Vale a pena algum desses kits para iniciantes?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rojo

Member
Joined
Jan 14, 2019
Messages
10
Reaction score
1
Location
São Bernardo do Campo (SP)
Prezados,

Boa tarde.

Sou muito iniciante e, por enquanto, todo meu pequeníssimo conhecimento é teórico. Ainda estou lendo sobre homebrewing, aprendendo novos termos, e vendo se esse possível hobbie (ou um eventual trabalho, vai saber) valerá à pena, o que inclui os gastos.

Dito isso, me deparei com alguns kits prontos, com todo o básico necessário para a primeira cerveja (como serei muito iniciante, estou vendo kits para receitas de 10 litros). Achei legal pois creio que ajudará futuros iniciantes também. Por enquanto, minha dúvida aqui se restringe aos preços. Vejamos o que encontrei:

Brew Market - R$ 489 (465 no boleto) - esse parece de confiança e já vi outro usuário aqui que comprou de lá. Link: https://www.brewmarket.com.br/kit-e...de-malte-10-litros-completo.html#.XCU5vFVKjcs

Lamas Brew Shop - R$ 575 (546 no boleto) - a vantagem desse site é que, além dos equipamentos e algumas coisinhas a mais, já vem os ingredientes para uma primeira receita, sanitizante, mais um guia ilustrado. Mas, diferentemente das outras lojas, esta vende o kit com um só balde. Além disso, já comprei nessa loja e eles possuem lojas físicas em São Paulo e Campinas (além de outros estados). Link: http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-fabricac-o-de-cerveja-para-10-l-iniciante.html

Lamas Brew Shop - Kit BIAB - R$ 561 (533 no boleto) - a mesma coisa acima, só que é um kit para o método BIAB. Ainda não decidi se vale a pena este método. Pelas fotos, vêm itens diferentes, mas a descrição é a mesma do kit anterior (mandei uma mensagem para eles perguntando a diferença). Link: http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-fabricac-o-de-cerveja-para-10-l-biab-lamas.html

ToBrew - Kit BIAB - R$ 446 - é o mais barato e também vem os ingredientes para uma primeira receita, além de também ser BIAB. Assim como a primeira loja, vem dois baldes, mas não vem sanitizante etc. Link: http://www.loja.tobrew.com.br/kit-cervejeiro/kit-cervejeiro-10-litros-biab

Talvez nem valha a pena comprar item por item, pois comprando tudo pela internet o frete faz não compensar. O que acham? Há algum outro kit indicado? Acham que vale mais a pena sair procurando item por item?

Obrigado e abraço!
 
Não manjo nada ainda, mais se foce vc montava, estou montado e gastando quase igual porem deixando do meu gosto, panela 32,5 lt e maturador 22lt, e resto compartivel com os kit tradicional
 
Last edited:
Prezados,

Boa tarde.

Sou muito iniciante e, por enquanto, todo meu pequeníssimo conhecimento é teórico. Ainda estou lendo sobre homebrewing, aprendendo novos termos, e vendo se esse possível hobbie (ou um eventual trabalho, vai saber) valerá à pena, o que inclui os gastos.

Dito isso, me deparei com alguns kits prontos, com todo o básico necessário para a primeira cerveja (como serei muito iniciante, estou vendo kits para receitas de 10 litros). Achei legal pois creio que ajudará futuros iniciantes também. Por enquanto, minha dúvida aqui se restringe aos preços. Vejamos o que encontrei:

Brew Market - R$ 489 (465 no boleto) - esse parece de confiança e já vi outro usuário aqui que comprou de lá. Link: https://www.brewmarket.com.br/kit-e...de-malte-10-litros-completo.html#.XCU5vFVKjcs

Lamas Brew Shop - R$ 575 (546 no boleto) - a vantagem desse site é que, além dos equipamentos e algumas coisinhas a mais, já vem os ingredientes para uma primeira receita, sanitizante, mais um guia ilustrado. Mas, diferentemente das outras lojas, esta vende o kit com um só balde. Além disso, já comprei nessa loja e eles possuem lojas físicas em São Paulo e Campinas (além de outros estados). Link: http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-fabricac-o-de-cerveja-para-10-l-iniciante.html

Lamas Brew Shop - Kit BIAB - R$ 561 (533 no boleto) - a mesma coisa acima, só que é um kit para o método BIAB. Ainda não decidi se vale a pena este método. Pelas fotos, vêm itens diferentes, mas a descrição é a mesma do kit anterior (mandei uma mensagem para eles perguntando a diferença). Link: http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-fabricac-o-de-cerveja-para-10-l-biab-lamas.html

ToBrew - Kit BIAB - R$ 446 - é o mais barato e também vem os ingredientes para uma primeira receita, além de também ser BIAB. Assim como a primeira loja, vem dois baldes, mas não vem sanitizante etc. Link: http://www.loja.tobrew.com.br/kit-cervejeiro/kit-cervejeiro-10-litros-biab

Talvez nem valha a pena comprar item por item, pois comprando tudo pela internet o frete faz não compensar. O que acham? Há algum outro kit indicado? Acham que vale mais a pena sair procurando item por item?

