Aerador de Mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lperes27

Well-Known Member
Joined
Apr 4, 2018
Messages
190
Reaction score
115
Location
Belo Horizonte - Brazil
Boa tarde prezados mestres cervejeiros,

Fico muito feliz de estar ingressando neste mundo e agradeço a este fórum que está ajudando bastante nesta minha nova iniciativa.

Final de semana passado fiz minha primeira leva (20L de uma Summer Ale, malte pilsen e carapils e lúpulos mangnum e amarillo) e até o momento parece que tudo está ocorrendo dentro do esperado.

Da mesma forma que os fermentos estão trabalhando agora, não pude deixar de por a caixola a pensar sobre um dos pontos que me levantou uma questão:

Após resfriamento do mosto, no momento da trasfega da panela de fervura par ao balde fermentador, por instrução lida, deixei o balde a um certa altura para que quando o mosto caísse fosse fazendo aeração no líquido. Porém, pensei numa forma que talvez ajudaria bastante a dar um up nesse processo: a utilização de um 'arejador de torneira', como no link:http://www.arejador.com.br/img/arejador-2.jpg

Alguém já usou ou ouviu falar? Seria efetivo, visto que uma boa aeração significa uma melhor fermentação? Poderia gerar entupimento?

Valeu!!:tank:
 
Possivelmente ajudaria a dissolver mais oxigênio no líquido, eu me preocuparia com a sanitização, limpeza interna, peças plásticas soltas, material do aerador, incorporação de ar atmosférico contaminado etc..

A questão é, imaginemos que o aerador traga um aumento de 20% na incorporação do o2 (improvável e absolutamente arbitrário) do ar atmosférico para o mosto. Um artigo do morebeer (https://www.morebeer.com/articles/oxygen_in_beer) diz que nas melhores condições e na medição mais alta, somente o splash conseguiu dissolver 2,5 ppm de oxigênio no mosto (a media de seis medidas é 1,38 ppm), e o aerador levaria esse valor para 3 ppm, e o ideal seria acima de 8.

Então eu penso que isso acaba sendo um esforço para, na melhor das hipoteses, uma melhoria muito infima, ou até mesmo piora (teria que ser medido).

Essa é minha opinião, e claro a única maneira de sabermos seria medindo com um aparelho calibrado. Sem o medidor a única maneira seria avaliar empiricamente, se você julga a a fermentação melhor ou pior depois do processo, o que engloba outras variáveis e é dificil avaliar.

É relativamente comum os americanos usarem um tubo furado para transferir o mosto se aproveitando um pouco do efeito de venturi para incorporar ar, os resultados são questionáveis, mas acredito que mal não faz, só não resolve muita coisa.
 
Possivelmente ajudaria a dissolver mais oxigênio no líquido, eu me preocuparia com a sanitização, limpeza interna, peças plásticas soltas, material do aerador, incorporação de ar atmosférico contaminado etc..

A questão é, imaginemos que o aerador traga um aumento de 20% na incorporação do o2 (improvável e absolutamente arbitrário) do ar atmosférico para o mosto. Um artigo do morebeer (https://www.morebeer.com/articles/oxygen_in_beer) diz que nas melhores condições e na medição mais alta, somente o splash conseguiu dissolver 2,5 ppm de oxigênio no mosto (a media de seis medidas é 1,38 ppm), e o aerador levaria esse valor para 3 ppm, e o ideal seria acima de 8.

Então eu penso que isso acaba sendo um esforço para, na melhor das hipoteses, uma melhoria muito infima, ou até mesmo piora (teria que ser medido).

Essa é minha opinião, e claro a única maneira de sabermos seria medindo com um aparelho calibrado. Sem o medidor a única maneira seria avaliar empiricamente, se você julga a a fermentação melhor ou pior depois do processo, o que engloba outras variáveis e é dificil avaliar.

É relativamente comum os americanos usarem um tubo furado para transferir o mosto se aproveitando um pouco do efeito de venturi para incorporar ar, os resultados são questionáveis, mas acredito que mal não faz, só não resolve muita coisa.

Rafael, acho que você matou a charada.. Visto dessa maneira acho que de fato o ganho seria muito pouco, quiçá nenhum, e as complicações de contaminação e limpeza não justificariam.

Você chamou minha atenção a minha primeira brassagem. Eu utilizei o método de 'splash' para aerificar meu mosto, será que o contaminei? Ele saiu da panela para o balde à cerca de 28°
 
Muito pouco provável que tenha contaminado devido ao splash. O mosto nunca é esteril, por isso sempre a indicação de inocular o quanto antes, mas contaminar pelo ar incorporado no splash é absolutamente improvável.
 
Back
Top