Adicionar água durante a fervura para corrigir OG.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Caros amigos,
Estou brassando uma Kolsch e a gravidade pré-fervura ficou alguns pontos acima do esperado.
Há algum problema em se adicionar água a 100ºC para "segurar" a OG e eu manter o programado para a receita?
Grande abraço.
 
Não ha problema algum. Mas eu deixaria pra adicionar água depois de terminada a fervura. Pq as vezes não evapora tanto quanto esperávamos (as vezes mais, as vezes menos) aí vc corrige no ponto exato. Já que a água que vc vai adicionar já vai estar fervida mesmo. Eu deixaria essa correção como a última etapa antes do resfriamento.
 
Não ha problema algum. Mas eu deixaria pra adicionar água depois de terminada a fervura. Pq as vezes não evapora tanto quanto esperávamos (as vezes mais, as vezes menos) aí vc corrige no ponto exato. Já que a água que vc vai adicionar já vai estar fervida mesmo. Eu deixaria essa correção como a última etapa antes do resfriamento.
Pow, valeu, Bruno! É que na correria da brassagem, primeira vez que mandei no equipo pra 100 litros, não consegui me organizar... E ainda por cima a fervura evaporou muito mais que no equipo pra 50 que eu uso também... Tive os dois fatores: eficiência maior que a prevista no Beersmith (tenho que aprender a corrigir isso no programa) e fervura evaporando muito mais que o esperado. Pra próxima deixo essa estratégia que vc ensinou no gatilho deixando uma quantidade boa de água fervida na panela de sparge.
 
Pow, valeu, Bruno! É que na correria da brassagem, primeira vez que mandei no equipo pra 100 litros, não consegui me organizar... E ainda por cima a fervura evaporou muito mais que no equipo pra 50 que eu uso também... Tive os dois fatores: eficiência maior que a prevista no Beersmith (tenho que aprender a corrigir isso no programa) e fervura evaporando muito mais que o esperado. Pra próxima deixo essa estratégia que vc ensinou no gatilho deixando uma quantidade boa de água fervida na panela de sparge.

Ferveu quanto tempo? 60 minutos? Utiliza fogareiro ou resistência?
 
Ah ta... Talvez ao invés de adicionar água, você possa ferver por menos tempo ou diminuir a intensidade da chama.
Ou então, vc pode ferver a água que fará a correção no dia anterior, deixar esfriar e colocar em garrafas pet (devidamente sanitizadas) na geladeira (algumas no freezer). Na hora de adicionar água pra corrigir a densidade... vc joga a o gelo das garrafas pet (que foram par ao freezer) e vem fazendo o ajuste fino com água gelada das garrafas que ficaram na geladeira.
Assim vc corrige densidade e resfria o seu mosto a o mesmo tempo.

OBS.: Nunca fiz isso, mas é uma possibilidade. Em teoria dá certo.
 
O ideal é vc fazer uma continha, pra ter certeza que sua OG tá realmente acima do esperado, e ver quanto de água vc precisa adicionar. A multiplicação entre a OG medida e o volume não varia ao longo de toda a fervura, desde que não de adicione mais água ou fonte de açúcar (Açucar mesmo, extrato de malte, etc). Ou seja se vc multiplicar sua OG (considerar so os dígitos do final, ou seja OG de 1050 usar o 50 somente) pelo volume, e depois dividir pela OG esperada para sua receita, vc vai chegar em qual volume vc teria que ter de cerveja no final da fervura pra chegar nessa OG. Aí da pra saber se precisa adicionar água, e o quanto adicionar.
Mas se for pra adicionar, concordo em so adicionar no final. Eu já adicionei água algumas vezes e já no fermentador, antes de resfriar. Fervi antes, e adicionei no balde fermentador direto.
 
Back
Top