Volume da receita não condiz com a panela.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Salve salve galera! Td na paz?

Bueno é o seguinte:

Eu encomendei uma panela de 40L (atualmente tenho uma de 25,5 BIAB) e o vendedor me garantiu que chegaria no prazo e obvio que não chegou. Então estou no seguinte dilema:


Desenhei uma receita (WEISS) que o volume final é de 22L no fermentador.
O Beersmith me instruiu começar com 29,5L de mostura e daria um volume total de 32,83L com os grãos (5kg de grãos).

Dilema -> os grãos foram moidos ontem a noite (pego eles prontos agora na loja) e a vou brassar amanhã cedo.
Não quero perder a eficiência por estar com grãos moídos, a panela só vai chegar na segunda-feira :mad::mad::mad:


Vocês acham que da certo por exemplo:

Iniciar a brassagem com 18L de água (com +3L volume dos grãos daria 21L total);
Realizar a lavagem do BIAB com 5L aproximados;
Remover do mostro um volume aproximado de 3L para realizar a fervura em panela a parte;
Completar o volume de água que faltou na receita e realizar lupulagem, na sequência fervura;
Ao ponto que for diminuindo o volume da panela principal lupulada, adicionar o volume que está fervendo a parte.





Alguém tem alguma outra opção para conseguir fazer a receita no volume desejado?
Isso que eu pensei da errado?


Valeeeeeeeu
 
Salve salve galera! Td na paz?

Bueno é o seguinte:

Eu encomendei uma panela de 40L (atualmente tenho uma de 25,5 BIAB) e o vendedor me garantiu que chegaria no prazo e obvio que não chegou. Então estou no seguinte dilema:


Desenhei uma receita (WEISS) que o volume final é de 22L no fermentador.
O Beersmith me instruiu começar com 29,5L de mostura e daria um volume total de 32,83L com os grãos (5kg de grãos).

Dilema -> os grãos foram moidos ontem a noite (pego eles prontos agora na loja) e a vou brassar amanhã cedo.
Não quero perder a eficiência por estar com grãos moídos, a panela só vai chegar na segunda-feira :mad::mad::mad:


Vocês acham que da certo por exemplo:

Iniciar a brassagem com 18L de água (com +3L volume dos grãos daria 21L total);
Realizar a lavagem do BIAB com 5L aproximados;
Remover do mostro um volume aproximado de 3L para realizar a fervura em panela a parte;
Completar o volume de água que faltou na receita e realizar lupulagem, na sequência fervura;
Ao ponto que for diminuindo o volume da panela principal lupulada, adicionar o volume que está fervendo a parte.





Alguém tem alguma outra opção para conseguir fazer a receita no volume desejado?
Isso que eu pensei da errado?


Valeeeeeeeu

Blz?

Cara, pode guardar os grãos moídos até sua panela chegar, segunda está bem perto. Já fiquei com grão moído mais de uma semana e nunca perdi eficiência, as minhas sempre ficam acima de 70%. Até sua panela chegar tem pouco tempo, não tem problema não.

Outra , coisa tem muita gente que compra os grãos já moídos pela internet e na maioria das vezes demora mais de uma semana pra chegar, e mesmo assim as pessoas não perdem eficiência.

É logico que não e bom guarda muito tempo tipo um mês, mas 5 dias é tranquilo.

Abs.
 
Se teus baldes/fermentadores são de plástico alimentício, podes fazer a mosturação neles também, por exemplo, se tiver dois bags, divide os grãos.
 
Blz?

Cara, pode guardar os grãos moídos até sua panela chegar, segunda está bem perto. Já fiquei com grão moído mais de uma semana e nunca perdi eficiência, as minhas sempre ficam acima de 70%. Até sua panela chegar tem pouco tempo, não tem problema não.

Outra , coisa tem muita gente que compra os grãos já moídos pela internet e na maioria das vezes demora mais de uma semana pra chegar, e mesmo assim as pessoas não perdem eficiência.

É logico que não e bom guarda muito tempo tipo um mês, mas 5 dias é tranquilo.

Abs.

