Wells banana bread - receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Boa tarde pessoal.
Penso em fazer algo parecido com a Wells. Adicionarei banana na secundária.
O que acham de adicionar na mostura ou na fervura uma quantidade de banana tbm? Alguém já fez esse experimento?
 
Boa tarde pessoal.
Penso em fazer algo parecido com a Wells. Adicionarei banana na secundária.
O que acham de adicionar na mostura ou na fervura uma quantidade de banana tbm? Alguém já fez esse experimento?

Já adicionei banana na cerveja. Pra dar gosto na cerveja ela tem que ser BEM madura e tem que usar uma quantidade significativa na receita.

De qualquer forma vai ficar bem diferente de Well's, que usa aroma artificial.
A banana tem pectina também, vai deixar a cerveja turva e mais encorpada. O aroma é sutil.

Pra fazer um clone de wells acho que só fazendo uma bitter bem fraca de gosto e colocando aromatizante de banana na hora do envase. Se for usar aromatizante, compre o alcoolico, não o oleoso.

Abraço
 
Tiago você utilizou qual tipo de banana in natura na receita? Banana nanica?
Foi adicionada a banana na mostura?

E a cerveja foi de trigo?

Você relata uma quantidade "significativa", qual a quantidade de banana para a quantidade de litros?

Muito obrigado.
 
Também to interessado nisso. To planejando minha primeira Roggenbier pro fim do ano e quero colocar banana nela. Como, quando e quanto você usou Tiago?
 
deve ficar legal banana na mostura se colocam abobora porque não banana
acredito que a banana ideal seria nanicao bem doce
 
deve ficar legal banana na mostura se colocam abobora porque não banana
acredito que a banana ideal seria nanicao bem doce

Já fiz 4 vezes cerveja com banana. Só 1 delas ficou legal. Foi uma quantidade bem grande de banana na mosturação e ela estava extremamente madura.

Em outras etapas que não a mosturação, acho que não adicionaria ela diretamente, tem muita pectina, que além de turvar a cerveja modifica o corpo/consistencia.

Abraço
 
Já fiz 4 vezes cerveja com banana. Só 1 delas ficou legal. Foi uma quantidade bem grande de banana na mosturação e ela estava extremamente madura.

Em outras etapas que não a mosturação, acho que não adicionaria ela diretamente, tem muita pectina, que além de turvar a cerveja modifica o corpo/consistencia.

Abraço

Colocar Banana não deixa a recirculação mais difícil tipo entupindo a bazooka? Ainda mais colocando bastante na mosturacao ?
 
Colocar Banana não deixa a recirculação mais difícil tipo entupindo a bazooka? Ainda mais colocando bastante na mosturacao ?

Não me recordo de ter problemas de entupimento. A banana não deixa o mosto com aspecto tão "gomoso", como fazem alguns cereais como aveia e centeio. Os açucares (que são simples na sua maioria) acabam se dissolvendo, as fibras e o restante permanece inteiro, dá pra ver (se vc adiciona rodelas) que o "bagaço" delas permanece. O máximo que eu adicionei na mosturação dessas vezes que relatei, foi 30% do peso total.

Abraço
 
Fui no nacional das acervas 2014 e um pesquisador da UFBA que esta desenvolvendo uma massa de banana pra substituir parte do malte falou que tivesse muito cuidado com a fruta, uma vez que eles sempre encontravam níveis de metano. Abre o olho galera, pra depois nao ficar sem ver.

Ja tinha visto alguma coisa na net dele antes dessa palestra, se nao me engano se chama prof. Brandão, caso alguém se interesse na pesquisa.
 
Back
Top