Volume água Beersmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Excuse my french

Active Member
Joined
Jan 2, 2019
Messages
39
Reaction score
19
Location
Serra ES
Bom dia pessoal !!!

Estou com uma duvida em quanto os volumes de água calculados pelo beersmith.

Estou brassando no BIAB e o volume de água total não bate com o volume indicado para mostura.
Esta me dando 27L no total para brassar e 28,6L para mostura. Estou querendo entender essa diferença de 1,6L.
Geralmente não me preocupo com esses volumes, já que vou lavando até atingir o volume pré-fervura desejado, mas queria poder configurar e salvar minhas receitas com mais precisões ajustando esse tipo de detalhes.
 

Attachments

  • Agua BS.png
    Agua BS.png
    12.2 KB · Views: 22
Tem que ver qual a opção de aquecimento você está usando para passagem de rampa. Se está usando a opção de "infusão" ele entende que o que você quer fazer é adicionar um volume de água mais aquecida para saltar de 65c para 76c, por exemplo.

Outra coisa que tem que levar em conta é que o BS usa relação Kg/L para calcular o volume de entrada (Mash In)... você pode regular por aí também, mas o mais provável é que você esteja com a opção de infusão marcada... O meu BS é inglês, mas procure por direct heat ou aquecimento direto na configuração das suas rampas e ajuste a relação Kg/L do Mash In até atingir o volume de água que quer usar... isso deve resolver.

Agora uma opinião: eu também faço Biab as vezes e acho interessante não começar com toda a água... eu parto de uma relação Kg/L confortável (tipo uns 4Kg/L), faço o mash in, as rampas e o mash out com o mosto "mais concentrado" e uso o restante da água para atingir a relação volume x og pré-fervura planejada... nesse ponto posso tanto optar por privilegiar a og, quanto o volume projetado.
 
Obrigado pela resposta.

Estou sempre ajustando os volumes e as temperaturas da água para não ter problemas na hora de arriar o malte e também fazer a correção da água. mesmo modificando o tipo de brassagem, com rampas, BIAB, rampa unica, com ou sem mash out etc, existe uma diferença entre o "total water needed" e os volumes indicado nos diferentes processo. O volume de água necessária fica sempre a baixo do total dos volumes nas diferentes etapas de brassagem.

Mas em fim, vou seguir separar mais água que o recomendado e ajustar durante minha lavagem.
 
Back
Top