Witbier 2.0 Gengibre, limão siciliano, anis e alecrim.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Segue a receita que brassei no domingo passado e já está indo para a segunda fermentação.

1,3Kg Malte pilsen
1,3Kg Flocos de trigo
0,9Kg FLocos de cevada

4g Galaxy FWH (90 min)

1,3g alecrim (40 min)
3g anis (30 min)
39.4g casca de limão siciliano (15 min)
30g gengibre (15 min)

10g M20

OG 1.043.
IBU 16
 
Ontem a noite iniciei a maturação a frio, vou manter a 3,5°C por uns 8 ou 9 dias antes do envase. Não cheguei a provar, vou esperar um tempo para baixar o levedo.

Alguma restrição a adição de suco de limão durante a maturação?
 
nossa 10 litros de cerveja com 30 gramas de gengibre?
e 40 g de casca de limao siciliano?
tem algo errado aí não?
 
É um teste, usei dentro dos parâmetros que achei na internet. http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-utilizar-especiarias-por-daniel-bode/

O limão foi por gosto mesmo... hehehe

Fala Roberto,

Como é que ficou o sabor do gengibre? Dominou as outras especiarias ou não?

Quero fazer minha próxima Wit, de gengibre. Quero que o gosto fique balanceado, mas no aroma quero bastante intensidade e pretendo fazer um dry hop de umas 200 gramas para 20 Litros.

Abs,

Fábio
 
Olá Fábio,

Nas amostras que tirei até agora, o sabor do gengibre está presente junto com o anis, o limão siciliano quase não é notado, por isso cheguei a pensar em colocar um pouco de suco durante a maturação.

Sempre fiz infusão com gengibre com água morna ou fervendo, não sei como seria o resultado se utilizado a frio. Talvez cortando fatias finas e congelando se tenha uma melhor extração de aroma e sabor.

Abraço,
 
Ontem foi o dia de envase.

OG: 1.043 (1.0434)
FG: 1.010 (1.0104)
ABV: 4,3%

Dia 13 de março já vai ter foto.

Abraço,
 
Olá pessoal,

Ontem foi dia de provar a minha 2ª witbier.
Acho que misturei tanta coisa que acabei não sentindo muito gosto de algumas especiarias.
O anis, ficou pouco no aroma, mas no sabor não senti.
O limão ficou forte no aroma e sabor cítrico, o gengibre substituiu muito bem as sementes de coentro.

Ficou saborosa, mas não como pensei.
Caso alguém daqui de Porto Alegre ou perto quiser provar é só avisar.

Abraço!
 
Estou desenvolvendo uma weiss com gengibre também. Pensei inicialmente em 1,5g/l aos 5 min. Como foi o resultado especifico do gengibre?
 
Estou desenvolvendo uma weiss com gengibre também. Pensei inicialmente em 1,5g/l aos 5 min. Como foi o resultado especifico do gengibre?

O gengibre ficou misturado com o limão, não deu para identificar muito bem.

Talvez tente outra vez a receita no segundo semestre deste ano, mas com uma boa revisada nas especiarias.
 
Entendi... Vou fazer o teste com 1,5g/l aos 5 minutos. Estou pesquisando faz tempo e não achei nada concreto ainda, o jeito é experimentar.
 
E ae Roberto

Estou acompanhando o topico desde o começo

Na expectativa aqui para ver os resultados..rs

abs

Ontem foi o dia de envase.

OG: 1.043 (1.0434)
FG: 1.010 (1.0104)
ABV: 4,3%

Dia 13 de março já vai ter foto.

Abraço,
 
Mensagem Original de robertocaruso Ver Mensagem
Ontem foi o dia de envase.

OG: 1.043 (1.0434)
FG: 1.010 (1.0104)
ABV: 4,3%

Dia 13 de março já vai ter foto.

Abraço,

Quero foto também :)
 
Não achei a foto que fiz na época, mas encontrei algumas garrafas no meu estoque.
O sabor está bem melhor agora.
 

Attachments

  • IMG_20170318_204426.jpg
    IMG_20170318_204426.jpg
    95.8 KB · Views: 138
Não achei a foto que fiz na época, mas encontrei algumas garrafas no meu estoque.
O sabor está bem melhor agora.

Prezado, gostaria de saber sobre o uso do limão siciliano. Em princípio você mencionou que não estava muito presente e depois que tomou muito sabor. Você jogou sumo neste meio tempo? Tem a medida que usou de raspas? Obrigado
 
Prezado, gostaria de saber sobre o uso do limão siciliano. Em princípio você mencionou que não estava muito presente e depois que tomou muito sabor. Você jogou sumo neste meio tempo? Tem a medida que usou de raspas? Obrigado

Olá!

Usei apenas a casca, cheguei a pensar em colocar um pouco de suco, mas achei melhor seguir como estava, para depois ver o que poderia corrigir.
 
Olá!

Usei apenas a casca, cheguei a pensar em colocar um pouco de suco, mas achei melhor seguir como estava, para depois ver o que poderia corrigir.

Muito obrigado, Roberto. Vou usar limão este fim de semana e estou na dúvida da quantidade de casca. Você acha, portanto, que 40g/10L foi muito? Tomou muito conta do sabor?
 
Sim, ficou parecendo guaraná.
Depois me passaram umas dicas de qual malte usar para acertar a espuma.
 
Roberto, a quantidade de gengibre não foi muita não? Como ficou o sabor?
Ah, outra coisa, era gengibre fresco? Você colocou pedaços de gengibre ou macerou ele?
 

Latest posts

Back
Top