Uso Gelatina / Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Joined
Aug 29, 2016
Messages
64
Reaction score
4
Senhores, bom dia! Li o tópico detalhado mas não encontrei uma resposta...

Tô seguindo os passos da receita: fermentação primária > fermentação secundária > maturação 7 dias.

1. Já vão 7 dias na primária e 7 na secundária. Preciso segurar mais 7 na maturação?

2. Segurando esses 7 dias da maturação, devo aplicar a gelatina lá p quarto dia?

Abraço

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Bom Dia!

Essa etapa que você chama de maturação, no caso é a temperatura bem baixa próxima de 0°C para clarificação?
 
Senhores, bom dia! Li o tópico detalhado mas não encontrei uma resposta...

Tô seguindo os passos da receita: fermentação primária > fermentação secundária > maturação 7 dias.

1. Já vão 7 dias na primária e 7 na secundária. Preciso segurar mais 7 na maturação?

2. Segurando esses 7 dias da maturação, devo aplicar a gelatina lá p quarto dia?

Abraço

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Cara como diz o Guenther, a cerveja está maturando desde o dia que ela vem ao mundo...
Recomendo a leitura deste topico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851 que em resumo diz o seguinte... de tempo para as coisas acontecerem, primeiro o fermento precisa se adaptar, depois consumir os açucares e depois ainda consumir os residuos que eles (o fermento) deixaram.
O processo de clarificação nada mais é que voce resfriar para decantar as leveduras e assim fazer um envase mais clean, mas não deixou de ser apenas uma aceleração de um processo que aconteceria naturalmente.

Leia o topico recomendado, vai te ajudar.
 
Last edited:
Orube,

Depois da fermentação primária e secundária, baixe a temperatura par quase 0° para clarificar (decantar leveduras). Se for deixar por 7 dias clarificando, adicione a gelatina faltando 48hrs para o envase, ou seja ao completar 5 dias desta etapa.
Abraços
 
Orube,

Depois da fermentação primária e secundária, baixe a temperatura par quase 0° para clarificar (decantar leveduras). Se for deixar por 7 dias clarificando, adicione a gelatina faltando 48hrs para o envase, ou seja ao completar 5 dias desta etapa.
Abraços
Valeu pela ajuda! Farei isso.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Valeu pela ajuda pessoal ! Farei isso.

Fugindo um pouco do tema... Eu configuro a histerese de meu termostato em 1grau. Tá bom?

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Last edited:
Não faz sentido deixar a cerveja clarificando durante sete dias se o objetivo é adicionar gelatina no final. Se a intenção é clarificar com gelatina, não tem motivos para esperar tanto tempo. Baixou a temperatura, coloca a gelatina, dois dias e pronto.
 
Não faz sentido deixar a cerveja clarificando durante sete dias se o objetivo é adicionar gelatina no final. Se a intenção é clarificar com gelatina, não tem motivos para esperar tanto tempo. Baixou a temperatura, coloca a gelatina, dois dias e pronto.
É que vou tentar primeiro um bom resultado com a clarificação sem gelatina. Se lá p quarto dia não estiver melhorando aparência, uso a gelatina.

É minha primeira brassagem e não sei se é o adequado, mas pensei fazer assim.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
É que vou tentar primeiro um bom resultado com a clarificação sem gelatina. Se lá p quarto dia não estiver melhorando aparência, uso a gelatina.

É minha primeira brassagem e não sei se é o adequado, mas pensei fazer assim.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Sim, é válido como experiência, depois que atingir a temperatura mais baixa vc monitora se necessário usar gelatina, mas acho que com 4 ou 5 dias perto de zero grau não precisa gelatina, só manter o cuidado de não mexer no balde senão vai levantar toda sujeira de novo.
No meu caso como exemplo, depois da secundária a 23º, setei o Tic para 0º e minha geladeira demorou 2 dias e meio para chegar no máximo que ela conseguiu gelar (2,5º), isso com temperatura ambiente a 25º e fermentador com 20L.
 
Sim, é válido como experiência, depois que atingir a temperatura mais baixa vc monitora se necessário usar gelatina, mas acho que com 4 ou 5 dias perto de zero grau não precisa gelatina, só manter o cuidado de não mexer no balde senão vai levantar toda sujeira de novo.
No meu caso como exemplo, depois da secundária a 23º, setei o Tic para 0º e minha geladeira demorou 2 dias e meio para chegar no máximo que ela conseguiu gelar (2,5º), isso com temperatura ambiente a 25º e fermentador com 20L.
Valeu Sidnei. Não tinha pensado ainda nessa questão do tempo p chegar na mínima...

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top