A FG estabilizou, porém o blowoff continua borbulhando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andreigarcia

Member
Joined
Nov 21, 2016
Messages
20
Reaction score
3
Olá pessoal, boa noite. Venho novamente recorrer a ajuda de vocês.

Brassei uma IPA a alguns dias atrás e tenho acompanhado a fermentação. No sétimo dia da primária, mesmo com muita atividade no blowoff, comecei a medir a FG, no oitavo ainda estava atenuando e no nono parou de baixar.. porém até hoje está borbulhando bastante e já completam quatorze dias :( ou seja, tem cinco dias que a FG estabilizou e o blowoff continua a toda. O que pode ter acontecido? Sinto que perdi essa leva, pois já era pra estar terminando a maturação e esse estilo não pede muito tempo nessa fase. Além disso, tenho provado e tenho a impressão que o gosto está piorando. Meio metálico, bem persistente no fundo dá língua.

Qualquer dica será muito bem vinda.

Obrigado e boa noite.
At
Andrei Garcia.
 
Perder a leva? Cedo de mais pra pensar isso.. Até porque metálico não é associado à contaminação, que é o que poderia fazer sua cerveja continuar atenuando. Mas como você disse que parou de atenuar..

Está borbulhando muito, ou só quando abre a geladeira? (Aliás, está controlando a temperatura?)
Mediu com densímetro ou refratômetro? em qual temperatura? esperou o CO² sair pra ter certeza da medida?
Confere esses detalhes simples e poste aqui, incluindo OG, FG, fermento que usou, temperatura de fermentação, etc.
Isso ajuda a entender seu processo.

Não tem problema nenhum deixar 14 dias, é um tempo bem normal pra primária + secundária. No meu caso que só tenho acesso ao fermentador aos fins de semana, é o tempo que mais uso. No caso de lagers ou cervejas com alta OG, eu deixo bem mais.
 
Se vc tem certeza que a FG estabilizou, então a atividade do blowoff é por outro motivo, talvez a simples diferença de pressão quando abre a geladeira. talvez um escape de CO2 que está ali no headspace do fermentador, etc.
 
Olá pessoal, boa noite. Venho novamente recorrer a ajuda de vocês.

Brassei uma IPA a alguns dias atrás e tenho acompanhado a fermentação. No sétimo dia da primária, mesmo com muita atividade no blowoff, comecei a medir a FG, no oitavo ainda estava atenuando e no nono parou de baixar.. porém até hoje está borbulhando bastante e já completam quatorze dias :( ou seja, tem cinco dias que a FG estabilizou e o blowoff continua a toda. O que pode ter acontecido? Sinto que perdi essa leva, pois já era pra estar terminando a maturação e esse estilo não pede muito tempo nessa fase. Além disso, tenho provado e tenho a impressão que o gosto está piorando. Meio metálico, bem persistente no fundo dá língua.

Qualquer dica será muito bem vinda.

Obrigado e boa noite.
At
Andrei Garcia.

Bem estranho...

Experimente abrir a tampa do fermentador para aliviar a pressão interna...
Volte o Blow-off e aguarde algumas horas para ver se tem alguma atividade.

É natural a cerveja ir desprendendo todo o CO² dissolvido nela. A única coisa estranha é se está a todo vapor, como você mencionou, ainda mais se a FG estacionou.

Como os amigos disseram, pode ser uma simples diferença de pressão.

Agora se a cerveja está gerando CO² sem parar pode ser alguma contaminação por Gushing...
 
Perder a leva? Cedo de mais pra pensar isso.. Até porque metálico não é associado à contaminação, que é o que poderia fazer sua cerveja continuar atenuando. Mas como você disse que parou de atenuar..

Está borbulhando muito, ou só quando abre a geladeira? (Aliás, está controlando a temperatura?)
Mediu com densímetro ou refratômetro? em qual temperatura? esperou o CO² sair pra ter certeza da medida?
Confere esses detalhes simples e poste aqui, incluindo OG, FG, fermento que usou, temperatura de fermentação, etc.
Isso ajuda a entender seu processo.

Não tem problema nenhum deixar 14 dias, é um tempo bem normal pra primária + secundária. No meu caso que só tenho acesso ao fermentador aos fins de semana, é o tempo que mais uso. No caso de lagers ou cervejas com alta OG, eu deixo bem mais.

Obrigado pelo retorno.

- Seguinte, eu abro a geladeira e mexo no cabo do blowoff e fica de três a cinco segundos borbulhando.. Sempre que abro a geladeira. O estranho é que em nenhuma leva anterior isso aconteceu.
Sim, estou controlando a temperatura via termostato, na casa dos 21 graus, inclusive não iniciei a secundária, aumentando uns graus até 24, justamente por causa desta atividade do blowoff.

- Nesta receita não alcancei os 1063 de OG que desejava, fiquei nos 1055, mas acredito que o problema da eficiência se deu por causa da relação Rampa x tempo que usei, rampa de 64/65 em apenas 60 minutos. A FG estabilizou em 1010. Usei a levedura nottingham da lallemand.

E por último, esse 14 dias foram só de primária, não baixei a temperatura para maturar a frio com receio da fermentação não ter terminado e eu acabar tendo problema de garrafas explodindo depois do priming e envase.
 
Obrigado pelo retorno.

