Witbier com aveia em flocos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Buenas pessoal!

Comecei a brassar agora uma Witbier e aí, na hora de arrear os grãos, fui ver que a WE me vendeu aveia em flocos em vez do trigo em flocos.
Tem problema?


A receita seria:

46,4% Malte pilsen
30,9% Trigo em Flocos
10,3% Malte de trigo
8,2% Aveia em flocos quaker
4,1% Munich II


Tô mandando ver assim mesmo!
 
Boa tarde,
Deixa eu ver se eu entendi, você está colocando quase 40% de aveia?
A aveia, serve como fonte de amido, mas possui alguns compostos (em especial as beta-glucanas) que aumentam o corpo da bebida, acredito que o malte deve ter dado conta de quebrar esse amido todo, mas as beta-glucanas ainda estão por lá.
Conta depois como foi que ficou!

Abraço!
 
Caramba Rodrigo... é aveia p c*... vai virar uma polenta!! hehe..

Capricha na parada da beta glucanase.

Ou compensa um pouco com mais malte de trigo, para o sabor né.
 
Hehe.. eu comprei 3kg pra fazer 2 wits, mas era pra ser do trigo em flocos e não a aveia :)
Usei o Bio4 p/ Wit. Fermentei uma e depois joguei outra pro cima da lama!
A primeira está fazendo priming. A segunda está fermentando.
Primeira vez que eu reutilizo o fermento, e a fermentação foi muito mais vigorosa que a primeira. Subiu muita espuma pelo airlock...

A receita da segunda fiz:
42,1% pilsen
31,6% aveia em flocos
21,1% malte de trigo
5,3% munich25

As duas mosturei a 67ºC e fiz somente parada proteica de 15min aos 50ºC. Sempre fiz parada da betaglucanase nas minhas wits, mas dessa vez, não fiz.
Não entupiu. E as 2 converteram direitinho - mesmo a primeira, com quase 40% de aveia.

Quanto ao gosto, sinceramente, não consegui notar nenhuma diferença de uma wit feita com flocos de trigo hehe. Vamos ver depois de pronta!
 
Como é o aroma conferido por esse fermento da Bio4 ? Usei o t-58 e nao gosto muito.

Achei que a aveia iria conferir um sabor caracteristico dela, já o trigo fica mais neutro né.

Valeu
 
vou provar hoje, depois de 2 semanas envasada :)
botei um caminhão de tempero, quero ver o que vai dar.
- 5g casca laranja curaçao
- casca de 2 laranjas do céu
- casca de 1 berga
- 3g coentro
- 1g pimenta-do-reino
(22 litros)
 
Blz, o cítrico vai ter q pegar ! Será que o munich dá as caras com essa % aí tche? pretendo usar numa próxima.

Eu usei 10g de casca de laranja comum e 6g de coentro. O coentro não ficou legal e o cítrico apareceu muuuito pouco. Ficou uma água só a minha..

Não usei munich, mas ficou com muito pouco corpo. Na próxima vou usar mais pilsen e um munich p dar um leve corpo.

Fugindo do estilo mas será que não ficaria legal com noz moscada? Na pumpkin q usei ficou espetacular.
 
Não dá pra usar muito Munich senão estoura a cor do estilo!
Li que é comum um pouquinho de Munich em Wit!
Como o Bio4 atenua bem, tô mosturando a 67ºC pra ficar com um pouquinho mais de corpo. Deu certo, curti o resultado! OG 1.047, terminou em 1.011/1.012.
 
Quando e como adicionam os condimentos na witbeer? Ha algum dispositivo para adicionar os condimentos?

Sds,

Fabiano da mata
 
Eu utilizo e já utilizei 2 métodos para temperar wits com coentro e casca de laranja:

- adição aos 5 min finais de fervura usando um infusor de chá ou jogando diretamente ao mosto;
- adição de um chá de coentro e cascas de laranja (preparado separadamente) ao mosto já adicionado na bomba de fermentação.

Nunca notei diferença entre os dois métodos, mas caso tenha dúvida sobre as quantidades de condimento a adicionar, faça o chá.

Abraço!
 
Pra wit que costumo fazer eu utilizo:

Malte pilsen>>>>>>>42,5%
Malte trigo>>>>>>>>42,5%
Malte acidificado>>>5,0%
Aveia em flocos>>>>10%

Já testes algumas receitas e nessa última resolvi utilizar 10% de aveia. Resultado? Espetacular. O acidificado eu utilizo pra dar um arredondamento no paladar para realçar o cítrico das cascas de limão siciliano presente junto das sementes de coentro. Mas não é só por isso que utilizo o malte acidificado. A acidez do mosto permite uma redução da coloração da cerveja. Sendo assim, pra quem quer seguir a rigor o estilo, é um caminho com ótimos resultados. Não é obrigatório ter na receita trigo não maltado e aveia. Já tive muitos problemas com trigo não maltado, então resolvi nunca mais utilizar. Sobre a mostura, eu costumo fazer uma rampa protéica em torno de 50C durante uns 10min e depois subir a temperatura para 66C. Utilizo uma relação água/malte em torno de 4,5, ou seja, para cada Kg de malte eu utilizo 4,5L de água. Fervura, 75 min para ter uma boa coagulação protéica e eliminar qualquer possibilidade de dms lá na frente quando a cerveja estiver pronta.

Não utilizo nenhum dispositivo como voal para inserir as cascas de limão siciliano (40g) e coentro (40g) ao final da fervura, pois o volume que faço é apenas 40L e nunca entupiu na hora da transferência após o whirlpool. Mas para tirar qualquer dúvida, não dispense a utilização do voal.

Fermento a uns 18C, pois não desejo muita esterificação do fermento que utilizo, da Bio4, Belgian Wit. Ao final da atenuação desejada eu realizo eu repouso de diacetil, ou seja, eu subo a temperatura ao final da fermentação para 21C. Chegando na atenuação desejada, em torno de 1.008, diminuo a temperatura para 1C. Maturo por alguns dias com o slurry ao fundo da bombona mesmo, sem qualquer medo de que ocorrerá qualquer autólise. Na hora de engarrafar eu utilizo sacarose direto em cada garrafa, 8 a 10g/L. Não tenho medo de contaminação, é belga mesmo...:rockin: haha Os resultados sempre foram satisfatórios.
 
Back
Top