Uso do Post Mix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pfmattos

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
14
Reaction score
1
Boa tarde pessoal:

Algumas dúvidas quanto ao uso do PM:

1 - Para limpeza inicial, lendo um pouco, me parece que o ideal é o uso de soda caustica. Vcs sabem me dizer qual a proporção para dissolução em agua?

2 - Após a maturação, posso colocar a cerveja no PM e simplesmente guarda-la para uso depois? Coloco no PM digamos por 1 mes e uma semana antes de um "evento" faço a carbonatação para sua utilização? Há prejuizo se ela for guardada e não carbonatada?

3 - É ideal utilizar o PM para uma cerveja de Trigo? Considerando que o fermento fica acumulado no fundo, os primeiros copos não estariam com excesso de fermento? (isso aconteceria com qq outra cerveja nossa caseira mas acredito que a weizen tem suas particuliaridades)

acho que é isso...por enquanto.

Muito obrigado

Paulo Mattos
 
1) a limpeza com soda é feita com concentração de 3% a 80°C. Mas cuidado, soda quente é muito perigosa. É muito mais seguro usar 3g/L de Percarbonato de Sódio (Vanish sem perfume), deixando de um dia para o outro. O barril fica brilhando.

2) O post-mix normalmente não veda direito se não estiver pressurizado. Eu recomendaria pessurizar o barril p/ guardar (isso, de quebra, ajuda a obter uma carbonatação mais consistente)

3) O fermento do fundo sai nos primeiros copos, não precisa se preocupar. Alguns cervejeiros cortam um pedaço do tubo, mas acho que isso não é necessário.
 
Legal Paulo.
Obrigado pela ajuda.
No caso de deixar a cerveja no PM, posso carbonatar então e depois manter na geladeira normalmente? Por 1-2 meses?
Quanto ao fermento, minha preocupação era com as weizen, onde o fermento no fundo complementa o seu sabor. Acho que seria o caso de simplesmente agitar o PM antes do serviço...certo?
abraços

Paulo
 
Pra servir é tranquilo, pode usar sem problemas.
Também é possível engarrafar, mas precisa pegar o jeito. Uso o esquema do vídeo abaixo. Funciona bem para cervejas de baixa/média carbonatação, mas nunca consegui controlar a espuma em cervejas altamente carbonatadas:

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=4pWISuhSC7s[/ame]
 
vocês colocam alguma vedação no conector ball lock (na conexão com a mangueira) ?

no primeiro momento coloquei apenas a mangueira plugada direto, tive vazamento. Daí tentei colocar veda-rosca e mesmo assim esta com um pouco de vazamento.

Minha ultima alternativa vai ser colocar uma abraçadeira. Mas gostaria de saber que tipo de solução vocês usam.
 
Em geral não uso nada, embora seja recomendável usar uma abraçadeira.
Mas não sei se entendi direito do que você está falando. Onde foi que você tentou usar veda-rosca? No espigão da mangueira?
 
Acho q ele se refere a rosca no post mix onde se conecta o terminal de espera ball lock.
Acredito que se veda rosca não funcionou você está em apuros... tente encontrar um anel "o-ring" em casas de vedações(pneumática e hidráulicas) que se acomode na base de sua rosca. Assim quando você apertar o conector ele senta, e deforma o anel "o-ring" vedando o seu vazamento... Tome cuidado pra que esse anel não seja muito grosso pois pode comprometer o funcionamento do seu Poppet dentro do conector caso o ball lock não esteja bem "sentado"
 
Back
Top