+11 dias na fermentação da weiss?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rlgiovani

Member
Joined
Jul 8, 2016
Messages
8
Reaction score
1
Pessoal,

Eu brassei uma weiss numa quarta 27/07.
Hj é 06/08 e a breja ainda ta fermentado. Pelo menos o airlock ainda borbulha...
Já são praticamente 11 dias na fermentação...

Ta certo isso?

To perguntando pq é minha segunda brassagem e na primeira não ficou mais doq 6 ou 7 dias na fermentação primária...

Obrigado e absss
 
Qual o fermento e qual a OG ?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
OG 1048 e fermento WB06.
Acabei usando mais doq deveria pq ia colocar 1,5 pacote pra 18L, acabei colocando essa quantidade em 12,5 pq evaporou a diferença na fervura...
 
E o que a gravidade da cerveja diz? Ainda está atenuando?

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu não medi mais...
Mas acho q pelo airlock ainda estar trabalhando ainda está atenuando certo? Ou isso não é regra?
 
Sempre há algum gás sendo liberado, mas em menor quantidade.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Já aconteceu comigo no início, quando o fermentador tá em geladeira com temperatura controlada e vc abre ela, ou a diferença de temperatura externa é mais alta que a de dentro, o airlock começa a borbulhar. Um bom exemplo disso é se tu esquentar rapidamente o ambiente onde ela está, vai começar a borbulhar. Se estiver mais frio e a fermentação menos intensa, ele para de borbulhar, fecha a geladeira e começa de novo.

O melhor é validar pela densidade para ter certeza.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Pessoal,

Eu brassei uma weiss numa quarta 27/07.
Hj é 06/08 e a breja ainda ta fermentado. Pelo menos o airlock ainda borbulha...
Já são praticamente 11 dias na fermentação...

Ta certo isso?

To perguntando pq é minha segunda brassagem e na primeira não ficou mais doq 6 ou 7 dias na fermentação primária...

Obrigado e absss
É normal sim especialmente se está fermentando a uma temperatura mais baixa. Estou fermentando com o WB-06 desde 31/08 e ainda está borbulhando e atenuando a densidade.
 
Já aconteceu comigo no início, quando o fermentador tá em geladeira com temperatura controlada e vc abre ela, ou a diferença de temperatura externa é mais alta que a de dentro, o airlock começa a borbulhar. Um bom exemplo disso é se tu esquentar rapidamente o ambiente onde ela está, vai começar a borbulhar. Se estiver mais frio e a fermentação menos intensa, ele para de borbulhar, fecha a geladeira e começa de novo.

O melhor é validar pela densidade para ter certeza.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Então só pode ser isso...

Pq estou com o freezer a 19,5 e do lado de fora devia estar uns 22 mais ou menos...

Vivendo e aprendendo rs
 
Medi a densidade hj... Está em 1009.

Acredito que já tenha atenuado ao máximo pelo estilo da cerveja certo? (Já sei q preciso medir novamente para ter certeza rs)

Um gosto que senti provando foi de algo um pouco adstringente ou um leve azedo, parecido como q se estivesse com gás. Alguém sabe me dizer se é algum off flavor e qual é? Ou ela apenas está "verde"??

Foi a msm coisa com a primeira IRA q eu fiz más depois ela ficou show, pelo menos pra mim q não sei identificar os off flavors ainda.

Vlw pela opinião galera tem ajudando muito.
Esse fórum é show
 
Medi a densidade hj... Está em 1009.

Acredito que já tenha atenuado ao máximo pelo estilo da cerveja certo? (Já sei q preciso medir novamente para ter certeza rs)

Um gosto que senti provando foi de algo um pouco adstringente ou um leve azedo, parecido como q se estivesse com gás. Alguém sabe me dizer se é algum off flavor e qual é? Ou ela apenas está "verde"??

Foi a msm coisa com a primeira IRA q eu fiz más depois ela ficou show, pelo menos pra mim q não sei identificar os off flavors ainda.

Vlw pela opinião galera tem ajudando muito.
Esse fórum é show

Faça as medições e siga os passos conforme planejado. Não experimente a cerveja enquanto ela não estiver pronta. Depois de pronta, experimente e, caso constate algo que não te agrade, pesquise e corrija na próxima leva.

O problema nem é experimentar em si, o problema é começar a achar um milhão de coisas em uma cerveja que não está pronta e, obviamente, não está boa.

Abraços.
 
O azedo pode ser só excesso de fermento do fundo do balde.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Minha suspeita é que tem algum gás dissolvido na sua cerveja...
Ele fica estável quando esta na geladeira ai vai se desprendendo aos poucos (por aumento de temperatura, agitação ou simplesmente vai soltando do liquido) e solta algumas bolhas no airlock...
E já que vc disse que tem um "gosto parecido como se estivesse com gás", pode ser que esteja com gás mesmo. hahaha
Isso já aconteceu com uma pilsen que eu fiz, porém estava fermentando a 10ºC.

Só tome cuidado com o excesso de primer para refermentação na garrafa, como ela pode já ter gás diluído no liquido pode ser que fique exagerado.

No meu caso como eu passo para outro balde para misturar o primer e engarrafar, o gás diluído saiu quase que totalmente, então não tive problemas com isso
 
O azedo pode ser só excesso de fermento do fundo do balde.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
9 em cada 10 relatos de gosto estranho entre iniciantes é isso.

Fermento em suspensão e ansiedade em experimentar algo que ainda não está pronto.

Passa com o tempo. :)

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
 
Estou passando pela mesma situação.

Uma weiss com OG 1056 e fermento da DrYeast Y12 (similar ao Wyeast 3068).

O FG está batendo 1009. Não creio que exista açúcar fermentável ainda, mas o airlock não para de borbulhar.

Vale mencionar que eu adicionei 2,5g de carbonato de cálcio na brassagem (20l).

Pra mim é a primeira vez que o airlock fica tanto tempo ativo.

Meu medo é passar para a maturação e ter problemas de garrafa estourando quando fizer o primming/envase....
 
Estou passando pela mesma situação.

Uma weiss com OG 1056 e fermento da DrYeast Y12 (similar ao Wyeast 3068).

O FG está batendo 1009. Não creio que exista açúcar fermentável ainda, mas o airlock não para de borbulhar.

Vale mencionar que eu adicionei 2,5g de carbonato de cálcio na brassagem (20l).

Pra mim é a primeira vez que o airlock fica tanto tempo ativo.

Meu medo é passar para a maturação e ter problemas de garrafa estourando quando fizer o primming/envase....
@Zehzit0, pra quê o carbonato de cálcio?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 
Back
Top