8º Brassagem - Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal,

continuando com o objetivo de brassar pelo menos uma cerveja por mês, estou indo para a 8º brassagem e a escolhida da vez é uma Witbier.

Não será uma Wit clássica, a receita está decidida, segue:

20 litros
ABV: aproximadamente 5%
IBUs: aproximadamente 16

2,3 kg Malte Pilsen
1,8 kg Malte de trigo
0,23 kg Trigo em flocos
0,17 kg Aveia em flocos

17gr Sorachi Ace 60 minutos
15gr Sorachi Ace 5 minutos

20gr Semente de Coentro (5min fervura)
25gr de casca de Limao Siciliano (5min fervura)
20gr de Capim-Limao (5min fervura)
25gr de Gengibre (10min fervura)

1 pacote Lallemand Belle Saison (devidamente hidratado) - antes que venham dizer que é pouco fermento, esse fermento atenua muito bem, a OG é baixa e vou fazer isso como um teste

Mosturação à 65 graus por 90 minutos (sem rampas)
Fervura de 90 minutos também

Como de costume, irei atualizando conforme as etapas forem acontecendo. Será brassada nesse sábado!
 
Tudo errado nessa brassagem, parece que estou desaprendendo!!!! 7ª Brassagem foi um fiasco e essa também.

Muitos problemas na moagem. O trigo eu moi no liquidificador e mesmo usando 200gr de casca de arroz eu consegui entupir! Brassagem longa, e no fim consegui apenas levar 19 litros para o fermentador e não os 20 que eu esperava. A OG ficou em 1052 enquanto eu planejava 1045, assim sendo, acabei colocando mais um pacote de fermento.

Até o momento do gengibre e das outras especiarias o aroma estava ótimo, assim que coloquei o capim limao o cheiro dele dominou tudo. Vou esperar para ver como ficou mas é provável que eu refaça a receita sem ele na próxima vez.

O Belle Saison é uma máquina, o lag time foi quase nulo e está trabalhando a todo vapor.

Por um erro da minha geladeira comecei a fermentação a 16 graus, hoje subi para 17, amanha vou para 18.
 
Tudo errado nessa brassagem, parece que estou desaprendendo!!!! 7ª Brassagem foi um fiasco e essa também.

Muitos problemas na moagem. O trigo eu moi no liquidificador e mesmo usando 200gr de casca de arroz eu consegui entupir! Brassagem longa, e no fim consegui apenas levar 19 litros para o fermentador e não os 20 que eu esperava. A OG ficou em 1052 enquanto eu planejava 1045, assim sendo, acabei colocando mais um pacote de fermento.

Até o momento do gengibre e das outras especiarias o aroma estava ótimo, assim que coloquei o capim limao o cheiro dele dominou tudo. Vou esperar para ver como ficou mas é provável que eu refaça a receita sem ele na próxima vez.

O Belle Saison é uma máquina, o lag time foi quase nulo e está trabalhando a todo vapor.

Por um erro da minha geladeira comecei a fermentação a 16 graus, hoje subi para 17, amanha vou para 18.

Poderia ter adicionado um litro de água, já que os insumos foram todos quantificados para 20L e você obteve uma OG maior. Mas acho que não foi de tanto um fiasco.
Nos conte o resultado.
 
Pois é Gabriel, o problema é que eu uso água mineral e não tinha mais nada!!! Como a água da minha casa é da rede e sem filtro eu optei por não arriscar.

Mas vamos ver como fica!
 
Pois é Gabriel, o problema é que eu uso água mineral e não tinha mais nada!!! Como a água da minha casa é da rede e sem filtro eu optei por não arriscar.

Mas vamos ver como fica!

É, neste caso eu também não arriscaria!
Vamos vendo!
 
Apenas atualizando...essa leva já está carbonatando no postmix. O Belle Saison é brutal, minha OG ficou um pouco maior do que o esperado e ele atenuou muito mesmo assim. Esperava algo perto de 1.007 e acabou em 1.003.

