Agitador para Whirlpool com Chiller dentro da Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
91
Reaction score
15
Para quem tem muitas dúvidas e dificuldade pra fazer o whirlpool com eficiência, fiz uma ferramentinha bem simples que pode ajudar muito.

Usei 2 barras de inox 3/8 soldadas em "T". A barra que vai no mandril da furadeira/parafusadeira com cerca de 30cm, e a barra soldada em T com cerca de 20cm. O importante é somente fazer a solda bem no meio pra deixar bem equilibrado. Essa minha posso colocar em alto giro que não tem treme nada, bem balanceada.

Com essa ferramente é possível colocar o chiller para esterilização antes de terminar a fervura e ligá-lo pra resfriar enquanto faz o whirlpool de forma bem fácil e barata (pra quem já tem uma furadeira ou parafusadeira obviamente), e até mesmo fazer whirlpool com mosto frio de forma bem eficiente.

Video demonstrativo:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=xZS_MqBWkNw&feature=youtu.be[/ame]
 
o maior problema é que não é em qualquer lugar que se encontra quem trabalha com solda em inox e que se dispõe em "perder o tempo" pra fazer um aparelinho assim. Mas a ideia é ótima, e certamente o esforço é bem menor do que fazer na mão!

Conforme eu já tinha dito em outro tópico, nos EUA já vi até lojas vendendo uma ferramenta similar, mas a deles na parte de baixo era tipo uma pá vazada...
 
o maior problema é que não é em qualquer lugar que se encontra quem trabalha com solda em inox e que se dispõe em "perder o tempo" pra fazer um aparelinho assim. Mas a ideia é ótima, e certamente o esforço é bem menor do que fazer na mão!

Conforme eu já tinha dito em outro tópico, nos EUA já vi até lojas vendendo uma ferramenta similar, mas a deles na parte de baixo era tipo uma pá vazada...

Fiz um bem semelhante utilizando um tubo reto de alumínio e na ponta coloquei um pedaço de mangueira de silicone prensado no proprio tubo.
O efeito é o mesmo porém com a vantagem de não precisar solda.
 

Attachments

  • whirpool 1.jpg
    whirpool 1.jpg
    82.5 KB · Views: 417
  • whirpool  2.jpg
    whirpool 2.jpg
    80.3 KB · Views: 374
o maior problema é que não é em qualquer lugar que se encontra quem trabalha com solda em inox e que se dispõe em "perder o tempo" pra fazer um aparelinho assim. Mas a ideia é ótima, e certamente o esforço é bem menor do que fazer na mão!

Conforme eu já tinha dito em outro tópico, nos EUA já vi até lojas vendendo uma ferramenta similar, mas a deles na parte de baixo era tipo uma pá vazada...

qualquer oficina de torneiro mecânico faz....

não sei quanto custaria uma dessa pronta nos EUA, mas aqui duvido que seria menos que uns R$150,00 ... nessa que fiz gastei R$20,00 com um pedaço de inox que achei no ferro velho e com a solda..
 
Fiz um bem semelhante utilizando um tubo reto de alumínio e na ponta coloquei um pedaço de mangueira de silicone prensado no proprio tubo.
O efeito é o mesmo porém com a vantagem de não precisar solda.

é uma ótima ideia também! E é só arrebitar a dobra do alumínio com a mangueira que não pem perigo soltar...
 
Eita, mais uma ideia boa, @mateusinfo ����.
Qualquer dessas rodando um tempo com o chiller de imersão deve representar também uma acelerada no resfriamento.
:mug:
 
Eita, mais uma ideia boa, @mateusinfo ����.
Qualquer dessas rodando um tempo com o chiller de imersão deve representar também uma acelerada no resfriamento.
:mug:

Usei na minha ultima leva e acelerou muito o resfriamento.
 
Back
Top