Ajuda com limpeza de panelas de alumínio. Fiz algo muito errado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dfbalan

Member
Joined
Jun 27, 2018
Messages
17
Reaction score
2
Location
Americana
Pessoal, preciso da ajuda de vocês com a limpeza inicial de panelas de alumínio.

Comprei 3 panelas de alumínio de 68 litros, e fui lavar com detergente neutro. Mas reparei que algumas sujeiras estavam encrustadas, e resolvi usar um limpa alumínio chamado Brilhotex (vejam a foto da composição do produto).

Lavei por dentro e por fora, repassei bastante. Saiu quase toda a sujeira, mas em alguns pontos pequenos as sujeitas estão difíceis de sair. As sujeiras encrustadas parecem ser de óleo ou gordura, algo do tipo.

E agora vem as dúvidas:

1) Fiz algo muito errado em usar esse limpa alumínio?

2) Teria algum problema muito sério em usar a parta áspera da esponja para lavar a parte mais encrustada das panelas?

3) Há alguma indicação de produto para limpar o alumínio, mas que realmente limpe?

4) Reparei que mesmo na parte limpa, passo o pano para secar ainda sai um tipo de um pó cinza. É normal isso? Ou só vai parar de sair esse pó quando eu ferver água na panela?

Pensei em usar a esponja, limpar o que tiver que limpar com o que quer que seja, e então ferver água nas panelas para criar a camada de proteção.

Alguém já passou por isso ou tem alguma dica?

Valeu!
 

Attachments

  • Brilhotex 02.jpg
    Brilhotex 02.jpg
    68.3 KB · Views: 19
  • Brilhotex 01.jpg
    Brilhotex 01.jpg
    67 KB · Views: 17
@dfbalan , desencana desse limpa alumínio. :D
Depois que começar a usar suas panelas elas ficarão bem manchadas e você terá muita preguiça para fica esfregando elas. Só usei limpa alumínio uma vez, para ajudar na remoção de uma mancha preta de fogo no fundo da panela. Passa uma bucha com detergente neutro sem cheiro, e parte para o abraço.
Se ainda ficar com uma pulga atrás da orelha, ferve água nelas antes da primeira utilização e pronto.
 
Honestamente... não utilize nenhum produto alem de detergente neutro (ou vanish branco - sem perfume). Não se incomode com manchas na panela. Recomendo vc colocar uns 20 litros pra ferver em cada panela com a tampa fechada durante uns 30 minutos aproximadamente...depois deixe a agua esfriar naturalmente dentro das panelas. Depois disso tudo, vc vai perceber que a parte interna da panela estará toda manchada e com uma cor cinza mais escura e fosca. Não se assuste, isso é bom! Essas manchas e essa "sujeira" é que vão te proteger de não sofrer uma intoxicação por aluminio a longo prazo. Essa "sujeira cinza escuro" que vai estar no interior da sua panela é o oxido de aluminio. Acredite...ele é bom! Se vc ficar utilizando produtos para remove-lo e, pior ainda, utilizar esponjas ou buchas abrasivas para "ariar" a sua panela, o aluminio vai ficar exposto e se desprender no seu mosto (a longo prazo, há estudos que dizem que a intoxicação por aluminio póde causar alzheimer). Se mantiver o interior da sua panela "feio" vc estará protegido. Para fazer a limpeza mecânica de rotina da sua panela utilize detergente neutro (ou vanish branco - em pó) junto com uma esponja (a parte amarela da espuma, pois a verde arranha o aluminio e gera todos esses problemas citados acima).
 
Fico mais aliviado em não ter causado maiores problemas ao usar o limpa alumínio. Fiz algumas pesquisas, entrei em contato com algumas lojas de venda de insumos cervejeiros, e as orientações que vocês me passaram batem com o que eles responderam.

Vejam as resposta que tive:

1) lavar apenas com detergente neutro, sem usar a parte áspera da esponja (ou usar a esponja que não risca), e se possível logo após usar o equipamento (o que facilita a limpeza);
2) ferver água nas panelas por cerca de 20-30 minutos, para criar a camada de proteção;
3) se for o caso usar algum produto:
3.1) Kalyclean S330 (detergente clorado), diluído e esfregado com uma esponja - Indupropil;
3.2) PAC 200 - Lamas
3.3) Decafos - Lamas

Quanto as opções acima, a 1 e a 2 são as mais importantes. Quanto aos produtos, particularmente o PAC 200 não vou usar com alumínio. Os demais terei que me informar melhor sobre o uso. Tem uma corrente que diz que pode usar, outra que não pode. Vou começar pelo básico, que acredito ser mais que suficiente.

E se após "ferver a panela" continuar a sair o tal pó cinza, falou com vocês novamente.

Obrigado pessoal!!!
 

Latest posts

Back
Top