Água na mosturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Comprei um equipamento pra começar a fazer cerveja a pouco tempo. Tenho só 3 brassagens no currículo por enquanto. Junto com o kit eu comprei insumos suficientes pra fazer 4 levas de 10L da mesma receita. Meu objetivo é conhecer o equipamento e medir minha evolução ao longo das brassagens.

Absorvendo conhecimento aqui no fórum, eu fui identificando possíveis erros e busquei corrigir a cada nova brassagem.

Uso panela de fundo falso e uma coisa que observei é que na mosturação, apesar de estar seguindo a quantidade de água indicada na receita, depois que o malte absorve a água, não fica nenhum líquido acima dos grãos. Isso não pode acontecer correto? Eu teria que aumentar a água de modo que os grãos sempre ficassem cobertos com líquido?

E outra coisa essencial que ainda preciso fazer é medir a eficiência do equipamento para ajustar a quantidade de água que tenho que usar para obter o volume desejado no balde fermentador. Estou tendo dificuldade em medir a quantidade que chega na panela de fervura. Eu teria q comprar aquelas réguas de medir volume ou tem algum macete pra isso?

Obrigado.
 
Sim, grãos sempre cobertos por água. Passa mais info aí pra gente analisar...
De que tamanho é sua panela? Sua receita parece estar quebrada...
Passa a receita também, quantidades de ingredientes...
 
Geralmente usa-se de 2,5 a 3,5 litros de agua para cada quilo de grão. O valor escolhido vai depender da técnica.

mas precisa entender que durante a mosturaçao há 2 processos acontecendo que dependem da quantidade de água.

um deles é a quebra do amido em açucares mais simples, para isso acontecer a enzima precisa entrar em contato com o amido presente, logo quanto menor a quantidade de agua maior vai ser a concentraçao da enzima e do amido, favorendo esse contato

e o outro é a dissoluçao dos açucares na agua, ou seja, quanto mais agua mais açucar é dissolvido.

portanto, por um lado aumentar a quantidade de agua é bom por outro é ruim...

Vc pode começar usando 3 L por kg, fazer o teste do iodo (baratissimo) pra ver pro exemplo se todo amido esta sendo convertido no tempo que vc definiu pra mosturação, se sim, ve sua densidade pre fervura esta batendo com o que vc queria, e a partir disso decide se adiciona mais agua ou usa menos..

Mas se o grão esta ficando descoberto provavelmente vc ta usando pouca agua ou a panela de fundo falso nao é proporcional à panela q esta inserida.
 
Comprei um equipamento pra começar a fazer cerveja a pouco tempo. Tenho só 3 brassagens no currículo por enquanto. Junto com o kit eu comprei insumos suficientes pra fazer 4 levas de 10L da mesma receita. Meu objetivo é conhecer o equipamento e medir minha evolução ao longo das brassagens.

Absorvendo conhecimento aqui no fórum, eu fui identificando possíveis erros e busquei corrigir a cada nova brassagem.

Uso panela de fundo falso e uma coisa que observei é que na mosturação, apesar de estar seguindo a quantidade de água indicada na receita, depois que o malte absorve a água, não fica nenhum líquido acima dos grãos. Isso não pode acontecer correto? Eu teria que aumentar a água de modo que os grãos sempre ficassem cobertos com líquido?

E outra coisa essencial que ainda preciso fazer é medir a eficiência do equipamento para ajustar a quantidade de água que tenho que usar para obter o volume desejado no balde fermentador. Estou tendo dificuldade em medir a quantidade que chega na panela de fervura. Eu teria q comprar aquelas réguas de medir volume ou tem algum macete pra isso?

Obrigado.



Você está compensando o volume de água que fica embaixo do fundo falso na quantidade de água que está pedindo a receita? Isso é uma ajuste que tem que fazer para cada equipamento.

Para medir o volume na sua panela de fervura, você tem que graduar a sua panela. Pega uma recipiente com uma escala de volume conhecida, tipo um jarro de 1 litro, e vai jogando água na panela. Aí você tem que decidir como marcar na panela. Tem várias dicas no Forum.

Acredito que aquelas réguas de medir volume, dependem muito da panela que você comprou. Cada panela tem uma medida. Não tem uma régua mágica para isso. Mas essa régua você tb pode fazer. Eu tenho uma que eu fiz. Fiz justamente o que falei no parágrafo acima. Fui jogando de 1 em 1l na panela e marcando na régua.
 
Bem, na receita tem uma observação de que ad quantidades de água referem-se a uma média utilizada para equipamentos compostos por um caldeirão de mostura e outro de fervura. Como é o meu caso eu segui a receita, que seria 2,6L/Kg para a mostura e 1.5x para lavagem. Receita de 10L de Witbier, usando 2Kg de malte. Então usei 6L na mostura e 9L na lavagem. Caldeirão 26 de 12,7L.

O que eu percebi é que quando tirei o mosto primário e usei toda a água da lavagem, o líquido quase chegou na borda da panela, o que faz sentido. Deveria ter mais de 2L no malte molhado, acrescentando mais 9 já chegaria no mínimo em 11. Então inicialmente pensei em usar 1 ou 2L a mais na água inicial e compensar tirando da água de lavagem, pq assim a quantidade informada na receita não seria alterada.
 
Você está compensando o volume de água que fica embaixo do fundo falso na quantidade de água que está pedindo a receita? Isso é uma ajuste que tem que fazer para cada equipamento.

Para medir o volume na sua panela de fervura, você tem que graduar a sua panela. Pega uma recipiente com uma escala de volume conhecida, tipo um jarro de 1 litro, e vai jogando água na panela. Aí você tem que decidir como marcar na panela. Tem várias dicas no Forum.

Acredito que aquelas réguas de medir volume, dependem muito da panela que você comprou. Cada panela tem uma medida. Não tem uma régua mágica para isso. Mas essa régua você tb pode fazer. Eu tenho uma que eu fiz. Fiz justamente o que falei no parágrafo acima. Fui jogando de 1 em 1l na panela e marcando na régua.

Obrigado pela dica. Vou fazer isso.
 
Back
Top