É preciso diluir o açúcar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jackraulg

Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
24
Reaction score
0
Olá pessoal!
Ontem engarrafei minha primeira cerveja.

Mas na hora de fazer o priming, esqueci de diluir em água fervida. Apenas peguei a quantidade de açúcar indicada pela receita, joguei direto no fermentador, misturei levemente e engarrafei.

Vocês acham que esse vacilo pode causar algum problema?
Grato!!
 
Acho interessante ferver para esterilizar o açúcar mas conheço quem use direto do pacote sem grandes problemas. Eu, pessoalmente, sempre fervo para esterilizar e já transformar parcialmente em açúcar invertido.

Abs
 
pois é...eu ia fazer, mas no calor do momento (marinheiro de primeira viagem), acabei pondo direto o açúcar no líquido precioso.

Mas vocês acham que vai carbonatar normal? Ou devo esperar uma cerveja sem gás, sem espuma?
:(
 
Se mediu direito e não deu infecção deve carbonatar normal. Agora tem que esperar, não há nada que possa fazer.
Como está frio, tá demorando umas 2 semanas para carbonatar em SP, não sei onde está mas não tenha pressa.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Carbonatar, vai! Quando vc joga acucar, vc dá 'comida' p levedura gerar CO2 como produto. Se a vedação foi bem feita, vai sim!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode ter ficado sem misturar direito também, pq o açúcar não dissolve tão fácil, e aí algumas garrafas irão ter mais açúcar que outras com possibilidade de supercarbonatação e explosão.
E se tu mecheu bastante pra dissolver aí oxigenou a cerveja e pode ter problemas com oxidação.
 
grato pela prontidão!!
a princípio acho que não oxigenou....misturei de forma bem suave...mas é possível mesmo.

Quer dizer que quando pôr diluido, não tem necessidade de misturar no balde? Só jogar ali?
 
Tem que misturar igual, mas ele diluído já é liquido, muito mais fácil de misturar do que ele sólido.
 
Uma vez, por preguiça, eu fiz primming direto com açucar refinado. Para misturar é pior, tem que dar uma chacoalhada, só por isso acho que não vale a pena.

Dessa vez os Deuses da cerveja resolveram me castigar pela preguiça e acabei usando o dobro de gramas por litro (eram garrafas de 500ml e eu coloquei como se fosse 1 litro). As primeiras 3 garrafas que abri estavam sensacionais, muito boas mesmo, mas assim que o restante do açucar foi sendo consumido ficou carbonatada demais. As últimas que abri pareciam espumantes de tanto gás. Por sorte nada explodiu e mais sorte ainda que eu resolvi colocar 12 litros no post-mix e apenas engarrafar 6. No fim perdi uns 4 litros dessa leva que tinha ficado sensacional.
 
Uma vez, por preguiça, eu fiz primming direto com açucar refinado. Para misturar é pior, tem que dar uma chacoalhada, só por isso acho que não vale a pena.

Dessa vez os Deuses da cerveja resolveram me castigar pela preguiça e acabei usando o dobro de gramas por litro (eram garrafas de 500ml e eu coloquei como se fosse 1 litro). As primeiras 3 garrafas que abri estavam sensacionais, muito boas mesmo, mas assim que o restante do açucar foi sendo consumido ficou carbonatada demais. As últimas que abri pareciam espumantes de tanto gás. Por sorte nada explodiu e mais sorte ainda que eu resolvi colocar 12 litros no post-mix e apenas engarrafar 6. No fim perdi uns 4 litros dessa leva que tinha ficado sensacional.

Uma vez errei o primming numa Wit tambem... Consegui corrigir destampando todas as garrafas e arrolhando de novo. Tive que abrir bem devagar e com cuidado, abertura minima, só pra poder sair o gás sem que a espuma chegasse na tampa.
Deu trabalho, mas ficou otima.
 
Back
Top