1ª Brassagem APA

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chris13

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May 31, 2017
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Fala aí galera,

primeiramente queria relatar que venho acompanhando esse fórum por 6 meses, além de ler vários livros sobre o assunto, antes de me aventurar na prática de produção de cerveja artesanal. Muito bom ter uma excelente fonte de pesquisa e troca de experiências como esta aqui. Show de bola! :ban:

Sábado (27/05) fiz minha primeira brassagem sozinho em minha casa. Antes eu já havia auxiliado um amigo e isso me deu mais confiança para comprar meu equipamento e produzir.

Resolvi fazer 30 litros de uma American Pale Ale, seguindo a receita abaixo. Como o pessoal lá de casa não está muito acostumado com cervejas mais amargas ou lupuladas como APA, IPA, etc, não quis chegar num IBU muito alto, mesmo gostando muito desse perfil.

5 Kg de Pale Ale (57,14%)
3 Kg de Pilsen Agrária (34,29%)
0,75 Kg de Carared (8,57%)
40 g de Cascade (60 min)
35 g de Amarillo (15 min)
10 g de Cascade (10 min)
15 g de Amarillo (10 min)
1 pastilha de Whirlfloc (15 min)
2 pacotes do fermento Nottingham

OG 1,058
FG 1,014
IBU 34,1
ABV 5,8%

Brassagem

Fiz infusão simples com apenas uma rampa de 67 graus durante 60 min. Mantive a panela fechada durante quase todo esse tempo. A temperatura se manteve bem estável, apesar da ansiedade (toda hora dava vontade de olhar o termômetro).
Corrigi a temperatura apenas duas vezes. E quando acendi o fogo, ativei a bomba de recirculação para não caramelizar o fundo, pois uso fundo falso.
Após 60 min, fiz o teste do iodo e estava quase lá. Esperei mais uns 10 min e já estava ok (cor bem alaranjada, sem reação de iodo). Fiz o mashout a 76 graus e depois recirculei com a bomba por 15 min.
Depois que o mosto já estava bem filtrado, transferi para a panela de fervura e ao mesmo tempo fui fazendo a lavagem dos grãos com a escumadeira.
Bom, aí que surgiu um probleminha. A vazão da água estava alta, então logo secou o líquido da panela de mostura e parou a transferência do mosto.
Tive de desligar a bomba e ir fazendo a lavagem até acumular mais liquido na panela. Depois, fiz uma nova recirculação pois deu uma avacalhada na cama de grãos rsrs.

Fervura e resfriamento

Tudo normal. Deixei por 60 minutos depois que começou a ferver e fui adicionando os lupulos nos tempos certos. 10 min antes do final, coloquei o chiller de imersão na panela para esterelizar. Fiz o whirlpool quando desliguei o fogo, por dentro do chiller. Deu espaço pra fazer legal. Esperei por 10 min e começei o resfriamento com um pré chiller num balde com bastante gelo. Chegou nos 30 graus em 15 min, mas depois foi caindo mais lentamente. Chegando nos 25, transferi para o balde aerando bem e inoculei o fermento hidratado previamente.

A OG atingida foi de 1,059 e estou fermentando a 18º graus inicialmente. 13 horas após o final da brassagem, o airlock já estava borbulhando :D. Acho que a hidratação da levedura contribuiu para esse Lag Time. Como fui fominha rsrs e acabei deixando pouco headspace no balde, transbordou um pouco pelo airlock e sujou a tampa do balde algumas vezes. Mas agora já estabilizou a levedura.

Estou pensando em aumentar a temperatura até 22 graus e acompanhar a atenuação, medindo até estabilizar. Depois pretendo abaixar para 2 graus antes de transferir para o balde de maturação para decantar o fermento. Devo maturar a 8 graus por 15 dias.
Ainda não tenho segurança para fazer um Dry Hop, apesar de querer muito rsrs.
Até agora o cheiro está bem bom e sem sinal de contaminação.

