Álcool Superior - Como resolver?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pabhlo

Member
Joined
Jan 3, 2017
Messages
20
Reaction score
0
Fiz uma Weiss, e fui seguir uma dica de um amigo para a fermentação de uma Cepa da Levteck e deixei inicialmente em 20º e depois passei para 22º.
Resultado: Gerou álcool superior! Aquele gosto mais forte de álcool ao beber.
A dúvida é: se eu deixar um tempo maior maturando dá para reduzir essa percepção?
 
Eu acredito que a única coisa que ainda é possível de se fazer, é elevar essa temperatura de fermentação para 25º gerando assim, uma fermentação secundária/descanso diacetil, embora tu já fizeste à 22º, eu acredito que você pode elevar mais um pouco, por 3 a 5 dias, e então continuar normalmente.
Outra solução seria um DryHopping mas foge do estilo.
 
Vale ainda dizer que alguns fermentos trazem esse "Alcool Superior" como característica do mesmo, e não como off flavour. Há ainda, estilos que pedem essa característica.
 
Fiz uma Weiss, e fui seguir uma dica de um amigo para a fermentação de uma Cepa da Levteck e deixei inicialmente em 20º e depois passei para 22º.
Resultado: Gerou álcool superior! Aquele gosto mais forte de álcool ao beber.
A dúvida é: se eu deixar um tempo maior maturando dá para reduzir essa percepção?

Você usou a TeckBrew 68? Se usou, a temperatura de trabalho dela é entre 18 a 25ºC, ou seja a faixa que você fermentou não deveria ter dado esse problema. Então o ponto é o seguinte, certifique-se de que seu pitching rate está correto, fermente em 18ºC pela maior parte da fermentação. Você pode ter tido um problema com o pacote de levedura em si.
 
Qual o método que tu usa para sanitizar ?
Uma vez obtive esse gosto forte mas foi porque tínhamos resíduo de hipoclorito nos barris de fermentação.
 
Você passou dos 20 pros 22 graus de uma vez?
Acho (mas não tenho certeza) que uma mudança brusca de temperatura pode estressar a levedura e produzir o álcool superior. Eu geralmente aumento meio grau por dia pra fazer o descanso de diacetil.
 
Você usou a TeckBrew 68? Se usou, a temperatura de trabalho dela é entre 18 a 25ºC, ou seja a faixa que você fermentou não deveria ter dado esse problema. Então o ponto é o seguinte, certifique-se de que seu pitching rate está correto, fermente em 18ºC pela maior parte da fermentação. Você pode ter tido um problema com o pacote de levedura em si.

Eu acredito que essa é a melhor explicação possível. O pitching rate estava correto um pacote para uma OG de 1042. Acredito que possa ter sido um problema da levedura, no acondicionamento ocorrido entre o brew shop e minha casa.
 
Qual o método que tu usa para sanitizar ?
Uma vez obtive esse gosto forte mas foi porque tínhamos resíduo de hipoclorito nos barris de fermentação.
Eu sempre sanitizo com Iodofor e só uma leve borrifada com álcool 70º. Sempre fiz assim e nunca deu problema.
 
Você passou dos 20 pros 22 graus de uma vez?
Acho (mas não tenho certeza) que uma mudança brusca de temperatura pode estressar a levedura e produzir o álcool superior. Eu geralmente aumento meio grau por dia pra fazer o descanso de diacetil.

A variação da temperatura e para dar uma leve esterificada, para trazer uma nota de banana. Deixo mais baixo para o cravo e um pouco mais alto para banana. Sempre fiz assim e num tive problemas...
 
Back
Top