A fermentação acabou, posso esperar uns dias para o Cold?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lorensetti

New Member
Joined
Nov 6, 2020
Messages
1
Reaction score
0
Location
Paraná
Boa tarde confrades, alguém sabe me informar quanto tempo uma cerveja pode ficar "parada" no fermentador após a atenuação da fermentação esperando o cold crash?

Eu pergunto porque tenho apenas uma geladeira que utilizo para fermentação e cold, eu gostaria de fazer uma leva a cada semana mas ai teria o problema que uma leva estaria pronta para o cold enquanto a outra precisaria estar na temperatura de fermentação, a dúvida é: Tudo bem essa leva que ja terminou a fermentação esperar até a próxima semana para entrar no cold junto com a segunda leva? Eu poderia fazer várias levas e apenas um cold no fim do mes?
 
desde que a cerveja não tenha contacto com oxigénio esteja descansado.. as leveduras já não têm mais que fazer, vão decantar no fundo, naturalmente.. o cold vai aumentar/melhorar ainda mais essa decantação da levedura, clarificando..
somente se fosse muito tempo mesmo(alguns meses), e o seu objectivo fosse fazer primming na garrafa, teria então de adicionar alguma levedura "nova" diretamente..
 
Pense no seguinte também:
A primeira cerveja terminou de fermentar.

Você coloca a segunda cerveja, começa a fermentação e gera calor. A geladeira liga pra manter a segunda cerveja na temperatura desejada.
A primeira cerveja, que já fermentou, não está mais gerando calor vai esfriar quando a geladeira liga, então ela não vai estar na temperatura de fermentação, vai estar mais fria.


Mas sugiro calcular quantas levas você pretende fazer. Quantas cabe na geladeira ? 2, 3 ?
Não valeria mais a pena tentar fazer 2 cervejas no mesmo dia... ou em 2 dias consecutivos ? E fermentar as 2 junto.

Porque elas vão ficar prontas juntas no final do cold.
E se você, por acaso, só tem um dia por semana pra brassar... se quando for brassar a segunda a primeira não tiver terminado a fermentação ?
Você vai colocar a segunda e fazer a primeira diminuir a temperatura no final da fermentação, ao invés de aumentar que seria o ideal.


Eu, se possível, brassaria 2 em sequencia e fermentaria junto.
(mas teria que ter cuidado com as temperaturas de fermentação... pois você só conseguiria controlar de uma delas.)
 
Boa tarde.
Esta semana vou fazer algo parecido... Vou brassar uma lager no domingo e manter a temperatura baixa (12ºC) por uns 3 dias... vou subindo até 18º C no próximo final de semana (domingo), quando vou brassar uma Ale.... e portanto, com temperatura de fermantação em 18º C e a lager em descanso de diacetil por 08 dias.... sendo que as duas seguirão para cold juntas e ficarão prontas juntas...
Abraços
 
Já deixei brejas com base de trigo por 15 dias no fermentador após pararaem de atenuar sem problemas, as ALEs mais lupuladas já chegaram a ficar 12 dias... O que costumo fazer é apenas deixar o DH quando necessário para os últimos dias, assim não tem muita perda de aromas...
Atente-se que a cerveja no fermentador deve ficar em um local fresco, longe de fontes de calor e luz.. e evite manipular o recipiente.... O resultado será uma breja mais maturada, e o resultado pode te surpreender.
 

Latest posts

Back
Top