Airlock na lateral do balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marconova

Active Member
Joined
Jan 31, 2014
Messages
31
Reaction score
7
Haveria algum problema em instalar o airlock na lateral do balde fermentador, no ponto mais alto possível, usando um cotovelo 90º pra mantê-lo na vertical?
Estou pensando em empilhar os baldes dentro de um frezzer horizontal....

Abçs
 
Problema nenhum se vc deixar um espacinho pra espuma subir.
Vc pretende empilhar os baldes durante a fermentação?
 
Problema nenhum se vc deixar um espacinho pra espuma subir.

Vc pretende empilhar os baldes durante a fermentação?


Pretendo empilhar baldes com capacidade de 30 l durante a fermentação de 25 litros de cerveja em cada balde.
Acho q esse espaço que sobrará é suficiente pra espuma né?

Valeu
 
Acredito que sim, se colocar o airlock bem em cima, pq esses baldes normalmente contam a litragem até o talo... mas vc vai conseguir controlar a temperatura de cada fermentador assim?
 
Acredito que sim, se colocar o airlock bem em cima, pq esses baldes normalmente contam a litragem até o talo... mas vc vai conseguir controlar a temperatura de cada fermentador assim?


Então, depois q eu criei o tópico me surgiu essa dúvida também..... vacilo de novato! rsrs

Apenas controlaria a temperatura de um fermentador e acho q não teria nenhuma garantia de que o outro estaria na mesma temperatura, mesmo sendo a mesma leva...

Acho q vou desistir dessa idéia e partir pra um fermentador maior.
 
Eu já fermentei assim e dá certo, só depende a que temperatura pretende trabalhar cada um dos seus baldes fermentadores. Da vez que usei dessa técnica, a cerveja de baixo fermentou em aproximadamente 16,5ºC e o de cima a 14ºC, que era o que eu necessitava para ambos.

No meu caso, ao invés de usar Air-Lock, usei mangueiras de 3/4 Alimentícias direto em garrafinhas de água, além de instalar na lateral de cada balde, permitindo o empilhamento!
 
Acho meio arriscado o airlock na lateral. Um dos motivos é que para fermentos que trabalham mais no topo, poderá jorrar espuma pelo airlock e se houver retorno desse conteúdo pode contaminar a cerva. Para minimizar isso, poderia usar um balde maior, mas não sei até que ponto o oxigênio no head space pode causar alteração na cerveja. Com mangueira indo pra garrafa acho possível pois é mais difícil ter retorno do conteúdo expulso. É só minha opinião. :mug:
 
Eu já fermentei assim e dá certo, só depende a que temperatura pretende trabalhar cada um dos seus baldes fermentadores. Da vez que usei dessa técnica, a cerveja de baixo fermentou em aproximadamente 16,5ºC e o de cima a 14ºC, que era o que eu necessitava para ambos.

No meu caso, ao invés de usar Air-Lock, usei mangueiras de 3/4 Alimentícias direto em garrafinhas de água, além de instalar na lateral de cada balde, permitindo o empilhamento!


Vc fermentou o mesmo mosto em baldes separados?
Tvz seja interessante pra quem está aprendendo fazer isso pra sentir as diferenças que podem ser obtidas fermentando em temperaturas diferentes..
 
Acho meio arriscado o airlock na lateral. Um dos motivos é que para fermentos que trabalham mais no topo, poderá jorrar espuma pelo airlock e se houver retorno desse conteúdo pode contaminar a cerva. Para minimizar isso, poderia usar um balde maior, mas não sei até que ponto o oxigênio no head space pode causar alteração na cerveja. Com mangueira indo pra garrafa acho possível pois é mais difícil ter retorno do conteúdo expulso. É só minha opinião. :mug:


É verdade.... a idéia da mangueira é mais segura.
E mais simples tbm.
 
marconova, eu acho que se os volumes forem os mesmos e a quantidade de fermento for a mesma não haverá diferença de temperatura, mas de qualquer forma, se é pra fazer uma leva maior, pq vc não usa aquelas bombonas quadradas de 50 ou 60l? cara, elas são muito práticas...
 
marconova, eu fermentei dois mostos diferentes! Uma American IPA (16,5ºC) e uma Scottch Ale (14ºC).
Eu uso dessas bambonas quadradas, com um Headspace maior, por exemplo, uma de 30L para fermentar de 20L a 25L de mosto! Nunca tive problemas usando o air-lock (de mangueira como citei) na lateral. Por mais que minhas fermentações tenham sido intensas, nunca vazaram. No caso dessas duas, como a temperatura era mais baixa, creio que a fermentação não ocorreu tão fervorosamente.
 
Ja fiz essa de fermenta em dois baldes e não da certo, mesmo volume em cada balde um pct de fermento em cada. o balde de baixo terminou a fermentação primeiro, da bastante diferença de temperatura na geladeira, e o resultado final é bem perceptivel. Talvez se for um ao lado do outro até não de diferença.
Abraço
Bruno
 
Acho até que mereceria um tópico a parte, pois gostaria de extender o assunto...mas vamos lá.

