válvulas para as panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipewf

Member
Joined
Mar 15, 2014
Messages
8
Reaction score
1
Tudo bom pessoal, depois de anos me ensaiando fiz a minha primeira cerveja, uma pale ale. Ficou bem boa, apesar do amadorismo total na produção dela. Bom, tomei gosto pela coisa e agora quero melhorar meus materiais. A parte que mais me trouxe e me traz complicações é na produção do mosto, vi que cada tipo de cerveja e cada cervejeiro utiliza uma variação de temperatura. Ao procurar na internet vi que existem inúmeros projetos e meios de se preparar o mosto ( até com caixa térmica eu achei), enfim, como tenho as panelas pensei em colocar os registros nelas e confeccionar uma bazuka eu mesmo. Entretanto vi algumas panelas prontas e no anuncio eles recomendam não levar ao fogo devido as conexões dos registros (panelas essas exclusivas para o mosto). Como e qual material devo usar nos registros para que não precise me preocupar com isso? minha panela é de alumínio, preciso soldar o registro nela ou posso apenas "apertar" com algum tipo de arruela, anel de vedação, etc
 
Cara é bem simples na verdade, ja furei e coloquei válvula varias vezes, o que mais incomoda é a vedação e para vedar bem o furo tem que ser bem feito para não ficar com rebarbas, aconselho o uso de uma brocha chata, aquelas para madeira mesmo, fura alumínio tranquilamente.
Tu não precisa soldar nada, é só apertar mesmo. Vai precisar de uma válvula esfera de inox ou latão, recomendo 1/2 polegada, uma bucha de redução ou um niple e uma arruela do mesmo tamanho, e um o-ring. Dai é só colocar o niple ou bucha de dentro da panela pra fora, colocar o o-ring, depois arruela e a valvula esfera e é só apertar tudo.

Se tu usa acido peracetico não é bom o contato do mesmo com latão.
 
valeu a ajuda! quanto as válvulas , sabe onde encontro em Porto Alegre? Vou direto ai, e tenho usado alcool 70 na desinfecção, não sei se é ruim
 
Alcool 70 é bom, só acho que fica muito caro. As valvulas tu encontra na Metalurgica Scai, se não encontrar algo que tu precisa ali é só perguntar pra eles que eles sempre indicam outro local ali perto. O que eu achei mais dificil de achar foi as arruelas de inox, que comprei ali na Thermomax e paguei 5 reais cada, isso mesmo 5 reais em UMA arruela.

Metalurgica Scai
Avenida Cairú, 517/525 - Navegantes, Porto Alegre - RS, 90230-031
(51) 3342-8233
Thermomax
Avenida Cairú, 56 - Bairro Navegantes - CEP.: 90230-031 - Porto Alegre / RS
(51) 3362.1166 | 3342.8411
 
Para desinfecção compra BIOFOR (iodo 2,25%), como tu mora em Santa Maria certamente tem nas agropecuárias (custo de 20 pila). Para usa-ló é só diluir 5,5 mL para cada 10 L de água e deixar o que tu quer sanitizar 5 minutos em contato e depois deixar secar, não é necessário enxaguar nada!

Tu pode usar para o registro um prolongador longo 1/2, duas flanges 1/2 e uma válvula 1/2 e um rolo de fita veda rosca.
Tem tudo em cobre e latão na loja Walter Beltrame no bairro Camobi.
Dá uma olhada neste video.
https://www.youtube.com/watch?v=WdYEz_G4w-c
 
Back
Top