Abv

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Petinati

Member
Joined
Jul 20, 2013
Messages
5
Reaction score
0
Boa noite!

Eu gostaria de fazer cervejas com um teor alcoólico um pouco mais elevado e tenho algumas dúvidas sobre isso.

1- A única forma de elevar o teor alcoólico é acrescentando açúcar? Porque faço simulações para 25 litros no BeerAlchemy e para conseguir só 7% tenho que colocar perto de 900g de açúcar. É isso mesmo?

2- Faço, normalmente, a refermetação na garrafa para pegar gás, acrescentando 7g de açúcar em cada garrafa. O consumo desse açúcar aumenta o teor alcoólico? Em quanto, mais ou menos?


Obrigado e, desde já, agradeço a ajuda.
 
Petinati,

você pode aumentar o teor alcoolico trabalhando em rampas de temperatura que aumentem os açucares fermentáveis, como por volta dos 62°.

eu tenho um aplicativo que calcula o acréscimo de alcool provocado pelo açucar do primming conforme a tabela:
1g - 0,06%
2g - 0,13%
3g - 0,19%
4g - 0,25%
5g - 0,31%
6g - 0,38%
7g - 0,44%
8g - 0,50%
9g - 0,57%
10g - 0,63%

claro que isso dependerá do tipo do açucar, porém pelo que eu entendi, o açucar que se refere é o açucar comum.
 
Petenati:

1 - Acrescentar açúcar é uma forma de aumentar o teor alcoólico. Mas não a única. Aliás, isto não é indicado para a maioria dos estilos.
Na minha opinião, a melhor forma para conseguir esta elevação é utilizar uma maior quantidade de malte. Para 25 l por exemplo, se tu usar em torno de 8 kg de malte, com uma rampa de conversão priorizando a ação da beta-amilase (63 à 65 ºC), tu vais conseguir um mosto com uma OG em torno de 1.068 (vai depender da eficiência) e com um bom perfil de fermentabilidade, o que já vai resultar em uma cerveja bastante alcoólica (em torno de 7% ABV).

2 - Sim, o priming aumenta o teor alcoólico, mas é importante tomar cuidado com esta operação para evitar acidentes provocados pelo excesso de pressão.
 
Rodrigo: Qual programa é esse?

Zerosa: Muito obrigado pelo esclarecimento!
 
Back
Top