Weiss doce!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduatletico

Well-Known Member
Joined
Oct 30, 2013
Messages
86
Reaction score
6
Galera, brassei uma Weiss simples... 50% malte trigo/cevada. 66° C uma hora... Lúpulo Saaz aos 60. Fermentação iniciando em 17°C terminando em 23°C. OG 1052 e FG 1011. Pra variar foi com WB-06. A weiss ficou super doce! Não vejo o q esteja errado... Espuma ficou top! Mas doce demais! Alguém já passou por isso?

Valeu!

[ ]'s
 
Tem quanto tempo que ela está na garrafa? Na primeira semana, e as vezes até nas duas primeiras semanas, qd refermentando na garrafa a Weiss fica realmente muito doce; já aconteceu comigo, e depois dessas duas semanas estava sensacional.
 
Na verdade não está na garrafa. Está no postmix. Já ficou duas semanas maturando... To preocupado... Rsrsrs
 
Pela FG de 1,011 e o seu procedimento de fermentação eu acredito que ela tenha atenuado bem e não tenha sobrado açucar residual..
 
Pela FG de 1,011 e o seu procedimento de fermentação eu acredito que ela tenha atenuado bem e não tenha sobrado açucar residual..

Pois é Tiago.... é justamente o q ta me deixando indignado! Mas mais pessoas tem me falado q usando wb-06 tiveram essa característica nas primeiras semanas, e q após um mês melhorou.... soh naum sei se to afim de esperar um mês... hahahaha
 
Pois é Tiago.... é justamente o q ta me deixando indignado! Mas mais pessoas tem me falado q usando wb-06 tiveram essa característica nas primeiras semanas, e q após um mês melhorou.... soh naum sei se to afim de esperar um mês... hahahaha

ela está bem carbonatada já?
 
Não acredito ser contaminação... Nunca li nada sobre contaminação q deixasse doce a cerveja.. Acredito q tenha sido a temperatura alta na fermentação (com relatos feitos via facebook)... Na próxima vou deixar em 17°C fixo durante a fermentação
 
@crazydices Contaminação normalmente produz o efeito contrário: cervejas mais atenuadas e/ou ácidas (ambos os casos opostos ao doce)

@eduatletico Quanto lúpulo você usou? Qual o amargor calculado? Qual fórmula você usou (Rager, Tinseth..)? Você se certificou que o percentual de alfa ácidos do lúpulo que você usou era idêntico ao da receita?
 
Então Paulo... Usei 20gr pra 20 litros do Saaz com 4% A.A. Deu +ou- 10 ibu...
 
Então Paulo... Usei 20gr pra 20 litros do Saaz com 4% A.A. Deu +ou- 10 ibu...

Pois é, parece tudo normal. Outro fator que influencia a percepção do dulçor é a acidez. Se a cerveja está com pH alto, dá a impressão de ser mais doce. Da mesma forma, uma carbonatação elevada reduz a impressão de dulçor, por causa do ácido carbônico (Por isso o Tiago perguntou sobre a carbonatação).

Uma das formas de corrigir uma cerveja doce é adicionar um ácido (normalmente lático) para equilibrar o sabor.
 
Eu tenho um palpite de que é um off-flavor chamado 2,3-pentanedione (2,3-pentanodiona em pt).

É "irmã" do diacetil, uma diacetona vicinal (vicinal diketone), causada pelos mesmos motivos que ele (fermentação), mas que em vez de deixar sabor de manteiga deixa um sabor forte que lembra mel. Ele não é doce exatamente, mas traz a percepção de doce, assim como acontece com muitos outros compostos na cerveja.

Meu palpite vai por aí porque já bebi muita weiss caseira com esse off-flavor.

Abraço
 
Mas qual seria o motivo dele Tiago? Temperatura alta? Se for, uma maturação a frio pode acabar com ele, certo?
 
Mas qual seria o motivo dele Tiago? Temperatura alta? Se for, uma maturação a frio pode acabar com ele, certo?

Maturação a frio não, maturação dificilmente reduz diacetil, o que reduz é fermentação secundária, ou seja, com fermento ainda em atividade.

Como eu disse ali, esse off-flavor é irmão do diacetil, causado pelos mesmos motivos que ele. Ou seja, temperaturas inadequadas na fermentação, falta de tempo e/ou temperatura na secundária, pouco fermento ou fermento pouco saudável. São as principais fontes de diacetil, portanto também são de pentanodiona.

Quanto de fermento vc usou pra quantos litros de cerveja? rehidratou o fermento?
 
Rehidratei sim.... Usei 20gr de levedura

Voltei atrás pra ver o volume da sua leva, vc disse:

O padrão! Um pacote para 20 litros...

Um pacote = 11g. Bom, vc parece ter feito um crescente adequado de temperatura na fermentação. Pode ter sido pouco fermento 11g pra 20L, mas não sei. Com as informações disponíveis e sem saber ao certo o gosto da cerveja já não tenho mais palpites...
 
É... Mas não foi.. Rsrsrs.. Eu usei um pouco de um pacote aberto há 1 semana pra um teste q eu tinha feito com 5 litros aí coloquei esse pacote com aproximadamente 8 gramas + 1 Pacote novo.. Então deu quase 20 gramas...
 

Latest posts

Back
Top