Algumas dúvidas:

- Fervi a água de hidratação da levedura mesmo sendo água mineral de galão. Isso é necessário?

- Notei que alguns grãos ficaram passaram inteiros na moagem, mas no inicio da moagem eu verifiquei bem e todos estavam sendo abertos. Seria bom verificar a regulagem quando se usa mais de um tipo de malte? De repente moer um tipo e depois regular para outro tipo...


Bom, acho que é isso. Não sei se esqueci de alguma coisa. Por favor, opinem. Aguardo críticas e sugestões.

Abraços e cheers! :mug:
 
Bem, quanto às suas dúvidas:

1) Sempre bom garantir que a água esteja esterelizada. Acho um algo tão rápido que não vale a pena correr o risco. Não acha?

2) O que faço sempre é misturar os grãos na hora de moer. Isso tem facilitado tanto a moagem de grãos, principalmente os sem casca, quanto o tempo. Isto pode até ser empírico, mas senti esta diferença. rs
 
Bem, quanto às suas dúvidas:

1) Sempre bom garantir que a água esteja esterelizada. Acho um algo tão rápido que não vale a pena correr o risco. Não acha?

2) O que faço sempre é misturar os grãos na hora de moer. Isso tem facilitado tanto a moagem de grãos, principalmente os sem casca, quanto o tempo. Isto pode até ser empírico, mas senti esta diferença. rs

Valeu pela dica! :rockin:
 
Hoje medi a densidade com o refratometro depois de quase 5 dias de fermentação e está com 8 Brix.

Só para ter uma ideia da densidade específica, joguei os valores na calculadora abaixo.

https://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Considerando que a OG deu 15.5 brix, se eu estiver calculando certo, a densidade específica (corrigida pela formação de álcool) deve estar por volta de 1,014.

Vou medir amanhã para ver se estabilizou.

É normal com apenas 5 dias já chegar na FG desejada? Lembrando que ainda devo medir com o densimetro depois de estabilizar para maior precisão.

Valeu:)
 
Sim, é normal.
se não se controla a temperatura e ela estiver adequada (ou mesmo acima do adequado) o fermento vai trabalhar "loucamente" e é possível consumir todo o açúcar disponível em 4 dias. porém esta atividade "vida loca" (em altas temperaturas) normalmente resulta na produção de álcoois superiores, dai é dor de cabeça na certa.

Christiano, homebrewing é uma arte anti-ansiolítica, ansiedade só traz cerveja ruim.

Comecei nisto exatamente para aprender a esperar e não me frustrar de não poder ter o controle total do processo, uma vez que por mais controle que se tenha, mais cuidado se se aplique, ainda há uma boa carga de fatores que não são controláveis para o home brewer. Já diz o ditado: "O homem faz o mosto; quem faz a cerveja é a levedura."

Use a medida do FG para saber se atenuou tudo ou não. A FG dada pelos SW são em base de cálculos sobre situações estáticas. Tua mosturação foi toda na mesma temperatura usada no cálculo (inclusive em cima, no meio e embaixo da panela) ? 100% do tempo ? A quantidade de água, de evaporação, de perda, de efetivamente enviada para o fermetador foi rigorosamente medida?
Sei que a resposta de todas as perguntas foi provavelmente NÃO. Então relaxa, toma a última skol ou nova schin da tua vida e espere 2 ou 3 semanas, carbonate e seja feliz.
 
Sim, é normal.
se não se controla a temperatura e ela estiver adequada (ou mesmo acima do adequado) o fermento vai trabalhar "loucamente" e é possível consumir todo o açúcar disponível em 4 dias. porém esta atividade "vida loca" (em altas temperaturas) normalmente resulta na produção de álcoois superiores, dai é dor de cabeça na certa.

Christiano, homebrewing é uma arte anti-ansiolítica, ansiedade só traz cerveja ruim.

