whirlpool manual em uma witBier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joao_maluf

Active Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
41
Reaction score
37
Colegas,

Neste fim de semana fiz minha segunda brassagem. Foi uma witBier com 3,5 kg de malte Pilsner e 1,5 kg de trigo não malteado, 1 g de folha de camomila seca, 10 g de sementes de coentro e 40 g de casca de laranja em 20 l de mosto.

Aqui está a filmagem do whirlpool manual e umas fotos do trub resultante.

http://youtu.be/hT1RbYjIPQ0

Agora ela está fermentando.

João
 

Attachments

  • IMG-20150112-WA0003.jpg
    IMG-20150112-WA0003.jpg
    289.1 KB · Views: 270
Ahhhh inveja!
Sério. :/ Isso me deixa triste snif snif

Cara, qual o sistema de mostura/filtração?
 
Romulo,

O whirlpool começa girando a pá pelas laterais e a medida que ganha inércia vou levando para o centro e aumentando a velocidade. Quando chega bem no centro dá para tirar a pá pelo vórtice sem atrapalhar o fluxo.

Ainda é 100% manual. Duas panelas de 32 l e uma de 15 l.

Estou usando uma bazooka caseira feita com malha de aço para mangueira de gás em uma das panelas de 32 l. O sparge é fly mas feito nas canecadas de litro em litro.

Tem uma dúzia de brassagens para fazer antes de automatizar alguma etapa.
 
hehe

Eu abandonei as panelas. Estou fazendo BIAB com uma panela só. Só que estou tendo problemas de chorumelas hehehe. To sempre chorando que meu trub não forma. Umas 20 brassagens de BIAB e NENHUM TRUB consistente como esse
 
Pessoal o formato da pá usada pode prejudicar o whirlpool?

Eu uso uma pá meio larga e sem concavidade nenhuma, quando vai girando em uma parte da volta ela fica de lado aí quase não puxa o líquido.

Alguém consegue um whirlpool decente com uma pá como essa?

pa_cervejeira-800x800.png
 
A minha é aquele colherão maciço de nylon.

O passo da cabeça da colher é o que mais confunde um pouco.
 
Eu tenho uma pá igual a do Valvert, e acho muito ruim, flexível, e não consigo fazer um whirlpool como eu gostaria por isso. Tenho usado uma escumadeira grande (a mesma que isso para espalhar a água da lavagem) com bons resultados.


"A procura do whirlpool perfeito"
 
Back
Top