Prq não fermentar duas levas ou mais no mesmo freezer?

Sendo levas com mesmo OG, mesmo fermento, fermentadas simultaneamente e volumes similares, prq haveria grande variação de temperatura a ponto de inviabilizar este procedimento?
 
Acho até que mereceria um tópico a parte, pois gostaria de extender o assunto...mas vamos lá.

Prq não fermentar duas levas ou mais no mesmo freezer?

Sendo levas com mesmo OG, mesmo fermento, fermentadas simultaneamente e volumes similares, prq haveria grande variação de temperatura a ponto de inviabilizar este procedimento?

Oi Victor,

A possibilidade que eu vejo pra isso ocorrer seria a geometria e o fluxo de temperatura dentro do freezer, que deixariam baldes empilhados em situações diferentes de temperatura talvez.

Efeito borboleta tambem, talvez? rs

Poderia usar dois TICs colados em cada balde pra ver como que funciona a diferença de temperatura. Talvez pudesse controlar elas com uma manta térmica grudada num balde, dependendo dos resultados obtidos.

Acho que é possivel fazer isso, mas tem que experimentar...
 
Hehehe...esse efeito borboleta, mata! Hehehe
Não sei como colocar um segundo TIC, mas farei uma experiência dessa, colocando sensores de temperatura nos baldes e verificar se haverá grandes diferenças.
Acho que não.
 
Cara por experiencia própria as cervejas ficam diferentes, claro que a diferença que eu notei pode ter sido alguma contaminação(não acredito), mas olha pra geladeira pq a gaveta das verduras ficam em baixo? porque ali a temperatura não é tão baixa, mas isso não impede em nada de fazer só que vai dar diferença , por que cada balde vai fica numa temperatura.
Forte Abraço
Bruno
 
Fala pessoal,

Entrando no tópico, estava pensando em fazer o mesmo procedimento (dois baldes de 20L um em cima do outro na geladeira), vocês acham que a diferença de temperatura entre os baldes, mesmo se tratando de levas com mesmas características, seria o suficiente para trazer um resultado diferente? Se sim, qual seria essa diferença?
 
Como ainda não tenho um fermentador grande, irei dividir minha primeira leva de 20 L em dois baldes de 18L, ficando 10 em cada, um headspace acredito que não tão grande, meu airlock esta bem na lateral de um balde assim ou empilharei ou colocarem em grades dentro da geladeira com o termostato colado somente em 1 balde, no outro usarei um termometro somente para acompanhar a temperatura.
 
Senhores,

Comentaram aí em cima que o head space do fermentador pode dar problema de oxidação, é verdade? Estou querendo fermentar em uma bambona de 50 litros, se eu fermentar apenas 20 litros terei esse problema?
 
Senhores,

Comentaram aí em cima que o head space do fermentador pode dar problema de oxidação, é verdade? Estou querendo fermentar em uma bambona de 50 litros, se eu fermentar apenas 20 litros terei esse problema?

Não creio.

A fermentação gera Gás Carbônico (CO2), que é mais pesado que o ar.

Logo no início da fermentação se formará uma camada de CO2 sobre o líquido, isolando-o do ar.

Conforme a fermentação prosseguir, essa camada ira aumentando até expulsar todo o ar do fermentador.

Sem ar, sem oxigênio, sem oxidação.

Vai tranquilo que não tem problema.
 
Acho que se for pra tentar manter a mesma temperatura nos dois poderia usar um cooler ou ventilador pra circular o ar dentro do freezer/geladeira assim os dois devem ficar mais proximos da temperatura se for frost free é capaz de nem precisar.
E no caso da gaveta de legumes ela fica em baixo porque o motor fica atras e ocupa um bom espaço e apesar do frio descer ela é meio fechada e longe das fontes de frio seja placas ou circulaçao de ar frio
 
alguém teria algum detalhe da instalação, conseguiu fazer rosca na parede do balde ou usou contra porca? pesquisei tutorial no youtube, mas não encontrei nada, alguém usou em baldes pequenos 5 ou 10L?
 
Pergunta de novato (estou pra fazer minha primeira brassagem ainda):
Como vocês fazem pra medir a temperatura da fermentação?? (achei que mediamos apenas a temperatura externa)
É normal deixarmos a temperatura externa em uma temperatura menor do que a que queremos fermentar? (tipo temperatura de fermentação 18º, setamos o termostato para 16º?)
 
Pergunta de novato (estou pra fazer minha primeira brassagem ainda):
Como vocês fazem pra medir a temperatura da fermentação?? (achei que mediamos apenas a temperatura externa)
É normal deixarmos a temperatura externa em uma temperatura menor do que a que queremos fermentar? (tipo temperatura de fermentação 18º, setamos o termostato para 16º?)

Da uma olhada no tópico que está nesse link: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

Tem muita informação sobre esse assunto.

Abraço.
 
Back
Top