- Seguinte, eu abro a geladeira e mexo no cabo do blowoff e fica de três a cinco segundos borbulhando.. Sempre que abro a geladeira. O estranho é que em nenhuma leva anterior isso aconteceu.
Sim, estou controlando a temperatura via termostato, na casa dos 21 graus, inclusive não iniciei a secundária, aumentando uns graus até 24, justamente por causa desta atividade do blowoff.

- Nesta receita não alcancei os 1063 de OG que desejava, fiquei nos 1055, mas acredito que o problema da eficiência se deu por causa da relação Rampa x tempo que usei, rampa de 64/65 em apenas 60 minutos. A FG estabilizou em 1010. Usei a levedura nottingham da lallemand.

E por último, esse 14 dias foram só de primária, não baixei a temperatura para maturar a frio com receio da fermentação não ter terminado e eu acabar tendo problema de garrafas explodindo depois do priming e envase.

Está explicado.. é diferença de pressão e CO² desprendendo da cerveja. Completamente normal.
É semelhante ao efeito de quando você pressiona a tampa do fermentador.. vai borbulhar bastante por alguns segundos.

Sugiro ler/re-ler todos os tópicos fixos para te ajudar com rampas e com a fermentação. Se houve conversão completa a eficiência baixa pode ser outro motivo. Outra coisa é que a secundária aconteceu, mesmo que a 21ºC. Quando não há açúcar fermentável disponível o fermento vai consumir parte dos subprodutos, subir pra ~24ºC é só pra dar uma ajuda pra manter o metabolismo da levedura mais alto.
 
Está explicado.. é diferença de pressão e CO² desprendendo da cerveja. Completamente normal.
É semelhante ao efeito de quando você pressiona a tampa do fermentador.. vai borbulhar bastante por alguns segundos.

Sugiro ler/re-ler todos os tópicos fixos para te ajudar com rampas e com a fermentação. Se houve conversão completa a eficiência baixa pode ser outro motivo. Outra coisa é que a secundária aconteceu, mesmo que a 21ºC. Quando não há açúcar fermentável disponível o fermento vai consumir parte dos subprodutos, subir pra ~24ºC é só pra dar uma ajuda pra manter o metabolismo da levedura mais alto.

Bom, neste caso me parece que fiquei muito tempo na secundária em uma temperatura não tão indicada. Não poderia ter ocorrido autólise? Se não me engano, o off flavor provocado por autólise é o cheiro de ovo podre não é isso?

Vou seguir então com uma semana de maturação a frio, envasar e ver no que vai dar.

Obrigado pelas dicas.
 
Bom, neste caso me parece que fiquei muito tempo na secundária em uma temperatura não tão indicada. Não poderia ter ocorrido autólise? Se não me engano, o off flavor provocado por autólise é o cheiro de ovo podre não é isso?

Vou seguir então com uma semana de maturação a frio, envasar e ver no que vai dar.

Obrigado pelas dicas.

Não, não há risco de autólise em duas semanas, mesmo que tivesse em temperatura mais baixa ou ambiente.. e não existe regra rígida pra temperatura, existem tendências. Os tópicos fixos podem te ajudar muito com isso.

Por exemplo, 21ºC na primária é um pouco alto, tende a gerar mais subprodutos, mas ainda está dentro do normal e isso pode variar conforme a levedura. O sabor ruim que percebeu pode ser por isso, mas é melhor você provar a cerveja pronta, já carbonatada. Esse sabor pode não estar mais lá.
 
Bom, neste caso me parece que fiquei muito tempo na secundária em uma temperatura não tão indicada. Não poderia ter ocorrido autólise? Se não me engano, o off flavor provocado por autólise é o cheiro de ovo podre não é isso?

Vou seguir então com uma semana de maturação a frio, envasar e ver no que vai dar.

Obrigado pelas dicas.


@andreigarcia,

se existe uma coisa que tu não precisa ter medo é de autólise em 14 dias.

olhe este tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404832 pode ser bem esclarecedor.

se autólise fosse realmente problema, uma cerveja carbonatada na garrafa com primming não poderia ficar muito tempo em guarda, posto que tem fermento dentro dela. Nunca tive garrafas que durassem mais que 3 meses (o consumo impede maior guarda) mas as que atingiram este tempo estava tão boas ou melhores que quando novas.

Há muita neura e muito mito/informação equivocada no home brewing. Muito processo "joão grilo" - "Só que que foi assim".

Fica calmo que no final será cerveja ... Se vai dar para tomar, dai é outra história. hehehehe
 
Como é seu processo da parte quente?
talvez esse gosto metálico pode vir dai na verdade.. e só tenha percebido com o processo de atenuação da levedura que deixou o mosto menos doce e mais fácil de detectar esse off flavor..

outro ponto:
O pessoal comentou sobre a impossibilidade de autólise, mas em que estado de saúde estava o fermento que tu usou? hidratou fermento seco? validade do lote? ou fez starter/lama de outra breja?

Fermento saudável não gera autólise significativa, mas alguma coisa sempre vai gerar.. é um sistema vivo sofrendo estresse seja pelo excesso de açúcar, temperatura, pressão hidrostática e osmótica (fatores muito importantes.. mas acho que não é o caso), de acordo com a a saúde da parece celular e membrana.. leve em consideração esses pontos levantados

abraço!
 

Latest posts

Back
Top