Witbier fazer ou não cold crash?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aderson

Member
Joined
Jul 19, 2015
Messages
10
Reaction score
0
Pessoal estou com 20lts de Witbier no fermentador, o que os srs. acham faço ou não o processo de clarificação ?
 
Eu estou com uma witbier no fermentador nesse extao momento e estava com a mesma dúvida.

Minha wit não é clássica, ficou bem diferente, com várias especiarias e o fermento também não é de wit. Pensei em deixar turva mas acho que preciso de tratamento psiquiátrico porque eu não curto cerveja turva, entao hoje eu vou por na gelatina hehehehe.
 
cara, cold crash a princípio é só o "choque gelado"... é baixar a temperatura pra próximo de 0º o mais rápido possível. O processo de clarificar se chama clarificação, e vai ser maior quanto mais baixa a temperatura e quanto mais tempo em temperatura baixa. Se usar clarificante (gelatina, biofine), vai mais rápido ainda...

Acho interessante pra Weiss e pra Wit fazer o Cold Crash, mas deixar clarificando algumas horas, em torno de 1 dia. Desta forma tu tira uma quantidade de fermento do meio, mas continua com uma boa turbidez, que o estilo pede. Assim, não vai acumular tanto resíduo no fundo da garrafa como sem nada de clarificação. Esta é a forma que eu faço e que outras pessoas no fórum também utilizam
 
cara, cold crash a princípio é só o "choque gelado"... é baixar a temperatura pra próximo de 0º o mais rápido possível. O processo de clarificar se chama clarificação, e vai ser maior quanto mais baixa a temperatura e quanto mais tempo em temperatura baixa. Se usar clarificante (gelatina, biofine), vai mais rápido ainda...

Acho interessante pra Weiss e pra Wit fazer o Cold Crash, mas deixar clarificando algumas horas, em torno de 1 dia. Desta forma tu tira uma quantidade de fermento do meio, mas continua com uma boa turbidez, que o estilo pede. Assim, não vai acumular tanto resíduo no fundo da garrafa como sem nada de clarificação. Esta é a forma que eu faço e que outras pessoas no fórum também utilizam

Legal, seguirei seu conselho! Grande Abraço
 
Se tu nao quiser um dedo de fermento na garrafa faz, se tu gosta de tomar fermento ao inves de cerveja engarrafa direto.
Se tu nao decantar antes de passar para garrafa ele vai decantar quando estiver na garrafa.
 
Back
Top