Ajuda: Cerveja com OG baixa.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Na verdade, não seria uma ajuda, já que não tem mais o que ser feito. Só pra eu aprender mesmo.

Hj fiz minha primeira brassagem. A OG do mosto após o resfriamento ficou 1044. A previsão era pra 1055.

O que esperar dessa cerveja? Vai ficar uma bosta?

:confused::confused::confused::confused:
 
Não vai ficar ruim não. Só vai ficar com o teor alcólico mais baixo que o previsto.
Eu tive um problema com uma cerveja que era pra da 1.065 e deu 1.050. Não ficou ruim, mas ficou bem leve. Tente rever seu processo de brassagem. Deixe no mínimo 90 minutos a 65ºC. Demorar pelo menos 30 minutos no Sparge para retirar o mosto dos grãos. Bem lentamente. Sem pressa.
 
andre, eu mosturei a 68 graus e em exatamente uma hora fiz o teste de iodo e não reagil. Se eu tivesse feito a 65 graus, teriam sido os mesmos 60 minutos ou eu teria levado mais tempo? quero saber se a temperatura é relevante no tempo de conversão dos acúcares.

Outra coisa. Alguém sabe informar se o fato de ter usado os maltes cerca de 20 dias após a moagem tbm pode ter contribuido para alguma falha?
 
andre, eu mosturei a 68 graus e em exatamente uma hora fiz o teste de iodo e não reagil. Se eu tivesse feito a 65 graus, teriam sido os mesmos 60 minutos ou eu teria levado mais tempo? quero saber se a temperatura é relevante no tempo de conversão dos acúcares.

Outra coisa. Alguém sabe informar se o fato de ter usado os maltes cerca de 20 dias após a moagem tbm pode ter contribuido para alguma falha?

Se estivesse mosturando em 65º, em tese, o tempo para converter os açúcares seria o mesmo. A diferença é que talvez tivesse um mosto com mais açúcares fermentáveis.

Agora, com certeza o fato de vc usar um malte moído 10 dias antes foi um empecilho pra eficiência da sua brassagem. Ideal é usar no mesmo dia...talvez dia seguinte. Mas 10 dias realmente pode ter sido d+.
 
andre, eu mosturei a 68 graus e em exatamente uma hora fiz o teste de iodo e não reagil. Se eu tivesse feito a 65 graus, teriam sido os mesmos 60 minutos ou eu teria levado mais tempo? quero saber se a temperatura é relevante no tempo de conversão dos acúcares.

Outra coisa. Alguém sabe informar se o fato de ter usado os maltes cerca de 20 dias após a moagem tbm pode ter contribuido para alguma falha?
Chacal, existem diversos fatores que contribuem para o aumento ou diminuição da eficiência da brassagem. O tempo após a moagem é um fator. A idade do malte é outro. Um malte velho dará uma eficiência menor que um malte novo, por exemplo. A temperatura mais alta da mostura não influencia tanto na OG. Apenas vai gerar açúcares mais complexos, que são menos fermentáveis e gerarão uma FG maior, dando mais copo para a cerveja. O PH da mostura também é um fator para a eficiência enzimática. O ideal é ficar entre 5,2 e 5,4.
Minha eficiência melhorou consideravelmente quando eu diminuí a vazão de saída do mosto da panela, na hora de retirar o mosto. Agora eu faço com bastante calma, deixando o mosto sair lentamente. Tenho demorado no mínimo 30 minutos nesse processo.
 
Não se preocupe, sua cerveja está a salvo. O seu problema foi a eficiência da brassagem que foi abaixo da usada para o cálculo da receita. Esse fato vai influenciar, basicamente, no teor alcoólico do produto final.
Agora para resolver o problema:
Primeiro, dá uma checada em qual o valor da eficiência que tu tá usando pra fazer tua receita. Considerando que você usa o BeerSmith, na aba "Design", a informação tá em BH Efficiency. A média é entre 65% e 75%, sendo que se seu sistema é BIAB, a eficiência vai pender mais para o lado dos 65%.
Depois, fatores que podem afetar a eficiência são: o grau de moagem, a sacarificação completa dos amidos, observando a temperatura e pH ideais, e sempre checando com o iodo, e o sparge na quantidade de água calculada pelo BeerSmith na aba "Mash", sempre com água com pH abaixo de 5,5 e em temperatura de cerca de 76°C.
Se todos esses pontos não melhorarem sua eficiência, talvez seja o caso de aceitar esse valor como eficiência da sua brassagem, daí é só adaptar o dado lá do BeerSmith, o BH Efficiency, de acordo com a tua realidade. Daí tuas brassagens nunca mais vão deixar de bater a OG das receitas!
 
