É possível reutilizar a levedura do balde maturador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chefpellegrino

Active Member
Joined
Jun 17, 2017
Messages
36
Reaction score
1
Bom dia!
É possível reutilizar a levedura do balde maturador?
Após a fermentação primária, transfiro a cerveja para um outro balde para maturação.
Após essa maturação, quando vou envasar, fica no fundo do balde bastante levedura. É possivel fazer a lavagem e reutilizar essa levedura para uma próxima brassagem?
Obrigado
Abc!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A levedura decantada da maturação normalmente está mais cansada, e dormente, pois isso não é recomendada a reutilização. Contudo, a levedura que fica no fermentador, essa sim se bem cuidada pode ser reutilizada diversas vezes


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Legal!
Obrigado pelo esclarecimento!
A levedura da fermentação eu já uso por umas 3 vezes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Legal!
Obrigado pelo esclarecimento!
A levedura da fermentação eu já uso por umas 3 vezes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu não diria cansada, mas uma levedura no segundo balde tem uma menor viabilidade, visto que as células vão morrendo ao longo do tempo, principalmente se o teor alcoólico da cerveja for mais elevado.

E o principal problema de todos é que as leveduras que continuaram em suspensão após a secundária e após a sua trafega, são as leveduras chamadas de Workaholic. Essas leveduras tendem a atenuar mais do que as leveduras que flocularam e foram para o fundo do primeiro balde.

Se você pegar somente essas Workaholics para fazer uma segunda leva, terá uma cerveja mais atenuada do que a primeira leva, além de uma cerveja que tenderá a ser mais turva por ficar mais tempo em suspensão.

O ideal é fazer o processo de lavagem e pegar as leveduras do meio da lama, descartando a primeira parte que é trub com células mortas e preguiçosas e pegando o meio que é uma levedura mais equilíbribrada em termos de fermentabilidade e floculação

[ ]´s
 

Latest posts

Back
Top