Água mosturação x absorção dos grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 1, 2016
Messages
23
Reaction score
3
Bom dia, eu e meus amigos fizemos BIAB por 1 ano e agora decidimos mudar um pouco, a principio vamos usar 2 panelas, 1 com fundo falso e outra pra fervura, fazendo batch sparge e drenando o mosto para um balde fermentador

Minha duvida está na água da mostura, considerando 3l x kg de malte teremos 14,1l de água para mosturar.

Partindo que o malte absorve 1lt por kg, eu precisaria compensar essa água ficando 3l x 4,7kg = 14,1 + 4,7l pra mosturar com 14,1 reais, ou mostura com 9,4l, que seria, 3lx4,7kg = 14,1 - 4,7(aborção)?
 
Mostura com 14,1L...

Mas olha só.. esse 3L/kg é apenas uma referência (na verdade o dito como ideal é 2,5).. não é um número mágico...

Tem como fazer com 2,3 (acho que abaixo disso fica inviável), como dá para fazer com 5L/kg..

Estudos indicam que com 2,5 a ação enzimática é mais eficiente.. mas com 5L/kg vai ter ação enzimática também.. provavelmente demorará mais.. mas vai funcionar..

Ou seja, a água de mostura deve ser mais influenciada pelas características do teu equipamento.. entendeu?
 
Mostura com 14,1L...

Mas olha só.. esse 3L/kg é apenas uma referência (na verdade o dito como ideal é 2,5).. não é um número mágico...

Tem como fazer com 2,3 (acho que abaixo disso fica inviável), como dá para fazer com 5L/kg..

Estudos indicam que com 2,5 a ação enzimática é mais eficiente.. mas com 5L/kg vai ter ação enzimática também.. provavelmente demorará mais.. mas vai funcionar..

Ou seja, a água de mostura deve ser mais influenciada pelas características do teu equipamento.. entendeu?

É a primeira brassagem no novo setup e ainda somos iniciantes.

Vamos usar 4,7kg de grãos, então além dos 3L/kg, eu adiciono mais a água que os grãos irão absorver, ai eu teria o volume liquido de 14,l?
 
É a primeira brassagem no novo setup e ainda somos iniciantes.

Vamos usar 4,7kg de grãos, então além dos 3L/kg, eu adiciono mais a água que os grãos irão absorver, ai eu teria o volume liquido de 14,l?
Se você quer a concentração de 3L/Kg você vai utilizar só os 14,1L.
Como vocês vão utilizar o fundo falso, precisaria adicionar (além dos 14,1L) o volume de agua que fica entre o fundo falso e o fundo da panela.

A água que é absorvida pelo malte entra só no calculo de água utilizada para obter o volume final.
 
segue um video bem explicativo sobre o calculo, absorção e na descrição tem uma tabela ja pronta para fazer o calculo.
Espero que ajude

 
Estou calculando assim, Brassagem de 20 litros
tumblr_p8kk3q2IPb1xt6cu0o1_400.png
 
Se o ideal é 2,5 L x Kg de malte, então você inciaria sua mostura com 11,75 L ( 12 L a 14 L). Ai vai ajustando a sua OG com a água do sparge!
 
Esquece a absorção nesse cálculo de água.. é de 2,5 a 3L/kg e ponto.
 
Back
Top