Acidente - Contra Pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Ontem eu me liguei do enorme risco na manipulação de garrafas. Sempre recomendam o uso de óculos de proteção mas isso não é suficiente. Estava envasando por contrapressão, quando fui pressurizar a garrafa ela explodiu como uma bexiga. A minha sorte é que o lado que ela quebrou foi contrário a mim pois de outra forma os cacos poderiam ter me atingido. Acho que o ideal é ter também uma barreira de proteção além dos óculos. Isso é muito sério, portanto, fica o alerta.
 

Attachments

  • WP_20151108_001.jpg
    WP_20151108_001.jpg
    155.6 KB · Views: 271
Se a garrafa tiver uma bolha ou um tequinho, periga estourar. Eu sempre analiso todas as garrafas antes de usar. Se tiver bolha, eu descarto.

Para quem envasa por contrapressão, além do cuidado com o estado de conservação das garrafas, é importante SEMPRE lembrar de usar equipamentos e óculos de proteção.
Já vi algumas gambiarras para proteger contra eventuais explosões das garrafas como uma chapa de acrílico funcionando como uma tela na frente da garrafa, ou mesmo cortar o fundo de uma garrafa pet de 2l para fazer uma espécie de invólucro que envolve toda garrafa durante o envase. Cuidado nunca é demais.
 
Eu acabei de comprar um protetor facial. É barato e protege o rosto todo.
O que eu comprei é o da imagem e saiu 40 reais no mercado livre, mas dá pra achar uns por até por 15 reais (obviamente de qualidade inferior).
Vai dificultar um pouco o trabalho e vou parecer ridículo, mas antes isso do que perder a visão ou ganhar alguns cortes no rosto.
 

Attachments

  • protetor.jpg
    protetor.jpg
    25.3 KB · Views: 33
Eu sempre uso óculos e faço o envase dentro de uma gaveta de legumes da geladeira, que tem um barreira lateral alta. Primeiramente usei para conter vazamentos, mas agora me parece uma boa solução para proteção também.
 
Essa semana circulou umas fotos de um cara que fez um corte feio no rosto com garrafa estourada.
 
Eu vi a foto, o estrago infelizmente foi grande, parece que a contrapressão realmente é de se ter cuidado redobrado, um erro na pressurização ou garrafa frágil é potencial perigo.
 
Eu acabei de comprar um protetor facial. É barato e protege o rosto todo.
O que eu comprei é o da imagem e saiu 40 reais no mercado livre, mas dá pra achar uns por até por 15 reais (obviamente de qualidade inferior).
Vai dificultar um pouco o trabalho e vou parecer ridículo, mas antes isso do que perder a visão ou ganhar alguns cortes no rosto.
Pode parecer excessivo,porem recebi recentemente uma foto de um acidentado neste tipo de processo
 
Back
Top