Utilizando Oxigênio Puro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá, Guenther!

Com splash, ou seja, deixando o mosto cair de uma certa altura, eu consigo no máximo uns 4 ppm, correto? Isso quer dizer que, se eu usar uma bomba de aquário por mais ou menos 10 minutos, posso chegar mais rápido nos 8 ppm?

Ou não é tão simples assim?

Abraço!
Eu diria entre 15 a 20 minutos.

Quanto mais O2 já está dissolvido, mais lento fica dissolver mais.

Note que na tabela, sair de 1,5ppm pra 3,4 demora 5 minutos, ou seja, 2ppm pra cada 5 minutos.

Já pra sair de 5.5 pra 6.6, mais 5 minutos, ou seja, agora, é 1ppm pra cada 5 minutos.

Resumindo, eu sempre me programo pra deixar bem mais tempo que o mínimo necessário, já que isso garante boa oxigenação, e utilizando ar puro, não há como oxigenar demais pela limitação de oxigênio no ar.

Abraço,
 
@Guenther, no post fixo sobre Aerar ou não o mosto, você explica a razão para se aerar relacionado com a produção de esteróis e acidos graxos:

"Primeiro de tudo, o fermento se reproduz fazendo uma cópia de si mesmo. Antes de se replicar, ele precisa criar mais membrana celular para o sua "filha", e para isso ele precisa, sobretudo, de duas coisas: esteróis e ácidos graxos.

Tanto esteróis quando ácidos graxos podem ser produzidos ou também adquiridos do mosto, mas no caso dos esteróis é mais difícil pois as células tem dificuldade em trazê-los pra dentro da célula, então normalmente acaba produzindo-os.

Bom, para sintetizar esteróis e ácidos graxos, o fermento precisa de oxigênio."

A minha dúvida agora está relacionado ao que acontece com a dinâmica da fermentação caso eu oxigene o mosto que será fermentado, por exemplo, com levedura seca, que você diz no mesmo post supracitado que já teria a reserva de esteróis e ac. graxos necessários para a reprodução celular.

Sds,

Fabiano da Mata
 
@Guenther, no post fixo sobre Aerar ou não o mosto, você explica a razão para se aerar relacionado com a produção de esteróis e acidos graxos:

"Primeiro de tudo, o fermento se reproduz fazendo uma cópia de si mesmo. Antes de se replicar, ele precisa criar mais membrana celular para o sua "filha", e para isso ele precisa, sobretudo, de duas coisas: esteróis e ácidos graxos.

Tanto esteróis quando ácidos graxos podem ser produzidos ou também adquiridos do mosto, mas no caso dos esteróis é mais difícil pois as células tem dificuldade em trazê-los pra dentro da célula, então normalmente acaba produzindo-os.

Bom, para sintetizar esteróis e ácidos graxos, o fermento precisa de oxigênio."

A minha dúvida agora está relacionado ao que acontece com a dinâmica da fermentação caso eu oxigene o mosto que será fermentado, por exemplo, com levedura seca, que você diz no mesmo post supracitado que já teria a reserva de esteróis e ac. graxos necessários para a reprodução celular.

Sds,

Fabiano da Mata
Tá, mas aí a tua pergunta muda completamente. Antes tu perguntou uma coisa sobre oxigenação de forma geral:

@Guenther, a diferença de tempo entre a injeção de O2 puro e de ar via bomba de aquário é tão significante assim mesmo? O2 puro a ordem de dezenas de segundos, enquanto ar via bomba na ordem de dezenas de minutos?

Outra dúvida, suponhamos que eu queira os 9,2 ppm de O2 no mosto, porém para 60 L. O tempo deve ser triplicado? Ou seja, 180 segundos (3 minutos) de O2 puro a uma vazão de 1 L/min?

Agora, se tu estás perguntando se vai fazer diferença aerar o mosto utilizando levedura seca.... a minha resposta está justamente naquele post. Não faz praticamente diferença porque a levedura seca tem altíssimas reservas de uma porrada de coisas, incluindo ácidos graxos e esteróis.
 
Tá, mas aí a tua pergunta muda completamente. Antes tu perguntou uma coisa sobre oxigenação de forma geral:



Agora, se tu estás perguntando se vai fazer diferença aerar o mosto utilizando levedura seca.... a minha resposta está justamente naquele post. Não faz praticamente diferença porque a levedura seca tem altíssimas reservas de uma porrada de coisas, incluindo ácidos graxos e esteróis.