Comecei nisto exatamente para aprender a esperar e não me frustrar de não poder ter o controle total do processo, uma vez que por mais controle que se tenha, mais cuidado se se aplique, ainda há uma boa carga de fatores que não são controláveis para o home brewer. Já diz o ditado: "O homem faz o mosto; quem faz a cerveja é a levedura."

Use a medida do FG para saber se atenuou tudo ou não. A FG dada pelos SW são em base de cálculos sobre situações estáticas. Tua mosturação foi toda na mesma temperatura usada no cálculo (inclusive em cima, no meio e embaixo da panela) ? 100% do tempo ? A quantidade de água, de evaporação, de perda, de efetivamente enviada para o fermetador foi rigorosamente medida?
Sei que a resposta de todas as perguntas foi provavelmente NÃO. Então relaxa, toma a última skol ou nova schin da tua vida e espere 2 ou 3 semanas, carbonate e seja feliz.

Hehehe. Valeu, mas skol e nova schin eu passo longe :mug:
 
A dica que dou: já providência um densímetro para a próxima brassagem. Refratômetro não é muito preciso, precisa ficar corrigindo... enfim, densímetro é melhor.

Outra coisa que estranhei (de forma alguma querendo criticar sua receita) é a quantidade de malte usado para 30l. 8,7kg é quantidade para quem quer uma cerveja mais alcoólica e/ou mais maltada. Não acho necessário para uma APA (7kg a 7,5kg para uma APA de 30l seria de bom tamanho). Também não sei se usaria carared, pois ela vai escurecer sua cerveja, e vai dar notas adocicadas como caramelo e biscoito (o que foge ao estilo). Mas é aquilo: homebrew consiste em experimentar... pode ser que fique uma delícia.

Dá retorno sobre o resultado!
 
A dica que dou: já providência um densímetro para a próxima brassagem. Refratômetro não é muito preciso, precisa ficar corrigindo... enfim, densímetro é melhor.

Outra coisa que estranhei (de forma alguma querendo criticar sua receita) é a quantidade de malte usado para 30l. 8,7kg é quantidade para quem quer uma cerveja mais alcoólica e/ou mais maltada. Não acho necessário para uma APA (7kg a 7,5kg para uma APA de 30l seria de bom tamanho). Também não sei se usaria carared, pois ela vai escurecer sua cerveja, e vai dar notas adocicadas como caramelo e biscoito (o que foge ao estilo). Mas é aquilo: homebrew consiste em experimentar... pode ser que fique uma delícia.

Dá retorno sobre o resultado!

Obrigado pelo retorno. Estamos aqui para aprender. :)

Eu tenho densimetro. Inclusive medi a OG por ele e também pelo refratometro. Estou usando o refratometro para acompanhar a atenuação, para não perder muita cerveja nas medições hehe.

Na verdade, a receita era com menos malte base, mas eu deixei meu pai moendo os grãos enquanto eu fazia outras coisas e ele acabou moendo tudo rsrs. Joguei no Beersmith e tava dentro do estilo. Daí foi assim mesmo... Bom para testar. Depois posto o resultado.

O carared eu pensei em colocar só para dar uma cor na cerva e tinha visto em outras receitas também. Depois digo se deu algum sabor mais adocicado. Tomara que não.
Substituiria por algum outro?

Abraços! :rockin:
 
Sim, é normal.
se não se controla a temperatura e ela estiver adequada (ou mesmo acima do adequado) o fermento vai trabalhar "loucamente" e é possível consumir todo o açúcar disponível em 4 dias. porém esta atividade "vida loca" (em altas temperaturas) normalmente resulta na produção de álcoois superiores, dai é dor de cabeça na certa.

Esqueci de dizer que estou controlando a temperatura com termostato instalado no freezer e colei o sensor no balde com fita isolante e por cima coloquei um pedaço de isopor para isolar do ambiente, de acordo com o que foi orientado por aqui. :)

Valeu, abraços!
 