Obrigado e abraço!

Cara, você tá com as mesmas dúvidas que eu estava quando comecei em julho passado. Vou te passar a minha experiência. Eu comecei com um kit Biab da ToBrew de 10l; a panela eu já tinha, então eles me deram o desconto no kit. Usei na primeira e segunda brassagens. Resultado: o balde fermentador que vem de 10l é muito pequeno, nas duas levas vazou muito pelo airlock, fez maior sujeira. Aí comprei dois baldes de 20. Para 10 litros atendia, mas aí você vai pegando gosto, e quer aumentar a leva para 20l. Aí já não serve mais de novo! Levas de 10 l você só engarrafa uns 8, você vai ver que é muito trabalho para pouco prazer. E com um setup para 20l, você faz 10 l a hora que quiser. Mas o contrário não é possível.

Minha opinião, hoje eu não compraria um kit, mas montaria um. No ML você consegue muita coisa com frete grátis, aí você conversa com o vendedor, e ele envia as coisas pequenas no mesmo frete. Não sai mais caro.

Minha experiência com Biab me mostrou que, se você não quiser fazer sujeira, tamanho dos equipamentos é fundamental. Ou seja: Se você quiser realmente fazer levas de 10l, use panelas e baldes fermentadores de 20l. Se quiser fazer 20 litros, fermentadores de 30. Esses kits vem no talo, por isso não recomendo. No Biab você adiciona toda a água de uma vez só, e em média é 50% a mais que o volume que você quer fazer (pra 10 l de cerva, 15 l de água; pra 20 l de cerva, 30 l de água; nesses kits sempre vem uma panela bem pequena, aí tem que ficar fazendo malabarismo para não transbordar durante a brassagem e fervura.

Outra coisa, todos os kits vem com balde plástico. Eu te recomendo a bombona, é muito mais resistente. Os meus baldes eu só uso como apoio para sanitização; fermentação só na bombona.

Além disso, a maioria dos kits vem com dois baldes, um fermentador é um maturador. Eu sei que muita gente vai discordar, mas acho desnecessário, eu fermento e maturo no mesmo balde. O custo de 2 baldes é o mesmo de uma bombona, que é muito superior ao balde.

Só para referência, meu setup tá assim (levas de 20 l):

Panela de alumínio 40 (ML frete grátis)

Bombona fermentadora de 30 l - (ML frete grátis - geralmente quem vende bombona vende os outros equipamentos, então conversa com o vendedor que ele envia no mesmo frete dentro da bombona - vai precisar de termômetro, densímetro, proveta, iodofor, arrolhador e o bag e o hop bag- os bags só se não tiver quem faça).

O resto (seringa, álcool 70, borrifador, colher, etc) acha fácil em farmácia e loja de 1,99.

O moedor também não vem nos kits, mas recomendo comprar um, porque no Biab a gente moe com vontade; geralmente quando pede malte moído ele vem com uma moagem grossa, pro pessoal que recircula. Não serve pra gente, Biab precisa de uma moagem mais fina.

Os bags minha esposa fez com voal, ficou muito barato. Recomendo usar o hop bag ( que nunca vi num kit). Mas se não tiver quem costure, vai ter que comprar.

Acho que é isso, resumindo, minha opinião é para não comprar kits, e comprar tudo superdimensionado. Qualquer dúvida pode perguntar.
 
Opa, blz Rojo?

Dei uma olhada nos kits e eles são bem parecidos, então se fosse escolher entre eles ia pela qualidade. Mas deixa eu te dar uma ideia que vai na mesma direção do que o @Fabricio falou: Eu queria ensinar meus irmãos a fazer cerveja no mês passado, como minha cervejaria fica muito longe de onde eles moram, eu resolvi gastar o mínimo possível, fui no Mercado Livre e comprei uma panela de inox de 20 L, custou 180 reais e comprei um balde alimentício com tampa de 20 L no Assaí, foi uns 18 reais, o resto das coisas eu consegui levar na mala e/ou minha mãe tinha em casa. No caso utilizamos:


