24h na geladeira antes de beber??? Verdade ou mito?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xiuaua182

Member
Joined
Oct 5, 2016
Messages
7
Reaction score
2
Senhores, boa noite.

Assistindo vídeos gringos sobre homebrewing, deparei-me com uma gaivota (loirinha gata, por sinal) que falava que depois da cerveja pronta (devidamente carbonatada na garrafa), deve-se colocá-la na geladeira 24h antes do consumo para, supostamente, homogeneizar o CO2 com o líquido.

Confere, produção?

Qnd vão beber suas cervas vocês simplesmente gelam e bebem? Ou deixam de um dia pro outro na geladeira?

Parece bobeira, mas não achei nada aqui no fórum a respeito e mania é froid. Depois q vi esse vídeo, recomendo a minha galera para deixar 24h na geladeira antes da degustação...

Um abraço...
Gustavo José
 
Sim, o processo de carbonatação não é somente criar gás na garrafa.. existe um processo para o CO2 dependente de temperatura e pressão da garrafa para ele se tornar aquoso.. (Lei de Henry)

esse processo varia, mas leva mais de 24h para ocorrer de forma completa. Além disso, o CO2 pode tornar-se ácido carbonico (em pequena quantidade).. outro aspecto envolvido na carbonatação em relação a percepção dele na cerveja!

abraço!
 
Amigo, sou leigo ainda.. Olha, envasei uma cerveja há algumas semanas. Coloquei 2 garrafas na geladeira. Uma delas tomei 30min depois que coloquei no congelador. Percebi um off flavor de cheiro de fermento na bebida (consequência de algum erro do processo, enfim). Dois dias depois meu irmão foi em casa, e abri a segunda garrafa (que já estava na geladeira há 48 horas) esperando encontrar o off flavor ainda predominante. Realmente, a espuma estava mais "consolidada" e "homogeneizada" com o o líquido, além do off flavor de fermento ter reduzido bastante. Fiz um novo teste com duas novas garrafas, e isso aconteceu novamente. Agora tenho deixado as garrafas na geladeira com pelo menos 24hrs de antecedência. Faça o teste!
 
Sim, e costumam estar muito bem carbonatadas e com CO2 inserido, mas não tenho fundamentos técnicos e científicos para validar se isto é valido ou não.

Qnd vão beber suas cervas vocês simplesmente gelam e bebem? Ou deixam de um dia pro outro na geladeira?


Gustavo José
 
Acho que se isso fosse verdade o pessoal que usa o tal do SuperCooler notaria diferença.

noo

existe diferença entre gelar cerveja com supercooler (latas comerciais já carbonatada prontas) em minutos e beber e....

sua breja com gás carbônico gasoso ainda na sua maioria no headspace da garrafa

como já foi dito, o processo que faz com que o gás carbonico saia de sua forma gasosa para sua forma aquosa (CO2aq, que é hidratado com duas moléculas de h2o) leva tempo e é dependente da pressão da garrafa..

baixa-se a temperatura pra aumentar esse processo, pois menores temperaturas fazem com que o líquido tenha maior capacidade de adsorção dos gases.. além disso, uma pequena porção desse CO2 vai virar ácido carbônico, acentuando a sensação de carbonatação da cerveja
 
Para mim, pelo menos por experiência própria de percepção, uma cerveja gelada por mais de 24h fica com a carbonatação, espuma e etc melhor do que se eu pegar uma em temperatura ambiente e botar no turbo freezer...

Como os amigos falaram acima, o CO² se solubiliza melhor com a cerveja em temperaturas baixas...

[ ]´s
 
noo

existe diferença entre gelar cerveja com supercooler (latas comerciais já carbonatada prontas) em minutos e beber e....

sua breja com gás carbônico gasoso ainda na sua maioria no headspace da garrafa

A diferença não é entre Comercial e Caseira. Essa questão do gás carbônico não é "coisa de cerveja caseira" acontece quando você quer abrir antes da hora. Se você esperar 1 mês pra abrir a garrafa pode sim gelar rápido que vai dar na mesma das comerciais.
 
A diferença não é entre Comercial e Caseira. Essa questão do gás carbônico não é "coisa de cerveja caseira" acontece quando você quer abrir antes da hora. Se você esperar 1 mês pra abrir a garrafa pode sim gelar rápido que vai dar na mesma das comerciais.

pode crer, tinha entendido o seguinte: priming-gás-gelar24h e abrir logo em seguida

abraço!
 
Back
Top