Fala pessoal! :)

Medi a densidade por 2 dias seguidos e como já tinha estabilizado em 7 brix, fiz a trasfega de balde para iniciar a maturação a 8 graus. Deixei 24 horas antes na temperatura de 2 graus.

Reparei que o fermento ficou bem decantado no fundo do balde formando uma camada bem grossa com cerca de 1 a 2 dedos. Deu para separar bem a cerveja dessa camada e tentei levar o mínimo de resíduo pro outro balde.

Utilizei uma mangueira atóxica para realizar a transferência evitando oxigenação (formação de espuma). Sanitizei tudo com Iodofor (1 ml por litro) e depois borrifei com álcool 70 só pra garantir.

Gostei bastante da cor dela (alaranjada) e o aroma está bem sutil e agradável (cítrico). Vamos torcer para dar tudo certo.

Como não vou utilizar gelatina nesse primeiro momento, vocês acham que se eu abaixar a temperatura de uma vez só, talvez na segunda semana de maturação, para 1 ou 2 graus, consigo um bom resultado de clarificação? Ou alguma outra recomendação?

Obrigado desde já. Abraço :mug:
 
Eu não teria trocado de balde para maturar. Acho risco de mais para resultado de menos.

3 dias a quase 0ºC deve deixar o mais clara possível tua cerveja, mas mesmo assim não é igual ao uso de gelatina ou mesmo carbonatação forçada.
 
Eu não teria trocado de balde para maturar. Acho risco de mais para resultado de menos.

3 dias a quase 0ºC deve deixar o mais clara possível tua cerveja, mas mesmo assim não é igual ao uso de gelatina ou mesmo carbonatação forçada.

Obrigado pelas dicas! :mug:

Talvez na próxima, eu deixe maturando no mesmo balde mesmo, até para comparar. Vi que tem muita opinião dividida sobre isso.

Essa lama de fermento não traria nenhum prejuízo para a maturação?

Mas precisaria de transferir de balde na hora do priming certo? Isso também não correria riscos?

Abraços :)
 
Cristiano, recomendo que você leia o tópico fixo do Guenther sobre Fermentação e Maturação.

Não sou expert no assunto, mas vou deixar a minha opinião.
1. Não vejo a necessidade de maturação na faixa de 8 graus. Se foi feita imediatamente após a fermentação (FG estável), consideraria um problema. A maturação começa no momento que termina a fermentação. O primeiro momento deveria ser a fase de fermentação secundária, onde geralmente subimos a temperatura para o limite recomendável da cepa e mantemos por dias/semanas. Isso mentém o fermento ativo para consumo de compostos gerados durante a fermentação, como o alcóois e Diacetil. Baixando para 8 graus, você vai acabar inativando o fermento. Caso tenha feito isso após um bom tempo de fermentação secundária, aí até ok. Isso seria por motivo de gosto/percepção pessoal, mas eu prefiro fazer logo o cold crash e manter próximo a 0.

2. Na maioria dos casos não é necessário fazer a troca de baldes, pode-se fazer a Fermentação e Maturação no mesmo balde. Eu recomendaria em casos de cervejas que ficarão por meses maturando no balde, ou caso faça um Dry Hopping que permaneça por mais de duas semanas no balde. Fora isso, principalmente para quem está iniciando, não compensa correr o risco de contaminação ou oxidação, além de ter mais um trabalho no processo.

3. É possível conseguir ótimo resultado sem gelatina sim. Faça o Cold Crash para 0 graus e mantenha alguns dias ou semanas nessa temperatura. Quanto mais tempo deixar, melhor para clarificação. Você pode tirar algumas provas para avaliar se já está como gostaria.
 
Cristiano, recomendo que você leia o tópico fixo do Guenther sobre Fermentação e Maturação.