1 - Panela de inox de 20 L
2 - Saco feito com voal (Cortina da minha mãe)
3 - Termômetro (emprestei da vizinha, mas um digital no M.L custa 25 reais)
4 - Balde de plástico 20 L
5 - Controlador de temperatura (trouxe do meu lab, mas 100 reais vc compra no M.L)
6 - Escorredor de macarrão (trouxe de casa, mas é barato)
7 - Torneira de plástico (pague 2 reais numa loja)
8 - Mangueira de bomba de aquário (comprei aqui, 2 reais o metro)
9 - borracha de vedação para para o blowoff
10 - Arrolhador (trouxe casa, custa cerca de 100 reais)
11 - válvula para a panela (opcional)
12 - refratômetro (trouxe casa)

Com isso aí eu gastei nem 300 reais, mas já tinha algumas coisas. Claramente que não foquei em nada para durar, só comprei a panela de inox porque vou usar ela em uns projetos acadêmicos que estou orientando. Como você está começando, talvez fosse legal você começar pelo bem básico, logo você não precisa de 2 baldes, pois você não precisa (e nem deve) fazer trasfega ainda. Entre no M.L construa um kit semelhante ao que você viu e seguindo as dicas do Fabrício, compare os preços e veja o que vale mais a pena pra você.
 
Uma dica pra comprar tudo separado: Fuja das brewshops...compre o maximo de coisa possivel em outros lugares como lojas de material de construção, loja de utensilios do lar e etc. Deixe pra brewshop aquilo q vc não conseguir achar em outro lugar (obviamente vc pesquisa primeiro, se o preço for o mesmo vc prestigia a brewshop pra incentivar a cultura cervejeira). Pois o fator "cerveja artesanal" muitas vezes encarece as coisas.
PS.: mesmo no material de construção e na loja de utensilios do lar evite falar q é pra fazer cerveja... dependendo do vendedor e da empresa...pode ficar mais caro so pq vc forneceu essa informação.
 
O problema desses kits prontos de 10l é que as panelas sao pequenas para receitas de 10 litros, por exemplo em algumas receitas voce pode precisar de 18 litros para fazer 10 litros de cerveja. As panelas dos kits geralmente sao de 15 litros. Como voce é de Sao Bernardo, tem uma loja da marfinite no ipiranga, la vende os baldes alimenticios e tambem as panelas. Tem uma loja no ipiranga que chama Barley Haus passa la compra as torneiras para os baldes e o air lock, o filtro que vai usar na panela, o bazooka é de facil uso e pratico, pode pegar a conexao da panela la tambem, ou na leroy ou outra loja de material de construçao. Basicamente no inicio vai precisar disso, termometro e densimetro voce compra na net, iodo na farmacia.
 
Saudacoes Rojo,

Sendo bem sincero da minha parte, nao aconselho comprar logo de cara um kit (eu fiz isso e me arrependi, muita coisa do kit eu não uso), o ideal mesmo é você conversar diretamente com alguém que já faz, mesmo que comecou recente, pra te passar a experiência detalhe por detalhe, pois eu senti muita falta de informação, coisa que só alguém falando diretamente pra eu poder entender, nao sobre termos, mas processos simples que melhoram e agilizam fazer a primeira breja.
Algo bem simples que sempre me perguntam por exemplo, o gás, como coloca gas na cerveja, e quando falo que e com açúcar não acreditam (eu mesmo nao acreditei, e quase comprei um cilindro de Co2 junto com o kit (que inclusive o vendedor me reservou ele ate hoje kkkk))
Então de verdade ? Fuja um pouco da literatura específica, tira duvidas básicas mesmo, do processo, porque tem algumas formas de fazer, o mais fácil de se encontrar e o BIAB, mas tem gente que prefere o 3 panelas.

Ps: Prefiro BIAB porque tenho moedor em casa já, da época que tive plantacao de ccaf em casa, então pra mim moagem não foi novidade.

E qualquer coisa, podemos combinar um dia pra ir nesses BrewShops que mencionou, frequento bastante o Lamas, CentralBrew e BrewMarket aqui da capital de SP, no geral 1x por semana passo em um deles.

Qualquer dúvida, tem bastante coisa aqui no fórum, e se for algo bem específico manda nos tópicos.

Boas brejas!
 
Bom dia Rojo,
Inicialmente eu diria para você comprar os itens separadamente, mas resolvi entrar no link que você postou do LAMAS - BIAB e achei o kit perfeito, completo, você irá utilizar todos os equipamentos, não há nada desnecessário.
Só um detalhe que eu acho importante, é a quantidade que você quer fazer, eu particularmente, aconselho seriamente a fazer 20 litros, acho 10 muito pouco.
Cheers!
 
