio o processo de montagem dessa parafernalha, vou utilizar fiação de 6mm e disjuntor duplo.

Assim que iniciar, vou postando as fotos!!

Abs a tds!
 

Attachments

  • DSC_0316.jpg
    DSC_0316.jpg
    140.7 KB · Views: 658
  • DSC_0317.jpg
    DSC_0317.jpg
    149.8 KB · Views: 610
Sentido descendente. Puxo o mosto pela válvula inferior e devolvo na parte de cima do cesto interno.
Recirculo durante todo o processo de mosturação.

Ainda tenho dúvidas em relação ao melhor método (ascendente ou descendente).

Abraço.
 
Brossi, tenho exatamente a mesma duvida!!!

Ainda tenho dúvidas em relação ao melhor método (ascendente ou descendente).

A unica vantagem que EU consegui ver até o momento do "ascendente/masterbier" é compactar mais o equipamento...
 
Brossi, tenho exatamente a mesma duvida!!!



A unica vantagem que EU consegui ver até o momento do "ascendente/masterbier" é compactar mais o equipamento...
pelo que pesquisei e conversei com o povo que montou single vessel, a forma ascendente movimenta mais o mosto e com isso, imagino que retire melhor os açucares do mosto, em contra partida, o material é muito mais trabalhoso pra ser montado, a bomba deve ser mais forte, pra ser bem montado deve-se usar um fundo falso em baixo e outro para a parte de cima, a vedação da panela interna deve ser muito boa para nao "vazar". A parafernalha eh maior...
A forma descendente é mais simples por poder usar uma bomba mais simples, poder usar a panela interna apenas apoiada na externa, caso nao queira usar um fundo falso, uma panela com varios furos e um bag de musseline resolve bem a parada.
terminando meu projeto, brassarei a mesma receita utilizando as duas formas pra ter um cheque mate sobre isso!

abs
 
Estou terminando um projeto que poderá ser utilizado em ambas as formas. .. assim q possível posto fotos. ..

A questão maior é ser a bomba empurra o mosto contra os grãos... como é uma daquelas de aquecimento isso talvez nao ocorra... acho que no findi eu termino o projeto e testo...
 
Adotei a técnica de utilizar toda a água necessária, com circulação constante.

Brossi, primeiramente parabéns pelo equipamento, ficou muito legal.

Quantos litros de água você coloca, para finalizar nos 5 litros?

Existe alguma calculadora, teria como indicar algum material para consulta?

Optei por single vessel por falta de espaço, e estou engatinhando no assunto ainda.

Obrigado desde já.
 
Amigo, estou fazendo um projeto parecido com este seu e me deparei com uma dúvida: como vc fez o acabamento dos furos? Digo, restaurar a imperfeições e não correr o risco de ficar "beiços" ou soltando limalia? Obg
 
Legal seu projeto, tenho vontade de fazer uma pra mim, a vazão da panela interna será somente aquele buraquinho no meio? não vai ficar muito demorada a vazão por ali?
Você vai fazer algum tipo de vedação térmica embaixo da panela? ou nem precisa se preocupar com isso?
 
Ayrdes, não tem muito o que fazer nesse caso.... Tenha uma furadeira boa e uma broca em bom estado (a minha é de 1 pol.).... Faça a marcação com calma mas tente não ficar muito tempo no processo de furação para nao danificar muito o alumínio. O que sobrar de rebarba vc tira com algumas lixas e muita paciência.
Compartilhe seu progresso com a gente.... Abraço!
 
Meu projeto.
 

Attachments

  • Slide1.JPG
    Slide1.JPG
    80.6 KB · Views: 245
  • Slide2.JPG
    Slide2.JPG
    113.2 KB · Views: 231
  • Slide3.JPG
    Slide3.JPG
    64 KB · Views: 230
  • Slide4.JPG
    Slide4.JPG
    101.6 KB · Views: 231
  • Slide5.JPG
    Slide5.JPG
    93 KB · Views: 190
Meu projeto.

Quanto ao resfriamento, se tiveres um volume bem grande de agua gelada, pode ser que funcione bem....se passar o mosto a 95 graus na serpentina, o seu gelo ira derreter bem rapido, fazendo que devas adicionar muito gelo....

Eu baixo a temperatura de 95 a 50, com agua sem resfriar, e so,ente coloco o gelo a partir de 50, pois a diferenca de temp. É grande.
 
Para a recirculação ascedente, alguem tem como montar?
o que é necessario?
Alguem pode me ajudar!

Att
 
Back
Top