Água do airlock caiu no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hughet

Member
Joined
Mar 27, 2014
Messages
17
Reaction score
1
Comecei a fazer a minha primeira cerveja, uma American Pale Ale. Mas estou preocupado pois depois que lacrei o fermentador e fui encher o airlock com água, não percebi os traços dos níveis e enchi mais do que eles indicavam, depois percebi que tinha menos água do que eu tinha posto e notei que a água deslocava de um lado para o outro com o tempo, ou seja, acredito que a água tenha caído dentro do fermentador (e é água comum, de torneira), por mais que tenha sido pouco, existe possibilidade de contaminação?
Já se passaram 24h desde que lacrei o fermentador e já está saindo bastante bolha, tirei um pouquinho e está com um cheiro agradável, tudo normal. Mas será que pode acontecer algo?
 
No meu foi exatamente igual e também fiquei me perguntando isso. Tem 6 dias que ta no fermentador. Eu acho muito azar nosso... Mas é possivel
 
Oi hughet, no caso de água de torneira é um pouco complicado, pode existir sim a possibilidade de contaminação. Mas, relaxe! Pois, a quantidade de leveduras em suspensão nessa fase é bem grande, e estão se multiplicando, a briga entre ela e alguma possível contaminação acaba sendo desleal.

Na próxima leva, seria interessante ferver essa água por uns 5-10 minutos antes de colocá-la no airlock, por precaução.
 
Uma dica: Da próxima vez, use vodka ao invés da água. Daquelas mais baratas mesmo... Se cair no interior do fermentador não vai fazer mal nenhum.
 
Vi no site de uma loja gringa um airlock de silicone que não precisa de água ou qualquer outro líquido:
siliconestopper__74438-300x300.jpg


It’s unique design allows CO2 pressure to escape but keeps oxygen and airborne contaminates out. As an added bonus (like you needed another reason), it will create a vacuum when the wort is cooling or if you move your fermenter into a cooler environment (no more sucking back water out of the old airlocks).
http://www.rebelbrewer.com/shop/carboys-accessories/silicone-waterless-airlock/

Alguém já viu/usou?
 
Cara isso ja aconteceu comigo varias vezes, fui tirar uma amostra pela torneira e esqueci de tirar o airlock e dai entrou agua dentro, ja fiz isso em torno de 10 vezes e nenhuma vez deu contaminação. O melhor mesmo é usar alcool 70, mas enfim é dificil dar contaminação nessa fase, como David falou.
 
Comecei a fazer a minha primeira cerveja, uma American Pale Ale. Mas estou preocupado pois depois que lacrei o fermentador e fui encher o airlock com água, não percebi os traços dos níveis e enchi mais do que eles indicavam, depois percebi que tinha menos água do que eu tinha posto e notei que a água deslocava de um lado para o outro com o tempo, ou seja, acredito que a água tenha caído dentro do fermentador (e é água comum, de torneira), por mais que tenha sido pouco, existe possibilidade de contaminação?
Já se passaram 24h desde que lacrei o fermentador e já está saindo bastante bolha, tirei um pouquinho e está com um cheiro agradável, tudo normal. Mas será que pode acontecer algo?

Provavelmente a cerveja estava mais quente e depois que vc lacrou o balde ela esfriou. Não é azar, isso sempre vai acontecer nesse caso, da mesma forma que se vc tirar o balde da geladeira e deixar ele esquentar o airlock vai borbulhar pra fora naturalmente...

Mas não se preocupa não, a água da torneira é clorada, justamente pra não haver contaminantes...
 
Pelo que entendi existe uma possibilidade de contaminação, mas é um tanto baixa, e ao que tudo indica ta tudo certo, já se passaram umas 36h e agora as bolhas no airlock estão aparecendo toda hora, bolhas grandes.
Outro detalhe é que não fiz o whirlpool, depois da fervura já passei para o fermentador, deixei caindo bem lento e de uma certa altura pra oxigenar, não ter feito o whirpool vai trazer uns pontos negativos para a cerveja?
Estava pensando em deixar fermentando 7 dias a 16ºC, 7 dias a 0ºC (pra decantar mais), envasar e deixar mais 14 dias a 16ºC.
 
Há quem associe levar muito trub para o fermentador com gostos menos limpos, as vezes amargor mais ríspido, principalmente em lagers. Mas não se preocupe não, de todas as coisas isso aí é um detalhe e não vai estragar a cerveja.
Cuide da fermentação, é o mais importante. O fermentador tá num ambiente com temperatura controlada?
 
Sim, ta fermentando a 16ºC constantes, ta com muita bolha mesmo, fermentando bem, o gosto ta bom até. A cor não está ruiva (como seria uma APA), ta um âmbar bem turvo, com pedaços de lúpulo (3 dias fermentado, o trub está decantando e deve estar concentrando ali perto da torneira), está amarga mesmo.
Pensei se poderia depois de 7 dias (daqui a mais 4 dias), transferir para outro fermentador e enquanto transfere, deixo passar por um filtro.
 
Aconteceu comigo ontem, só que em vez de água era peracéptico, isso pode acontecer algo?? to meio cabreiro :/
 
Aconteceu comigo ontem, só que em vez de água era peracéptico, isso pode acontecer algo?? to meio cabreiro :/

Não, melhor sendo peracético até do que água... fica frio. O peracético vira vinagre, não vai fazer mal e provavelmente é pequena a quantidade.

Abraço
 
Eu uso borbulhador com alcoól 70 ai não tem risco e também é muito mais barato me custou r$0,80 um pedaço de manga 3/8 e um pote de maionese.
 
Eu uso borbulhador com alcoól 70 ai não tem risco e também é muito mais barato me custou r$0,80 um pedaço de manga 3/8 e um pote de maionese.

Uso um copo e uma mangueira, e alcool 70 no copo (aqui tbm a primeira leva bebeu, e foi uns 100ml) mas não houve problemas no final das contas. Essas mangueiras de silicone 3/8 são ótimas, paguei R$ 0,50 meio metro, e veda perfeitamente com o furo do balde.

Se for para pegar um desses a seco até pensaria (economia de espaço, durabilidade, vedação real e não por contra pressão), agora não vi muita vantagem em airlock de 15 reais +10rolha (ou 0,50 anel vedação) + 20-30 frete.
 
Back
Top