O aroma do capim-limão diminuiu bastante, o coentro e gengibre estao mais presentes.

Obviamente que dei uma experimentada por curiosidade e ficou confuso. Dá para sentir bem todos os ingredientes, mas no fim acho que a mistura de todas essas "especiarias" não me agradou como o esperado. O cítrico que eu esperava do limão siciliano e sorachi é quase imperceptível. Ele está com o perfil mais doce, talvez pelo gengibre, não sei.

De qualquer maneira vou provar devidamente carbonatada esse fim de semana e poderei fazer um relato mais preciso.
 
Ontem tomei o primeiro copo dessa "Wit". Cor e espuma ficaram perfeitas, extamente como o planejado. O teor alcoólico ficou maior do que o esperado mas mesmo assim não sente-se o álcool no paladar.

Para ser sincero não me agradou. A mistura de "especiarias" cobrou seu preço e a cerveja ficou uma salada de frutas. O coentro está bem presente assim como o gengibre, porém chega a estar enjoativo. Acho que o fato de eu ter usado semente de coentro frescas e bem maceradas pesou, deveria ter usado menos.

Drinkability fraca, difícil tomar mais de um copo.

Na proxima tentativa irei mudar a receita. De todas as minhas receitas essa é a única a qual eu não repetiria.
 
Legal o relato @Ipera. Por isto eu sempre começo por uma proporção mais baixa. Minha primeira wit fiz com coentro, raspas de limão siciliano e hortelã e fui bem cuidadoso: para 20 L foram 9g de coentro fresco, 14g de raspas de limão siciliano e 10g de hortelã e gostei do resultado.
 
Legal o relato @Ipera. Por isto eu sempre começo por uma proporção mais baixa. Minha primeira wit fiz com coentro, raspas de limão siciliano e hortelã e fui bem cuidadoso: para 20 L foram 9g de coentro fresco, 14g de raspas de limão siciliano e 10g de hortelã e gostei do resultado.

Com certeza cortaria o coentro e gengibre pela metade, tiraria o capim-limao da receita e dobraria o limao siciliano! Tomara que o pessoal goste, pois o postmix encheu na boca!!!
 
Wit é complicadinha de fazer. A minha eu fui na clássica (50% trigo em flocos 50% pilsen belga). Coloquei BASTANTE palha de arroz (1,5kg para 50 litros) e não tive entupimentos. Para 20 litros eu utilizaria uns 600g no mínimo. Sobre as especiárias, realmente tem que tomar muito cuidado. Na minha também não inventei e segui a clássica laranja e semente de coentro. Ficou MUUUUITO boa. A levedura utilizei líquida da White Labs (WLP400). Ficou muito parecida com a Hoegaarden.
 
Pessoal,

continuando com o objetivo de brassar pelo menos uma cerveja por mês, estou indo para a 8º brassagem e a escolhida da vez é uma Witbier.

Não será uma Wit clássica, a receita está decidida, segue:

20 litros
ABV: aproximadamente 5%
IBUs: aproximadamente 16

2,3 kg Malte Pilsen
1,8 kg Malte de trigo
0,23 kg Trigo em flocos
0,17 kg Aveia em flocos

17gr Sorachi Ace 60 minutos
15gr Sorachi Ace 5 minutos

20gr Semente de Coentro (5min fervura)
25gr de casca de Limao Siciliano (5min fervura)
20gr de Capim-Limao (5min fervura)
25gr de Gengibre (10min fervura)

1 pacote Lallemand Belle Saison (devidamente hidratado) - antes que venham dizer que é pouco fermento, esse fermento atenua muito bem, a OG é baixa e vou fazer isso como um teste

Mosturação à 65 graus por 90 minutos (sem rampas)
Fervura de 90 minutos também

Como de costume, irei atualizando conforme as etapas forem acontecendo. Será brassada nesse sábado!

Amigo, pode me dizer os nomes dos Grãos no BS?

Trigo em flocos??
Aveia em flocos??

Abraço,
 
Back
Top