Açucar invertido com laranja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal tudo bem?
estou fazendo uma leva de 20 litros com 2kg de trigo (maltado)/ 3kg de pielsen e usando o t58.
O que acontece é essa brassagem saiu toda torta. Começando no grist, não consegui o trigo não maltado. Depois durante a fervura, esqueci as cascas de laranja... confesso que já tava meio balão de tanta cerveja que tomei e acabou ficando sem. Mandei p o fermentador já tem quase 2 semanas.
Ontem, minha esposa trouxe umas mixiricas lindas e cheirosas e acabei pensando na hora de um jeito de coloca-las nesta cerveja, pois já está a 11 dias fermentando, creio que este final eu envaso...
Pergunta: será que durante a confecção do açucar invertido eu posso colocar as cascas desta mixirica? "Pega" o aroma? pensei assim, pois seria o jeito mais seguro de sanitizar estas cascas.
Alguem já fez algo parecido?
 
Oi Pessoal tudo bem?
estou fazendo uma leva de 20 litros com 2kg de trigo (maltado)/ 3kg de pielsen e usando o t58.
O que acontece é essa brassagem saiu toda torta. Começando no grist, não consegui o trigo não maltado. Depois durante a fervura, esqueci as cascas de laranja... confesso que já tava meio balão de tanta cerveja que tomei e acabou ficando sem. Mandei p o fermentador já tem quase 2 semanas.
Ontem, minha esposa trouxe umas mixiricas lindas e cheirosas e acabei pensando na hora de um jeito de coloca-las nesta cerveja, pois já está a 11 dias fermentando, creio que este final eu envaso...
Pergunta: será que durante a confecção do açucar invertido eu posso colocar as cascas desta mixirica? "Pega" o aroma? pensei assim, pois seria o jeito mais seguro de sanitizar estas cascas.
Alguem já fez algo parecido?

Você ainda está balão? pois no assunto fala de laranja e na descrição fala mexirica...kkk

Acredito que possa fazer um chá com as raspas sem problemas.

Cuidado somente com a parte branca pq pode ficar adstringente e amarga...

Em todo caso, experimenta o chá antes e veja se o sabor é bom...se for...não há problema algum em adicionar
 
hahaha vdade.. é que eu estava estudando adição de laranja me empolguei.. mas tem razão, é mixirica... :) Tem ideia das quantidades?
 
hahaha vdade.. é que eu estava estudando adição de laranja me empolguei.. mas tem razão, é mixirica... :) Tem ideia das quantidades?

Vixe...usei uma vez só recentemente...
Coloquei 32g de raspas de laranja para 30 litros e curti o resultado.
Não ficou tão evidente a laranja, talvez um pouquinho a mais seria melhor...não sei mesmo...Tenta usar uns 35g para 30 litros
 
Cara, no geral, não tente saborizar/flavorizar a cerveja no processo de refermentação, e nem use nada diferente de açúcar comum. Qualquer coisa que se imaginar, será mais efetivo e seguro em outras partes do processo, como fervura, fermentação secundária, etc.

Abraço,
 
Cara, no geral, não tente saborizar/flavorizar a cerveja no processo de refermentação, e nem use nada diferente de açúcar comum. Qualquer coisa que se imaginar, será mais efetivo e seguro em outras partes do processo, como fervura, fermentação secundária, etc.

Abraço,
Guenther,

Pegando uma onda na sua deixa. Eu poderia colocar as cascas de laranja, por exemplo, em uma hop bag durante a maturação? Seria efetivo? Ou, adicionar uma pequena quantidade de chá na maturação? Segundo sua experiência o que seria mais viável?

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Oi Pessoal tudo bem?
estou fazendo uma leva de 20 litros com 2kg de trigo (maltado)/ 3kg de pielsen e usando o t58.
O que acontece é essa brassagem saiu toda torta. Começando no grist, não consegui o trigo não maltado. Depois durante a fervura, esqueci as cascas de laranja... confesso que já tava meio balão de tanta cerveja que tomei e acabou ficando sem. Mandei p o fermentador já tem quase 2 semanas.
Ontem, minha esposa trouxe umas mixiricas lindas e cheirosas e acabei pensando na hora de um jeito de coloca-las nesta cerveja, pois já está a 11 dias fermentando, creio que este final eu envaso...
Pergunta: será que durante a confecção do açucar invertido eu posso colocar as cascas desta mixirica? "Pega" o aroma? pensei assim, pois seria o jeito mais seguro de sanitizar estas cascas.
Alguem já fez algo parecido?

ferosan,

Pela minha experiência, a melhor forma de adicionar cítricos pós-fervura é por tintura. Nunca fiz de mexirica/tangerina, mas de vários tipos de limões e laranjas.

Sempre cuidando para tirar a casca deixando a parte branca pra trás, coloque uma quantidade de cascas num pote ou garrafa flip-top e encha com uma solução de álcool de cereais+água numa proporção de 1:3 ou 1:4.

Isso garante boa extração dos aromas e vc pode fazer testes com amostras de cerveja, antes de dosar no momento do priming ou fermentação secundária, o que é uma grande vantagem sobre adicionar diretamente as casacas, já que vc não teria como prever o resultado dessa forma.

Abraço
 
Eu já fiz umas 3 ou 4 vezes, com diferentes ervas (capim limão, hortelã, folhas de laranja, pimenta rosa). O resultado fica muito bom, na minha opinião.

O aroma e sabor ficam mais presentes do que quando se adiciona na fervura.

Faço um chá bem forte da(s) erva(s), deixo ferver tampado um ou dois minutos, tiro as ervas (coando o chá), fervo mais um minuto tampado e deixo esfriar, sem tirar a tampa.

Depois coloco junto com o priming, logo antes de engarrafar.

Como vai direto para a garrafa, o chá tem que estar muito bem coado, para evitar borra em excesso. É melhor não jogar finzinho do canecão, pois sempre fica um pouco de material decantado ali.

Depois de coar, tem que ferver de novo, para sanitizar o chá. Deixo sempre tampado para o vapor sanitizar a tampa também e evitar contaminação com a condensação do vapor, que vai se formar na tampa e pingar no canecão de novo.

Faço a solução de priming separada.
 
Back
Top