Ajuda! Belgian Blondie Ale com S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

csaiter

Well-Known Member
Joined
Jan 5, 2014
Messages
54
Reaction score
8
Boa noite pessoal. Gostaria da ajuda de vocês com minha terceira leva. Fiz uma belgian blondie ale, fermentei comprimária e secundária por 9 dias, verifiquei a FG e tudo. Deixei clarificando por 15 dias com 1º (mínimo de minha geladeira), e fui acompanhando o processo. Diferente do s04 das minhas duas primeiras levas, o S33 estava aínda presente na cerveja. Sábado minha geladeira apresentou problema, e vendo a temperatura subir resolvi engarrafar. O problema é errei o cálculo do primming e o que era para ser 7,5g por litro ficou no 8,8g. Resolvi abrir uma agora para verificar e a mesma já está com bastante gás e formando espuma e com um pequeno gosto de fermento.

Estou com medo de que alguma garafa exploda. Pesquisando um pouco li uma matéria do Breda que falou de experiências com primming e de uma weiss que ele engarrafou com 14g por litro sem problemas.

E agora, coloco as garrafas na geladeira? Espero mais um pouco para ver?..

Agradeço a ajuda dos camaradas com mais experiência.
 
Boa noite pessoal. Gostaria da ajuda de vocês com minha terceira leva. Fiz uma belgian blondie ale, fermentei comprimária e secundária por 9 dias, verifiquei a FG e tudo. Deixei clarificando por 15 dias com 1º (mínimo de minha geladeira), e fui acompanhando o processo. Diferente do s04 das minhas duas primeiras levas, o S33 estava aínda presente na cerveja. Sábado minha geladeira apresentou problema, e vendo a temperatura subir resolvi engarrafar. O problema é errei o cálculo do primming e o que era para ser 7,5g por litro ficou no 8,8g. Resolvi abrir uma agora para verificar e a mesma já está com bastante gás e formando espuma e com um pequeno gosto de fermento.

Estou com medo de que alguma garafa exploda. Pesquisando um pouco li uma matéria do Breda que falou de experiências com primming e de uma weiss que ele engarrafou com 14g por litro sem problemas.

E agora, coloco as garrafas na geladeira? Espero mais um pouco para ver?..

Agradeço a ajuda dos camaradas com mais experiência.

Eu acho que a garrafa até aguenta a pressão de 8,8g de priming, mas isso se vc tem 100% de certeza que a cerveja terminou completamente com os açucares fermentáveis e de que não tinha muito CO2 residual no líquido na hora de engarrafar.

Se já atingiu o nível de carbonatação desejado ou até já passou, por segurança vc pode colocar tudo na geladeira e cuidar pra não errar na proxima. Se fizer isso é até interessante deixar uma garrafa fora, num local isolado pra ver o que que acontece, aprendizado...

abraço
 
Eu acho que a garrafa até aguenta a pressão de 8,8g de priming, mas isso se vc tem 100% de certeza que a cerveja terminou completamente com os açucares fermentáveis e de que não tinha muito CO2 residual no líquido na hora de engarrafar.

Se já atingiu o nível de carbonatação desejado ou até já passou, por segurança vc pode colocar tudo na geladeira e cuidar pra não errar na proxima. Se fizer isso é até interessante deixar uma garrafa fora, num local isolado pra ver o que que acontece, aprendizado...

abraço

Oi Tiago, obrigado pela resposta rápida.
A cerveja aínda está com um gostinho de fermento, e está com alguma espuma. Pelo que medi, já havia fermentado todo o áçucar em 9 dias, e ficou 15 dias clarificando. Meu medo é mais por conta da rápidez nessa espuma; minha primeira leva, uma ordinary bitter com s04 e 6g/l de primming, só veio a fica com a espuma que essa tem em dois depois de 10 dias.

Vou esperar mais alguns dias acompanhando a fermentação então.

Obrigado mais uma vez Tiago.
 
Minha ultima leva também errei no priming... foi tudo pra geladeira depois de uma semana carbonatando pra garantir... ficou MUITO carbonatada...

fiz exatamente o que o Tiago disse. Deixei duas garrafas dentro da panela de fervura tampada com peso em cima, à temperatura ambiente, por 3 semanas. Se explodisse iria acontecer la dentro e não ia sujar tudo nem espalhar vidro.

Não explodiu, mas ficou muito mais carbonatada do que as que estavam na geladeira. Quando abria fazia barulho de champanhe abrindo e a tampa voava da mão.

Recomendo fazer a mesma coisa pra garantir que não vai machucar alguém nem fazer sujeira.
 
Oi Guilherme, obrigado pelo retorno. Pois é acho que vou ter que colocar na geladeira depois de 7 dias também. Mas tenho um problema, a única geladeira que uso para fermentação e quero fazer uma outra leva essa semana. Será que eu posso deixar uns dois dias na geladeira em baixa temperatura para para o processo e depois tirar? Sei que cervejas comerciais ficam chocas? E as artesanais, também estragam?
 
Oi Guilherme, obrigado pelo retorno. Pois é acho que vou ter que colocar na geladeira depois de 7 dias também. Mas tenho um problema, a única geladeira que uso para fermentação e quero fazer uma outra leva essa semana. Será que eu posso deixar uns dois dias na geladeira em baixa temperatura para para o processo e depois tirar? Sei que cervejas comerciais ficam chocas? E as artesanais, também estragam?

Oi csaiter,

Elas sofrem bastante com isso tambem...
Só que não vai funcionar assim como vc ta pensando, vai parar o processo enquanto estiver na geladeira, assim que vc tirar, se ainda tiver açucar pra fermentar vai continuar fermentando!
 