@Guenther, vc tem toda razão. Inicialmente a minha dúvida era relacionada com a reprodução celular, agora estou indo mais adiante e imaginando o que poderia acontecer com as características sensoriais da cerveja por uma aeração do mosto.

As células produziriam compostos que poderíamos desejar ou não para um dado estilo de cerveja? Poderia manipular a oxigenação para alterar isso?

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
 
@Guenther, vc tem toda razão. Inicialmente a minha dúvida era relacionada com a reprodução celular, agora estou indo mais adiante e imaginando o que poderia acontecer com as características sensoriais da cerveja por uma aeração do mosto.

As células produziriam compostos que poderíamos desejar ou não para um dado estilo de cerveja? Poderia manipular a oxigenação para alterar isso?

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado de meu Nexus 6P usando Tapatalk
Cara, na prática.. não... não se manipula aeração pra conseguir um gosto X... já que qualquer gosto/aroma se consegue de outras formas sem ter que arriscar a saúde do fermento.

Abraço,
 
Não, eu utilizo bomba de aquário, e utilizando ar puro não há como passar de 8ppm de oxigênio dissolvido, o que é muito próximo do ideal.

No livro Yeast, página 79, tem a seguinte tabela para oxigênio puro com pedra difusora 0.5 micra, a 24 graus, com 1 litro por minuto de vazão, em 20 litros de mosto:

30 segundos - 5.12ppm
60 segundos - 9.20ppm
120 segundos - 14.08ppm

Já com bomba de aquário e usando pedra também (a minha é 0.2 micra), para uma leva de 10 litros, minhas medições apontam o seguinte (eu tenho um medidor de oxigênio dissolvido comprado nos EUA, marca Milwaukee, modelo MW600):

0 minutos - 1.5ppm
5 minutos - 3.4ppm
10 minutos - 5.5ppm
15 minutos - 6.6ppm
20 minutos - 7.2ppm
25 minutos - 8.0ppm
30 minutos - 8.2ppm

No geral, Ales precisam de mais ou menos 8ppm, e Lagers 10ppm como recomendação geral. Algumas cervejarias usam mais, outras menos, mas aí já entra em detalhes beeeeem além do que precisamos como homebrewers. Se ficar perto disso, tá ótimo em termos de oxigenação.

Abraço,
Olá Guenther, recentemente li uma apostila de sua autoria e parabéns pelo trabalho. Estou nesse momento na ,minha terceira brassagem e já na próxima vou aerar o mosto com pedra difusora. O meu compressor de aquário tem duas saídas e logo duas pedras daquelas comuns e não sei de quantos micras são e nem o vendedor soube me informar (não é de inox), com aquela parte que acopla nas pedras de plástico mesmo, porém o logista me falou que só é de inox aquela parte que acopla na pedra, eu achava que a parte que faz as bolhas poderia ser de inox também, porém o lojista falou que não... procede? outra coisa, faço levas de 20l, então só pra fins de conferência, gostaria que vc conferisse se a quantidade de tempo que estimo para deixar as pedras imersas no mosto aerando está correta: se na sua tabela 25 minutos geram 8 ppm (porém acredito que vc utilize apenas uma pedra difusora), então no meu caso como utilizarei duas pedras esse tempo seria cortado pela metade para eu ter o mesmo valor de 8 ppm? Assim sendo pretendo arredondar pra 15 minutos com as duas pedras mergulhadas no mosto, o que vc acha? Ahhh... vou usar essas comuns por um tempinho e assim que possível compro outras de inox pq já gastei muito por ora.... Confira nas fotos por gentileza o meu equipamento pra aerar bem como meus filtros caseiros que contém no seu interior lã de vidro, carvão ativado no meio e lão de vidro. abraço e parabéns pelo conhecimento que estás transmitindo pros homebrewers.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2019-11-27 at 15.27.41.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-27 at 15.27.41.jpeg
    30.5 KB · Views: 18
  • WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.04.30.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.04.30.jpeg
    58.3 KB · Views: 18
  • WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.04.50.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.04.50.jpeg
    55 KB · Views: 18
  • WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.05.16.jpeg
    WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.05.16.jpeg
    28.5 KB · Views: 17

Latest posts

Back
Top