Para complementar o que o @allan k. comentou, também recomendaria um kit de 20L. A diferença de tempo de brassagem não é tão grande, e você garante um pouco mais de cerveja para tomar entre as brassagens e degustar com amigos. Por mais que seu kit seja de 10L, você irá envasar aproximadamente 9L devido a lama no fundo do balde.
É muito serviço para no final engarrafar 15 garrafas (caso tudo saia perfeitamente), que podem ser consumidas rapidamente.
 
Vou ter que ser o do contra aqui, eu comecei pegando panela de um amigo com bazooka de malha de mangueira de gás, aí fui comprando as coisas aos poucos avulsamente, te digo que não gostei da experiencia. Pra alguém que já manja, consegue fazer um kit com facilidade, agora quem não manja fica foda né, voce vai comprar um monte de coisa e depois olhar pra trás e ver que devia ter comprado diferente.
Algo que concordo, se você tiver fogão com aquela boca do inferno, melhor partir pros 20l já, o bil bil beer aqui de curitiba tem um kit de 20l BIAB bem em conta, não chega a 700 reais, vende on-line também.
Também discordo de fugir de brew shop, os caras tão no mercado pra atender a gente, trocar idéia, dar dicas, oferecer materiais específicos pra atividade. Comprei um fogareiro direto de um distribuidor pelo cnpj da minha empresa, saiu 40 reais, mas já me arrependi, devia ter pago 130,00 num caga fogo mesmo. Prefiro gastar um pouco mais e ter um negocio legal do que economizar e ter algo meia boca.
 
Eu acho que esses kits de certa forma para pessoas que não tem acesso à lojas físicas ou grandes centros comerciais, onde é bem mais em conta adquirir as coisas em separado, vai valer a pena.
Lembrando ainda que temos que inserir as taxas de frete, que por se tratar de um volume considerado, não vai ser barato.
Nas minhas pesquisas aqui no Rio, descobri que muitos itens vendidos no Lamas (loja física), chega a ser bem mais barato que outras lojas comerciais, exceto as panelas, se qualquer um for em Madureira vai ser mais barato.
 
Boa tarde, pessoal. Agradeço imensamente pelas respostas, li uma por uma com calma e todas foram muito esclarecedoras. Depois do que li acho que realmente vale mais a pena já investir em um de 20 litros mesmo. Como por perto de São Paulo, vou dar umas pesquisadas nos preços.

Outra coisa, todos os kits vem com balde plástico. Eu te recomendo a bombona, é muito mais resistente. Os meus baldes eu só uso como apoio para sanitização; fermentação só na bombona.

Obrigado pela dica, Fabricio. Você diz aquelas bombonas com a torneirinha, certo? Depois da fermentação a bebida já vai para a garrafa para a carbonação e envase, certo?

E qualquer coisa, podemos combinar um dia pra ir nesses BrewShops que mencionou, frequento bastante o Lamas, CentralBrew e BrewMarket aqui da capital de SP, no geral 1x por semana passo em um deles.

Opa, bacana cara, obrigado! Não conhecia esses outros dois, CentralBrew e BrewMarket. Podemos combinar sim, se for aparecer algum dia em algum deles só me dar um toque que vou também, pra mim tá mais fácil porque tô procurando emprego.

Outra dúvida: vejo que as panelas pra cerveja têm a torneirinha embutida, mas o preço é bem mais elevado, talvez só porque seja uma tal "panela para cerveja caseira". Isso será que dá pra achar em loja de construção com outro nome?

Obrigado a todos e abraço!
 
Last edited:
tem uma loja da marfinite no ipiranga, la vende os baldes alimenticios e tambem as panelas. Tem uma loja no ipiranga que chama Barley Haus passa la compra as torneiras para os baldes e o air lock

Obrigado pela dica. Você diz para comprar uma panela de alumínio comum e instalar a torneira depois? Ou nessa loja já tem panela de alumínio com torneira?
 
Boa tarde, pessoal. Agradeço imensamente pelas respostas, li uma por uma com calma e todas foram muito esclarecedoras. Depois do que li acho que realmente vale mais a pena já investir em um de 20 litros mesmo. Como por perto de São Paulo, vou dar umas pesquisadas nos preços.



Obrigado pela dica, Fabricio. Você diz aquelas bombonas com a torneirinha, certo? Depois da fermentação a bebida já vai para a garrafa para a carbonação e envase, certo?



Opa, bacana cara, obrigado! Não conhecia esses outros dois, CentralBrew e BrewMarket. Podemos combinar sim, se for aparecer algum dia em algum deles só me dar um toque que vou também, pra mim tá mais fácil porque tô procurando emprego.