Oi csaiter,

Elas sofrem bastante com isso tambem...
Só que não vai funcionar assim como vc ta pensando, vai parar o processo enquanto estiver na geladeira, assim que vc tirar, se ainda tiver açucar pra fermentar vai continuar fermentando!

Beleza Tiago, vou ver ainda o que faço, estou acompanhando e acho que não tenho que ter receio. Agora, teve uma coisa que reparei na primeira leva e que não sei se pode acontecer nessa; fiz uma ordinary bitter que depois de 1 mês e meio na garrafa ficou com uma espuma bem espessa e persistente, nessa só usei 6g/l para o primming. Isso costuma acontecer independente da quantidade de áçucar para o co2?
 
Beleza Tiago, vou ver ainda o que faço, estou acompanhando e acho que não tenho que ter receio. Agora, teve uma coisa que reparei na primeira leva e que não sei se pode acontecer nessa; fiz uma ordinary bitter que depois de 1 mês e meio na garrafa ficou com uma espuma bem espessa e persistente, nessa só usei 6g/l para o primming. Isso costuma acontecer independente da quantidade de áçucar para o co2?

Bem, quando a carbonatação é muuito baixa, normalmente fica pouca espuma, pq forma pouca mesmo, mas 6g/l tá longe de ser pouco!

De qualquer forma a persistencia da espuma tem muito a ver com a composição da receita. Cerveja rica em dextrinas, com bastante corpo, que vem dos maltes especiais, ou b-glucanos dos não-maltados, quantidade de proteína e quantidade de lúpulo são os principais fatores que contribuem na retenção...
 
Bem, quando a carbonatação é muuito baixa, normalmente fica pouca espuma, pq forma pouca mesmo, mas 6g/l tá longe de ser pouco!

De qualquer forma a persistencia da espuma tem muito a ver com a composição da receita. Cerveja rica em dextrinas, com bastante corpo, que vem dos maltes especiais, ou b-glucanos dos não-maltados, quantidade de proteína e quantidade de lúpulo são os principais fatores que contribuem na retenção...

Obrigado mais uma vez Tiago. Agradeço muito mesmo a imensa ajuda.
 
Oi Guilherme, obrigado pelo retorno. Pois é acho que vou ter que colocar na geladeira depois de 7 dias também. Mas tenho um problema, a única geladeira que uso para fermentação e quero fazer uma outra leva essa semana. Será que eu posso deixar uns dois dias na geladeira em baixa temperatura para para o processo e depois tirar? Sei que cervejas comerciais ficam chocas? E as artesanais, também estragam?

Colocar na geladeira faz a levedura hibernar, não mata ela. Quando você tirar da geladeira, o líquido volta para a temperatura ambiente e o fermento acorda e continua o processo se ainda houver açúcar pra ser consumido.

Cerveja choca é muito difícil de acontecer conosco. Cervejas comerciais chocam quando ficam saindo e entrando da geladeira por desprendimento de CO2. Quando a cerveja gelada volta a esquentar ela libera lentamente um pouco do CO2 que está dissolvido nela neste processo, se a garrafa não estiver bem vedada pode ter micro vazamentos de CO2 que deixam ela sem carbonatação. É comum acontecer pois as garrafas de cervejas comerciais, principalmente as de 600ml tradicionais são reutilizadas inúmeras vezes, então ocorrem desgastes no gargalo devido ao atrito repetitivo no envasamento, que podem causar estes vazamentos de CO2.

Pode reparar que long necks não retornáveis e cervejas em lata raramente ficam chocas. Quando acontece é porque a lata ou garrafa tem algum defeito.

Use garrafas novas, de preferencia, e capriche no processo de lacrar a tampa que dificilmente você vai ter este problema.

Sobre retenção de espuma, como o Thiago disse, tem mais a ver com a receita e os processos realizados na mostura do que com a carbonatação. Falta de espuma não quer dizer carbonatação baixa. Eu sempre adiciono um pouco de aveia em flocos nas minhas receitas para ajudar na espuma. Gosto de cerveja com colarinho bonito e presente.

Evite lavar as garrafas com detergente ou outro tipo de sabão. O mesmo processo químico que faz o sabão quebrar as moléculas de gordura da sujeira da louça faz também ele quebrar as moléculas responsáveis por formar a espuma da cerveja.

Tive esse problema há algum tempo atras, em algumas garrafas que eu abria a espuma nao formava legal, apesar de a carbonatação estar perfeita.

Descobri o problema um dia que eu vi a esposa lavando com detergente umas garrafas que eu tinha deixado com água na pia. Se ficar qualquer resíduo do detergente, adeus espuma na cerveja.

No mais, mantenho minha dica inicial. Deixe algumas garrafas em ambiente controlado por umas 4 semanas para ver se vão explodir ou se quando você abrir vão jorrar como champanhe. Enquanto isso mantenha as outras na geladeira e vá tomando.

Se depois de 4 semanas as garrafas controle não explodirem ou nao estiverem super carbonatadas a ponto de jorrar quando abrir ou formar um exagero de espuma no copo, pode tirar as outras da geladeira sem medo. Depois desse tempo todo o fermento já consumiu tudo o que tinha que consumir com certeza, então não tem mais perigo.

Abraço!
 
Oi Guilherme, obrigado pelo retorno. Hoje abri uma garrafa, depois de 7 dias a cerveja está muito boa, tem bastante gas e boa espuma. Nesse último quesito eu acho que ainda pode melhorar um pouco, quem sabe com mais uma semana.

Agradeço mais uma vez aos colegas aqui do forum. A ajuda de vocês é inestimável para quem está iniciando. Muito obrigado.
 
Back
Top