Boa noite cervejeiros!

Hoje fiz minha 5º brassagem, a receita era uma double ipa. A OG da receita era de 1.073 e acabou ficando com 1.054. Pratico no modo BIAB, normalmente minha eficiência é de 65%. Quero CORRIGIR a og dela, mesmo ja tendo inserido o fermento. Como faço? Não consegui achar nada de "concreto" na adição de açucar. Alguem consegue me ajudar? Os dados da receita são:

OG: 1.073
FG: 1.013
ABV: 7,7%
IBU 67
SRM: 5


Como faço pra conseguir pelo menos uns 7% de ABV?
 
Boa noite cervejeiros!

Hoje fiz minha 5º brassagem, a receita era uma double ipa. A OG da receita era de 1.073 e acabou ficando com 1.054. Pratico no modo BIAB, normalmente minha eficiência é de 65%. Quero CORRIGIR a og dela, mesmo ja tendo inserido o fermento. Como faço? Não consegui achar nada de "concreto" na adição de açucar. Alguem consegue me ajudar? Os dados da receita são:

OG: 1.073
FG: 1.013
ABV: 7,7%
IBU 67
SRM: 5


Como faço pra conseguir pelo menos uns 7% de ABV?

Cara... vc pode até fazer adiçoes de açucares para corrigir o ABV da sua cerveja... mas não vai corrigir a cerveja em si, pq se vc fizer isso, estará alterando outras caracteristicas fundamentais como o corpo, por exemplo.
Se vc fizer uma nova brassagem e produzir um mosto mais concentrado (utilizando a "mesma receita") pra diluir com o que foi pro fermentador pra tentar alcançar o perfil almejado, talvez vc consiga "corrigir" sua cerverja... mas é muuuuito trabalho pra uma coisa que vc não vai ter certeza se vai dar certo.
Honestamente... eu deixaria seguir o barco... vai ficar uma cerveja menos alcoolica e com um amargor muito mais perceptivel, mas faz parte do processo de aprendizagem.
Eu particularmente não faço correções (também não sou referencia pra nada...kkk) pois muitas das vezes "a emenda sai pior que o soneto", como diria o ditado popular...kkkkk
 
Bom dia amigos cervejeiros,
estou começando com a produção artesanal de cervejas e tenho muitas dúvidas quanto a OG e FG.
Em todas as 5 brassagens que fiz a OG fica muito parecida com a especificada, mas a FG fica sempre mais alta do que seria o ideal da receita.
Em minha ultima brassagem,fiz uma Cream Ale, com especificação de;
OG - 1049
FG - 1009
Os resultados até então são, OG 1046 e FG 1026 medido ontem. Falta ainda 5 dias de maturação.

Minha pergunta é? Vai chegar nos 1009 a FG faltando tão poucos dias de maturação? Oque aconteceu que a FG não está mais próxima do ideal da receita?

Agradeço a ajuda
 
Bom dia amigos cervejeiros,
estou começando com a produção artesanal de cervejas e tenho muitas dúvidas quanto a OG e FG.
Em todas as 5 brassagens que fiz a OG fica muito parecida com a especificada, mas a FG fica sempre mais alta do que seria o ideal da receita.
Em minha ultima brassagem,fiz uma Cream Ale, com especificação de;
OG - 1049
FG - 1009
Os resultados até então são, OG 1046 e FG 1026 medido ontem. Falta ainda 5 dias de maturação.

