É aconselhável agitar o balde fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiagoreis

New Member
Joined
Dec 17, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Estou começando a fazer cerveja, surgiu esta dúvida: por que nosso balde fermentador não poderia estar num agitador assim como quando fazemos starter?
 
Boa pergunta. Tambem tenho essa curiosidade. Imagino que seja somente por ser mais complicado em grande quantidade de liquido.
 
No livro do John Palmer ele fala que vc pode agitar o balde e subir a temperatura caso a fermentação pare, ou esteja lenta, antes de chegar na FG estimada, pra levantar a levedura novamente e tentar estimular ela.
Isso PODE dar certo.
Usar agitador na fermentação.... creio não ser necessário se vc ver vídeo de fermentação em carboy (fermentador de vidro) vera que a própria diferença de temperatura e co2 gerados pela fermentação movimentam a levedura
https://youtu.be/MCd7B_t_7Ug

André Wenderosck
 
agitação=oxigenação

se utiliza em starter para promover crescimento adequado

na fermentação de cervejas, na parte fria, oxigenação promove oxidação, logo, não é desejada
 
Discordo das colocações acima
o que o colega quis dizer é porque não colocamos o fermentador em um agitador magnético para ter uma fermentação mais "homogênea" ou mais rápida como no starter.
Se a agitacao estiver sendo feita na etapa de fermentação, no fermentador, gerando CO2 e com airlock, a cerveja não vai ter contato com oxigênio, então não vai oxidar.

André Wenderosck
 
No livro do John Palmer ele fala que vc pode agitar o balde e subir a temperatura caso a fermentação pare, ou esteja lenta, antes de chegar na FG estimada, pra levantar a levedura novamente e tentar estimular ela.
Isso PODE dar certo.
Usar agitador na fermentação.... creio não ser necessário se vc ver vídeo de fermentação em carboy (fermentador de vidro) vera que a própria diferença de temperatura e co2 gerados pela fermentação movimentam a levedura
https://youtu.be/MCd7B_t_7Ug

André Wenderosck

Como iniciantes as dúvidas estão sempre brotando.

Li em outro que o Gunther Sehn falou que agitar o fermentador com lama no fundo poderia ser catastrófico. Essa expressão mesma que ele usou.

Por outro lado sua referência e várias outras que li aqui dizem que agitar o fermentador uma vez por dia durante 2 ou 3 dias e aumentar a temperatura serviriam como uma técnica viável para reativar a fermentação.

Daí as dúvidas:

1) Posso agitar o fermentador com lama no fundo? Isso vai me causar problemas?
 
Muito obrigado pelas respostas. As hipóteses são muito interessantes, elas se encaixam em dois extremos e um meio termo:

a) Negativa: isso oxigena o mosto e causa oxidação; pode ser catastrófico; não é necessário, pois o fermento faz seu trabalho naturalmente movimentando o mosto;
b) Meio termo: é algo que pode funcionar e reativar a fermentação;
c) Positiva: colocar o balde num agitador para acelerar e homogeneizar a fermentação;

Acho que não devem surgir mais hipóteses do que essas. Restaria fazer o teste empírico e ver o que acontece. Contra fatos não há argumentos.
 
Eu nunca vi referencias sobre fermentação de cerveja e agitação dessa forma, só com obtenção de outros produtos.

minha dica pra quem está aprendendo: cuide do pitching rate, use leveduras saudáveis, use nutriente com OGs média-altas, e sanitização bem feita.

o resto é perfumaria..
 
Como iniciantes as dúvidas estão sempre brotando.

Li em outro que o Gunther Sehn falou que agitar o fermentador com lama no fundo poderia ser catastrófico. Essa expressão mesma que ele usou.

Por outro lado sua referência e várias outras que li aqui dizem que agitar o fermentador uma vez por dia durante 2 ou 3 dias e aumentar a temperatura serviriam como uma técnica viável para reativar a fermentação.

Daí as dúvidas:

1) Posso agitar o fermentador com lama no fundo? Isso vai me causar problemas?

Eu acho que dificilmente o fato de ressuspender a levedura causa algum problema em escalas pequenas-média.. seja injetando co2 ou mexendo mesmo..

o problema é q cada caso é um caso.. se a célula ja tava baleada, pouco nutriente, o quanto faltou pra fermentar.. e isso só pareando com análise sensorial pra chegar a alguma conclusão

Porém, o problema maior provem mais da causa da decantação antecipada.. descobrindo a causa, resolve o problema na proxima batelada
 
Eu acho que dificilmente o fato de ressuspender a levedura causa algum problema em escalas pequenas-média.. seja injetando co2 ou mexendo mesmo..

o problema é q cada caso é um caso.. se a célula ja tava baleada, pouco nutriente, o quanto faltou pra fermentar.. e isso só pareando com análise sensorial pra chegar a alguma conclusão

Porém, o problema maior provem mais da causa da decantação antecipada.. descobrindo a causa, resolve o problema na proxima batelada

Acredito que você tenha razão. Pelo menos no meu caso suspender a levedura não causou problemas.

Eu estava com uma Lager no fermentador a cerca de 10 dias, e ela não estava perdendo o gosto de maçã verde. Aumentei a temperatura em 5 graus, e fiz o descanso do diacetil e agitei o fermentador uma vez por dia, suspendendo a levedura, dois dias seguidos, e no final a cerveja realmente tinha ficado mais arredondada. Aí parti para a maturação... aparentemente vai ficar boa.
 
O oxigênio só é importante no começo da fermentação na fase de multiplicação para formação da parede celular.

Portanto para cervejas que não sejam high gravity não é muito necessário, depois que a fermentação já passou da fase de multiplicação.

Para as high gravity o livro Yeast menciona que a oxigenação após 12-18 horas pode acelerar e melhorar a fermentação

Se você for inocular mais fermento ao longo da etapa da fermentação. É importante oxigenar mais o mosto antes de fazê-lo porque é bem provável que o oxigênio dissolvido na primeira vez, depois do resfriamento, já foi consumido pela primeira levedura.

Outro ponto, é que algumas cepas as vezes resolvem "flocular" antes de terminar a fermentação, quando isso ocorre, você pode ir lá e dar uma agitada no fermentador pra tentar suspender novamente o fermento pra assim terminar a fermentação.

No Yeast tem tudo isso e mais um pouco....

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top