Adicionar água ao final da fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RanTao

Well-Known Member
Joined
Mar 10, 2016
Messages
64
Reaction score
15
Boa tarde a todos.
Estou com uma idéia meio louca aqui, e gostaria da opinião de vocês

Vou fazer 40 litros de uma Saison aproximadamente 6,5 ABV, e 25 IBU
Depois de terminar a maturação gostaria de separar 20 litros do total, e acrescentar a esses 20 litros mais 10 litros de água pura, devidamente fervida e resfriada.
Para no final obter 30 litros de uma cerveja mais leve, para beber em dias quentes.

Mas tenho medo que fique com gosto aguado, aquele gosto de cerveja barata.

O que acham? alguém já fez isso? já pensou em fazer?
 
Olá a todos.
acho que pelo jeito ninguém nunca pensou em fazer isso, mas eu fiz.
E posso dizer que deu certo.
peguei 5 litros de uma Saison que fiz, e acrescentei mais 4 litros de água, que fervi com as cascas de uma laranja, coloquei o priming e engarrafei.
Tinha medo que a cerveja oxidasse por coloca mais água, mas não aconteceu, e a cerveja ficou boa.

na minha próxima cerveja talvez faça de novo para mais um teste.
 
Adicionar água depois da fermentação eu nunca tinha visto. Mas cerveja caseira é isso ai, testes malucos que as vezes podem dar super certo! hehehe
 
Olá a todos.
acho que pelo jeito ninguém nunca pensou em fazer isso, mas eu fiz.
E posso dizer que deu certo.
peguei 5 litros de uma Saison que fiz, e acrescentei mais 4 litros de água, que fervi com as cascas de uma laranja, coloquei o priming e engarrafei.
Tinha medo que a cerveja oxidasse por coloca mais água, mas não aconteceu, e a cerveja ficou boa.

na minha próxima cerveja talvez faça de novo para mais um teste.

Uma vez fiz uma Robbust Porter, infelizmente os grãos não foram moídos direito, eu não vi e fiquei com uma OG ultra abaixo do esperado. Resultado: cerveja aguada!

Eu não imaginaria colocar água depois da fermentação com medo de reproduzir a besteira da minha Porterzinha (que de Robbust não teve nada), achei surpreendente ter dado certo! rs

Curiosidade: Ela carbonatou bem?

Vlw!
 
Olá fcatunda.
Sim carbonatou muito bem, inclusive coloquei 7g de açúcar por litro, e ficou até com muito gás
e a minha ideia inicial era realmente ter um pouco de cerveja mais fraca, pois a original tem por volta de 6,5 ABV, e como tava bem quente aqui, quis uma cerveja para beber em quantidade
 
Valeu por compartilhar a experiência!

Vou fazer um teste com base no que você fez, fazer uma cerveja com uma OG meio chutada e colocar água só no final, assim uso meu equipamento de 20 litros pra fazer uns 30! kkk

Valeu!
 
Back
Top