Outra dúvida: vejo que as panelas pra cerveja têm a torneirinha embutida, mas o preço é bem mais elevado, talvez só porque seja uma tal "panela para cerveja caseira". Isso será que dá pra achar em loja de construção com outro nome?

Obrigado a todos e abraço!

Isso, fermenta e matura na mesma bombona. Depois cold crash e post mix ou garrafa.

A minha é essa aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br...a-30l-torneira-simples-airlock-_JM?quantity=1

Essa vendedora é boa de jogo, se você precisar de mais coisas, ela mete dentro da bombona e manda tudo junto num frete só. Ela tem bastante produto.
 
Isso, fermenta e matura na mesma bombona. Depois cold crash e post mix ou garrafa.

Muito obrigado, Fabricio.

Deixe pra brewshop aquilo q vc não conseguir achar em outro lugar (obviamente vc pesquisa primeiro, se o preço for o mesmo vc prestigia a brewshop pra incentivar a cultura cervejeira).

Concordo plenamente, e acho que mesmo se a diferença não foi gritante é legal estimular esses lugares. O que me surpreendeu é que muitas coisas do Lamas Brew Shop são mais baratas do que outras lojas ou na internet, principalmente panelas e baldes fermentadores. A panela e o balde comprarei no Lamas mesmo.

Outras coisas menores vale a pena comprar no MercadoLivre, pois há a vantagem de que agora se você compra uma quantia elevada (acho que acima de cento e poucos reais) o frete é grátis para todos os produtos, ou seja, você não precisa mais comprar tudo com um vendedor e pode conseguir todos os fretes grátis com vendedores diferentes. Comprei 1 proveta 250 ml, 1 densímetro 1,000 - 1,100, 1 termômetro, e 1 moinho, tudo por 180. O frete de tudo daria 60, mas acabaram todos sendo grátis.

Outras coisas vou dar uma olhada no Brew Head Shop, que tem aqui em São Bernardo.
 
Opa, bacana cara, obrigado! Não conhecia esses outros dois, CentralBrew e BrewMarket. Podemos combinar sim, se for aparecer algum dia em algum deles só me dar um toque que vou também, pra mim tá mais fácil porque tô procurando emprego.

Outra dúvida: vejo que as panelas pra cerveja têm a torneirinha embutida, mas o preço é bem mais elevado, talvez só porque seja uma tal "panela para cerveja caseira". Isso será que dá pra achar em loja de construção com outro nome?

Obrigado a todos e abraço!

Quando quiser! Vou ligar pra eles e ver se abrem na sexta, e dou uma passadinha pela manha.
Sim, tem muito disso, eles aproveitam esse tirulo pra cerveja artesanal e dao uma encarecida nos preços, mas o que eu peguei ate agora na saga cervejeira é, tem que pesquisar e comparar preços, tem brewshop que você pega malte a R$0,49, 100g e no outro o mesmo malte sai por R$0,79, em quantidades da umuma grande diferença, ainda mais se for pra fazer um projeto pra revenda. To aumentando minha producao e procurando uns equipaequipamentos maiores, no brewshop é um preço, em uma loja de materiais pra cozinha é o valor é quase um terço.
Acabei de chegar de osasco pra buscar 2 polykeg de polipropileno tambem por 1/3 do valor. A dica e sempre pesquisar em todas as plataformas, Olx, MercadoLivre, brewShop e tudo que tiver.
 
Quando quiser! Vou ligar pra eles e ver se abrem na sexta, e dou uma passadinha pela manha.
Sim, tem muito disso, eles aproveitam esse tirulo pra cerveja artesanal e dao uma encarecida nos preços, mas o que eu peguei ate agora na saga cervejeira é, tem que pesquisar e comparar preços, tem brewshop que você pega malte a R$0,49, 100g e no outro o mesmo malte sai por R$0,79, em quantidades da umuma grande diferença, ainda mais se for pra fazer um projeto pra revenda. To aumentando minha producao e procurando uns equipaequipamentos maiores, no brewshop é um preço, em uma loja de materiais pra cozinha é o valor é quase um terço.
Acabei de chegar de osasco pra buscar 2 polykeg de polipropileno tambem por 1/3 do valor. A dica e sempre pesquisar em todas as plataformas, Olx, MercadoLivre, brewShop e tudo que tiver.

Opa, obrigado pelas dicas! Ainda tô pesquisando os equips. E desculpe a demora pra responder, mas de qualquer jeito não conseguiria ir no brew. Vai algum outro dia?
 
Back
Top