Valeu pela resposta cara! O lance é que se eu não brassar agora (tirei o dia para isso) eu não sei quando consigo brassar. Como farei rampas e ainda vou fermentar em dois lotes de 11L (testando fermentos) quero fazer sem pressa, para ser meticuloso na produção.
Tenho medo desses grãos ficarem moídos e guardados.
De qq forma muito obrigado. :)
 
Se teus baldes/fermentadores são de plástico alimentício, podes fazer a mosturação neles também, por exemplo, se tiver dois bags, divide os grãos.

Mas e depois para fazer o mashout e iniciar a fervura, o volume calculado é de 26L.
Volto para a panela 23L para fervura, aguardo redução de volume e acrescento os outros 3L?
Obrigado Jean :D
 
Salve salve galera! Td na paz?

Bueno é o seguinte:

Eu encomendei uma panela de 40L (atualmente tenho uma de 25,5 BIAB) e o vendedor me garantiu que chegaria no prazo e obvio que não chegou. Então estou no seguinte dilema:


Desenhei uma receita (WEISS) que o volume final é de 22L no fermentador.
O Beersmith me instruiu começar com 29,5L de mostura e daria um volume total de 32,83L com os grãos (5kg de grãos).

Dilema -> os grãos foram moidos ontem a noite (pego eles prontos agora na loja) e a vou brassar amanhã cedo.
Não quero perder a eficiência por estar com grãos moídos, a panela só vai chegar na segunda-feira :mad::mad::mad:


Vocês acham que da certo por exemplo:

Iniciar a brassagem com 18L de água (com +3L volume dos grãos daria 21L total);
Realizar a lavagem do BIAB com 5L aproximados;
Remover do mostro um volume aproximado de 3L para realizar a fervura em panela a parte;
Completar o volume de água que faltou na receita e realizar lupulagem, na sequência fervura;
Ao ponto que for diminuindo o volume da panela principal lupulada, adicionar o volume que está fervendo a parte.





Alguém tem alguma outra opção para conseguir fazer a receita no volume desejado?
Isso que eu pensei da errado?


Valeeeeeeeu

Você pode usar uma proporção menor de Malter por Litro na mostura. Se o volume da fervura ultrapassar o limite seguro para que não ocorra Boil Over, vc pode fechar o pós fervura com densidade maior, e calcular a quantidade de água necessária para diluir o mosto e chegar na OG pretendida.
Só não pode esquecer de ferver a áqua cervejeira. Dependendo do volume, vc pode até deixar a água próxima de 0C e misturar durante o resfriamento.

Só não pode esquecer, que menos água, menos lavagem e menos lavagem, menos eficiência....
 
Mas e depois para fazer o mashout e iniciar a fervura, o volume calculado é de 26L.
Volto para a panela 23L para fervura, aguardo redução de volume e acrescento os outros 3L?
Obrigado Jean :D

Se faz BIAB, esquece o mashout do volume principal. Pode fazer mashout nos 3~5l que ficaram de fora ou ferve eles em uma panelinha de macarrão em paralelo e depois juntar ao total.

"Mas por que não fazer o mashout?"
A função do mashout é inativar as enzimas amilases para que não continuem a converter açúcares, principalmente a beta-amilase, para que se possa resfriar um pouco o mosto (que espera a lavagem terminar) e mesmo os grãos, sem que as enzimas fiquem trabalhando mais. Se você faz BIAB, a ideia é partir direto da mosturação para a fervura (uma temperatura que já desativou as enzimas) logo após a retirada do bag.
 
Mas e depois para fazer o mashout e iniciar a fervura, o volume calculado é de 26L.
Volto para a panela 23L para fervura, aguardo redução de volume e acrescento os outros 3L?
Obrigado Jean :D

Blz?

Um outro jeito é vc fazer duas mosturas, a quantidade de água seria para uma leva de 10 litros e a quantidade de grãos para 20 litros, no final do processo seu OG irá ficar super alto, bem acima do planejado para 10 litros. Vc faz a fervura normalmente sua panela, assim que resfriar e passar para o balde fermentador, mede a OG que estará bem altar e vá completando com água (mineral), até chegar na OG desejada para a receita de 20 litros. Já fiz e deu super certo.

No canal cerveja fácil do youtube o Leandro ja fez um vídeo mostrando como fazer uma leva de 20 litros com equipamento de 10. Dá uma olhadinha la...ta bem explicado e talvez possa ajudar.

Abs.
 
Back
Top