5.2 Mash pH Stabilizer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Estou encontrando varios posts sobre o uso desse produto para equilibrar o Ph do mosto, e os relatos são interessantes. Alguem saberia me dizer se é realmente bom, se já utilizou ou se é realmente nescessario esse produto? E aonde consigo encontra-lo para venda no Brasil? pois só encontro em sites estrangeiros.
 
Uso para ajustar o ph da agua de lavagem. Funciona bem. Ótimo para baixar o PH. Mas nao funciona se precisar subir.

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
essa é minha intençao, baixar na hora da lavagem. rabello, voce saberia dizer aonde consigo comprar?
 
essa é minha intençao, baixar na hora da lavagem. rabello, voce saberia dizer aonde consigo comprar?
ele é basicamente composto de ácido fosfórico.
vc pode comprar acido fosforico grau alimentício, acido latico, ácido cítrico, etc...todos funcionam bem

Enviado de meu LG-D625 usando Tapatalk
 
Corrijam-me se eu estiver errado, mas a diferença do PH 5.2 Stabilizer para o ácido lático, fosfórico, etc, é que o PH 5.2 trabalha com uma solução tampão, ou seja, você usa a quantidade indicada para tantos litros e ele vai baixar ou elevar o PH mantendo estabilizado em 5.2. Já os demais servem só para baixar, ou só pra elevar, e você tem que fazer o cálculo das quantidades, ir colocando aos poucos e medindo sempre o PH pra ver como fica, sendo que com os ácidos o PH muda com a dição de outros ingredientes o que quer dizer que você tem que calcular já contando que em contato com o mosto vai baixar mais o PH.
Só pra constar eu uso ácido lático, mas usaria o PH 5.2 se encontra-se no mercado.
 
Eu tenho um potinho do 5.2 largado. Não uso mais. Comprei no Brew Head Shop mas hoje não anunciam mais...

Aqui no fórum já foi dito que "Abandona o 5.2. É uma bomba de sódio e pode te causar mais problemas que soluções. (na terceira pag no post Correção de Sais que começou em 19-05-2015)".

Nos sites americanos a tônica dominante é contra o uso na linha de elevar muito o sódio, não funcionar corretamente e até dizer que "só usa o ph 5.2 quem não mede o pH". Posições bem fortes que me influenciaram.

O uso do pH 5.2 só faz sentido na brassagem ao (alegadamente) estabilizar o pH do mosto no pH de 5,2. entretanto, pH entre 5,1 e 5,4 vão ocorrer naturalmente se usarmos os malte usuais (pouco malte modificado), água usual (nem muito ácida e nem muito básica ou alcalina).

Faz sentido é baixar o pH da água de lavagem para algo perto de 6. Eu uso ácido lático e a quantidade é estimada via a planilha Brunwater (//sites.google.com/site/brunwater/home). Colocando os maltes da receita na planilha, ela estima o pH do mosto na brassagem e, no meu caso, sempre oscila em torno de 5,2 a 5,4. Ou seja, os maltes ajustam o pH naturalmente. Como o trabalho que suporta a planilha é bem sério (veja o site do sujeito...) eu aceito e uso esses resultados e dai que largei de mão do pH 5,2.
 
Back
Top