Não sou expert no assunto, mas vou deixar a minha opinião.
1. Não vejo a necessidade de maturação na faixa de 8 graus. Se foi feita imediatamente após a fermentação (FG estável), consideraria um problema. A maturação começa no momento que termina a fermentação. O primeiro momento deveria ser a fase de fermentação secundária, onde geralmente subimos a temperatura para o limite recomendável da cepa e mantemos por dias/semanas. Isso mentém o fermento ativo para consumo de compostos gerados durante a fermentação, como o alcóois e Diacetil. Baixando para 8 graus, você vai acabar inativando o fermento. Caso tenha feito isso após um bom tempo de fermentação secundária, aí até ok. Isso seria por motivo de gosto/percepção pessoal, mas eu prefiro fazer logo o cold crash e manter próximo a 0.

2. Na maioria dos casos não é necessário fazer a troca de baldes, pode-se fazer a Fermentação e Maturação no mesmo balde. Eu recomendaria em casos de cervejas que ficarão por meses maturando no balde, ou caso faça um Dry Hopping que permaneça por mais de duas semanas no balde. Fora isso, principalmente para quem está iniciando, não compensa correr o risco de contaminação ou oxidação, além de ter mais um trabalho no processo.

3. É possível conseguir ótimo resultado sem gelatina sim. Faça o Cold Crash para 0 graus e mantenha alguns dias ou semanas nessa temperatura. Quanto mais tempo deixar, melhor para clarificação. Você pode tirar algumas provas para avaliar se já está como gostaria.

Muito obrigado pelas orientações :)

Depois posto o resultado. Abração!
 
Obrigado pelas dicas! :mug:

Talvez na próxima, eu deixe maturando no mesmo balde mesmo, até para comparar. Vi que tem muita opinião dividida sobre isso.
Diria que 50% de cada lado é baseada em pura lenda ou repetição daquilo "que ouvi dizer não sei de quem".

Essa lama de fermento não traria nenhum prejuízo para a maturação?
Não, nem mesmo se ficasse 2 meses lá. Tenho / tinha garrafas com fermento no fundo por mais de 6 meses (inclusive tomei a pouco uma weiss com 5 meses de envase e todo aquela lama/borra no fundo e estava perfeita). A Lava do balde é praticamente a mesma borra da garrafa, então vale a mesma regra.

Mas precisaria de transferir de balde na hora do priming certo? Isso também não correria riscos?

se tu optar por colocar todo o açúcar de uma vez sim. Se optar por colocar o primming garrafa a garrafa, não.
Já fiz durante as primeiras 6 brassagens colocar com seringa em cada garrafa e envasar direto do balde de fermentação. Deu certo, mas quando passei para 20 l ou mais ficou mais chato de fazer.

Quanto a riscos, sim eles existem, mas sem bem menores pois tu vais deixar a cerveja pronta em contato com o no novo balde por poucos minutos. É bem diferente de deixar ela no mesmo balde por semana ou mais.

Mesmo com a trasfega tu vais acabar necessitando de uma nova transfega para o primming, pois o balde da "maturação" (não gosto desde termo e acho que isto não é maturação, opinião pessoal) depois do cold crash vai acabar com lama no fundo (não tanto como se não trasfegasse) e tu não vais querer suspender ela de novo quando for misturar o primming.

Um abraço e keeping brewing
 
Diria que 50% de cada lado é baseada em pura lenda ou repetição daquilo "que ouvi dizer não sei de quem".


Não, nem mesmo se ficasse 2 meses lá. Tenho / tinha garrafas com fermento no fundo por mais de 6 meses (inclusive tomei a pouco uma weiss com 5 meses de envase e todo aquela lama/borra no fundo e estava perfeita). A Lava do balde é praticamente a mesma borra da garrafa, então vale a mesma regra.



se tu optar por colocar todo o açúcar de uma vez sim. Se optar por colocar o primming garrafa a garrafa, não.
Já fiz durante as primeiras 6 brassagens colocar com seringa em cada garrafa e envasar direto do balde de fermentação. Deu certo, mas quando passei para 20 l ou mais ficou mais chato de fazer.