Minha pergunta é? Vai chegar nos 1009 a FG faltando tão poucos dias de maturação? Oque aconteceu que a FG não está mais próxima do ideal da receita?

Agradeço a ajuda
Pode ser vários fatores... Moagem muito grossa, falta de levedura... Explique seu processo com detalhes para que possamos dar nossos pitacos! Desde a moagem até a hora que você envasa, como está medindo a FG e OG, enfim... Tudo que você faz descreve aí que a galera vai apontando aonde pode estar o problema...
 
Pode ser vários fatores... Moagem muito grossa, falta de levedura... Explique seu processo com detalhes para que possamos dar nossos pitacos! Desde a moagem até a hora que você envasa, como está medindo a FG e OG, enfim... Tudo que você faz descreve aí que a galera vai apontando aonde pode estar o problema...

Essa brassagem foi para 20 litros.
O método que eu utilizei é o Biab, essa brassagem eu fiz somente uma rampa com 68º durante 60 minutos. Utilizei 4 litros de água para lavar os grãos e completar o nível de mosto necessário para a fervura, (aprox. 25 litros). A fervura foi de 60 minutos. Utilizei 15gr cascade para amargor e 25gr para aroma, sendo que o fermento utilizei o US 05, hidratei ele com 100ml de água a aprox. 25º, deixei descansando por 30 minutos mais ou menos antes de inocular. Fiz a medição da OG após resfriar no chiller e da FG antes de envazar. A fermentação foi de 6 dias a 18º e a maturação vai ser de 10 dias de 0º a 3º.
Falta 5 dias para terminar a maturação.
 
Se você reduziu a temperatura para 0ºC a 3ºC a levedura parou de atenuar porque não é a temperatura de trabalho dela.

Você só deve diminuir a temperatura após atenuar tudo.
 
Inclusive se vc engarrar com essa FG provavelmente terá garrafas bomba. Eu subiria a temperatura até uns 20 graus pra terminar de atenuar.
 
Mediu a fg com densimetro ou refratometro? Se foi refratometro precisa fazer a correção
 
Bom dia amigos cervejeiros,
estou começando com a produção artesanal de cervejas e tenho muitas dúvidas quanto a OG e FG.
Em todas as 5 brassagens que fiz a OG fica muito parecida com a especificada, mas a FG fica sempre mais alta do que seria o ideal da receita.
Em minha ultima brassagem,fiz uma Cream Ale, com especificação de;
OG - 1049
FG - 1009
Os resultados até então são, OG 1046 e FG 1026 medido ontem. Falta ainda 5 dias de maturação.

Minha pergunta é? Vai chegar nos 1009 a FG faltando tão poucos dias de maturação? Oque aconteceu que a FG não está mais próxima do ideal da receita?

Agradeço a ajuda


https://www.homebrewtalk.com.br/threads/boas-práticas-do-forum-leitura-obrigatória.405986/
1 - NÃO "REAPROVEITE" TÓPICOS - com perguntas que não sejam EXATAMENTE sobre aquele assunto. Exemplo, um tópico sobre Hidratação, e alguém posta junto "Aproveitando o tópico, queria saber se a taxa de inoculação afeta o tempo de refermentação na garrafa?". O que isso tem a ver com o tópico? Nada. Então, crie um tópico novo (e isso se você já pesquisou sobre o assunto antes).
Não é recomendado "se aproveitar de um tópico" pra perguntar uma coisa diferente.
O tópico é sobre problemas na OG... sua dúvida é sobre FG.
Como o próprio Guenther fala inúmeras vezes.... outras pessoas que futuramente também tiverem problema de FG e poderiam se beneficiar das respostas às suas dúvidas... não procurariam aqui... pois esse tópico é sobre OG.

Vish. Tava respondendo o autor do tópico, mas vi q era um tópico bem antigo e outra pessoa ressuscitou. Como não dá pra apagar vou só editar.
Kkkk
Outro motivo pra não aproveitar tópico antigo... evitar que pessoas acabem, sem querer, respondendo o autor do tópico original

No mais.... tranquilo.... tente explicar bem o seu processo pra que todos possam te ajudar.
 
Back
Top