Weiss: Maturar ou não Maturar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RicardoCharqueadas

Well-Known Member
Joined
Mar 17, 2014
Messages
49
Reaction score
5
Bom Dia Homebrewers!

Estou com uma Weiss na fermentação secundária. Pretendo fazer o ColdCrash na Quinta durante 2 dias... Cervejas claras, como a Weiss, geralmente (não uma ordem) devem ser tomadas bem jovens para preservar aromas e sabores correto?
Pois bem, a princípio pensei em logo após o Cold Crash engarrafá-la, fazer a refermentação por 14 dias e bebê-la. Será que esses 14 dias são suficientes para ela Maturar??

Abração!!
 
Bom Dia Homebrewers!

Estou com uma Weiss na fermentação secundária. Pretendo fazer o ColdCrash na Quinta durante 2 dias... Cervejas claras, como a Weiss, geralmente (não uma ordem) devem ser tomadas bem jovens para preservar aromas e sabores correto?
Pois bem, a princípio pensei em logo após o Cold Crash engarrafá-la, fazer a refermentação por 14 dias e bebê-la. Será que esses 14 dias são suficientes para ela Maturar??

Abração!!
Essa é uma pergunta que simplesmente não há como saber, pois depende de como a cerveja está, e isso, o próprio cervejeiro tem que avaliar.

É por isso que eu sempre tento desconstruir um pouco do conceito de "maturação" que é largamente ensinado na internet como uma coisa fixa, quando na verdade, é uma coisa totalmente dinâmica.

Maturação serve pra arredondar a cerveja, seja por efeito de decantação de resíduos, reabsorção de sub-produtos, ou até algum trabalho atenuativo do fermento ao longo do tempo.

Se a cerveja precisa ou não de maturação, e quanto tempo ela precisa, é algo que deve ser julgado pelo cervejeiro.

Exemplo... tu podes ter feito uma Weiss, e conduzido a fermentação dela de forma muito boa, gerando pouquíssimos defeitos.

E eu posso ter pego a mesma receita de ti, e ter fermentado a cerveja de forma ruim, sem os devidos cuidados de manipulação do fermento, temperaturas, acidez, e por aí vai... o que certamente vai fazer com que a minha leva precise de uma maturação muito maior do que a tua para ficar tão boa de beber.

Abraço!
 
Eu estou fazendo uma weiss tb. Deixei 9 dias fermentando e agora ficara 11 dias maturando. Minha fermentação é temperatura ambiente e a maturação na geladeira de casa...vamos ver no que vai dar!
 
Esqueci de dizer. ..a receita é a do Lamas Brew. Comprei pronta...faço levas de cinco litros.
 
Back
Top