Quanto a riscos, sim eles existem, mas sem bem menores pois tu vais deixar a cerveja pronta em contato com o no novo balde por poucos minutos. É bem diferente de deixar ela no mesmo balde por semana ou mais.

Mesmo com a trasfega tu vais acabar necessitando de uma nova transfega para o primming, pois o balde da "maturação" (não gosto desde termo e acho que isto não é maturação, opinião pessoal) depois do cold crash vai acabar com lama no fundo (não tanto como se não trasfegasse) e tu não vais querer suspender ela de novo quando for misturar o primming.

Um abraço e keeping brewing

Entendi.
Na próxima leva, então, farei dessa forma. Só mudando de balde para o priming, já que meu volume é de 30 litros e não pretendo fazer o priming na garrafa não.
Abraços! :rockin:
 
Hoje, com 6 dias de maturação ou clarificação, tirei uma prova. Segue foto.
O amargor está bem intenso. Notei no aroma um cheirinho de melão bem agradável. Gostei bastante da cor e da pouca turbidez. Ainda vai ficar mais 1 semana em 2 graus antes de envasar.
Agora é torcer pra não ficar muito amarga no resultado final. Abraços :)
 

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Envasei a cerveja na sexta feira e estou acompanhando a carbonatação na garrafa com ajuda de um manômetro instalado numa garrafa teste.
Estava esperando conseguir envasar umas 44, 45 garrafas, mas "só" deram 38 de 600ml.
Acho que, como no início da fermentação, vazou um pouco pelo airlock e tivemos que retirar um pouco de liquido do balde (por causa do headspace pequeno) e também pelas perdas nas transferências, obtivemos menor volume final.
Provei um pouco e ainda está com um amargor acentuado, na minha percepção.
Depois da brassagem que li a respeito da alta quantidade de Cohumulone presente no Cascade. Pode ter sido isso?
Na próxima, talvez use o Simcoe ou Citra para comparar. Algum outro americano seria mais indicado?
Valeu, abraços.
 
Envasei a cerveja na sexta feira e estou acompanhando a carbonatação na garrafa com ajuda de um manômetro instalado numa garrafa teste.
Estava esperando conseguir envasar umas 44, 45 garrafas, mas "só" deram 38 de 600ml.
Acho que, como no início da fermentação, vazou um pouco pelo airlock e tivemos que retirar um pouco de liquido do balde (por causa do headspace pequeno) e também pelas perdas nas transferências, obtivemos menor volume final.

Muito provavelmente as perdas são das transferências. Por isto só faço uma transferência, para o primming e planejo levas de 20l para engarrafar efetivamente 18l no máximo.

Provei um pouco e ainda está com um amargor acentuado, na minha percepção.
Depois da brassagem que li a respeito da alta quantidade de Cohumulone presente no Cascade. Pode ter sido isso?
Na próxima, talvez use o Simcoe ou Citra para comparar. Algum outro americano seria mais indicado?
Valeu, abraços.
Apostaria mais nos 10/20 min pós fervura até o mosto baixar da casa dos 70~65ºC. Mesmo depois de encerrada a fervura a isomerização dos alfa ácidos continua gerando amargor.
Calculamos 30 mas entregamos 45 IBU´s :fro:

Sou suspeito, mas adoro o Cascade e o Amarrilo. Minha session IPA de verão é baseada neles.
 
Obrigado mais uma vez por responder :)

Fiz uma Oatmeal Stout no sábado e não pretendo fazer transferência de balde nessa. Assim, tento render mais e reduzo meu risco.

Realmente, meu Beersmith é mais antigo e não tem aquela opção de inserir o tempo de resfriamento para levar em consideração no cálculo de IBU.

Vou ficar mais atento quanto a isso.

Abração!
 
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