Uso de lama como nutrientes para a levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Segue oque foi publicado:

Yeast Facts
1 de agosto às 12:00 ·
CHEGAMOS AO MOMENTO ÉPICO DO XUNXO:
-Fernanda, você me falou durante 1 mes inteiro sobre nutrientes de fermentação porém sou cervejeiro caseiro guerreiro e quero xunxar. Habemus como?
SIM COLEGAS HABEMUS SIM.
Um dos maiores xunxos para a suplementação de nossas cervejotas é utilizarmos leveduras para o sacrificio fungico durante a fervura.
Nesse ~sacrifício~ coloca-se leveduras que você nao vai utilizar para fermentar (pode ser uma lama velha, um poquinho de um tubo/sachê de leveduras que venceu ou aqueles suplementos nutricionais feitos de levedo de cerveja!) no primeiro minuto da fervura do seu mosto para que haja o rompimento das células, levando ao ~derramamento~ do conteudo das leveduras sacrificadas para o seu mosto.
Ja vimos que nutrientes muito legais levam constituintes de leveduras mortas em sua composição, então aqui, faríamos mais ou menos a mesma coisa.
-Fernanda, mas porque no primeiro min da fervura, se os outros nutrientes a gente poe nos ultimos 10?
Porque a gente nunca sabe se a lama véia ou as leveduras que voce guardou ai estão contaminadas ou nao. Entao por via das duvidas, bora ferver bem para matar esses contaminantes.
-Fer, mas isso nao da off flavor?
nop! vai por mim :)
Tudo que vai acontecer é que as leveduras que voce inocular pós resfriamento, irão canibalizar as coleguinhas que morreram em prol de um bem maior.
Se vocês não tem a culpa cristã de fazer isso com as bichinhas, nem o estigma moral de induzir o canibalismo entre elas é um ótimo xunxo, que funciona muitissimo bem.
Dicas da Fer:
# Caso você va usar lama, lave sua lama bem para nao inocula resto de trub ou resto de lupulo
# Vai usar um sachê velho? reidrate antes
# resolveu usar o levedo de cerveja? maneiro. Preste atenção nos ingredientes do levedo que voce comprar e de preferencia ao em pó. Em capsula eles usam agentes para manter a capsulazinha nesse formato dela, o que pode ser ruim para a cerveja.
-Ta...ta bem Fernanda, mas...quanto eu devo utilizar?
Isso, caro padawan, é deveras empírico. Aqui em casa usamos 1 colher de sopa de lama lavada a cada 20L.
Quando for utilizar levedo de cerveja, pode adicionar na mesma medida do Servomyces :)
-Mas e ai, suplementa da mesma forma?
Sim e nao. depende do que for ser suplementado. Ao inocularmos levedo de cerveja nao tratado/levedura velha/lama, estamos colocando uma fonte de aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas. Porém nao sabemos como a constituição celular dessas leveduras está e se com isso teremos a suplementação de zinco, magnésio e outros micronutrientes...
-Mas vale a pena?
Bem, colega invisivel proveniente da minha imaginação enquanto digito um post, vale sim. Muita gente ja faz isso e quanto começamos a adotar essa prática aqui no QG do Yeast Facts, notamos um inicio de fermentação mais rápido e uma melhora na atenuação das cervejas :)
Pronto, colegas, o caminho das pedras foi dado.
Ja tentaram? Bora fazer?
 
Confrades, me ajudem!

Um amigo começou a fazer cerveja no começo do ano passado e comprou uma WLP 300 pra fazer uma weizen em setembro, mas desistiu do hobby e vendeu as coisas, mas ficou com um sachê de WLP300 novinho fechado, MFG 24/07/2017. Ele me deu hoje esse sachê....o que eu poderia fazer com ele? tentaria uns 500 mil starters pra tentar recuperar alguma coisa ou poderia usar como alimento inserindo no finalzinho da fervura?
A calculadora do brewersfriend acusa 0% de viabilidade com essa MFG
 
Confrades, me ajudem!

Um amigo começou a fazer cerveja no começo do ano passado e comprou uma WLP 300 pra fazer uma weizen em setembro, mas desistiu do hobby e vendeu as coisas, mas ficou com um sachê de WLP300 novinho fechado, MFG 24/07/2017. Ele me deu hoje esse sachê....o que eu poderia fazer com ele? tentaria uns 500 mil starters pra tentar recuperar alguma coisa ou poderia usar como alimento inserindo no finalzinho da fervura?
A calculadora do brewersfriend acusa 0% de viabilidade com essa MFG

Se ficou todo o tempo após a entrega da loja, na geladeira, dá pra aproveitar, fazendo starter.

Usa uns 200ml de mosto a 8 platos, esterelizado na panela de pressão, já dentro de um erlenmeyer de 300ml, coberto com papel aluminio,e então deixa por umas 48 horas sem agitação.

Usa uns 2% de Levedo de cerveja hidrolisado, como nutriente.

Essa parada de usar lama como nutriente não é tão boa, quanto usar o levedo hidrolisado.

Depois desse starter de 200ml pode partir para os seus starters normais.

Dá pra reviver os bichinhos sim
 
Se ficou todo o tempo após a entrega da loja, na geladeira, dá pra aproveitar, fazendo starter.

Usa uns 200ml de mosto a 8 platos, esterelizado na panela de pressão, já dentro de um erlenmeyer de 300ml, coberto com papel aluminio,e então deixa por umas 48 horas sem agitação.

Usa uns 2% de Levedo de cerveja hidrolisado, como nutriente.

Essa parada de usar lama como nutriente não é tão boa, quanto usar o levedo hidrolisado.

Depois desse starter de 200ml pode partir para os seus starters normais.

Dá pra reviver os bichinhos sim

Interessante!
Segundo ele, ficou todos esses meses na geladeira dele. Quando ele comprou o sachê tinha uns 2 meses de idade e foi comprado em uma loja física do LAMAS. Então vou tentar apostar no starter!
Nunca fiz starters sucessivos, então vou pesquisar sobre isso e se for o caso crio um novo tópico.

Descartarei a opção de tacar o sachê de WLP300 inteiro dentro da panela de fervura! kkkkkkkkkkkk
Agradeço muito sua dica!
 
Confrades, me ajudem!

Um amigo começou a fazer cerveja no começo do ano passado e comprou uma WLP 300 pra fazer uma weizen em setembro, mas desistiu do hobby e vendeu as coisas, mas ficou com um sachê de WLP300 novinho fechado, MFG 24/07/2017. Ele me deu hoje esse sachê....o que eu poderia fazer com ele? tentaria uns 500 mil starters pra tentar recuperar alguma coisa ou poderia usar como alimento inserindo no finalzinho da fervura?
A calculadora do brewersfriend acusa 0% de viabilidade com essa MFG

Rochaff,
Tenta recuperar ele, dá uma olhada nesse artigo, tem umas dicas.
https://cervejadeapartamento.com/index.php/2014/03/26/reabilitando-um-fermento-vencido/

Usar ele como nutriente vai ser quase a mesma coisa de jogar direto no lixo!

Abraços
Casado
 
Considerando que o WLP300 é similar (aparentemente a mesma cepa) ao Hefeweizen da Bio4, caso não tenha experiência com esse tipo de starter de fermento vencido, eu indicaria comprar um novo da bio4 que não custa caro.... Quando o fermento está assim velho ainda se torna mais chatinho de estimar a quantidade de células que ta entrando e saindo do starter.
 
Rochaff,
Tenta recuperar ele, dá uma olhada nesse artigo, tem umas dicas.
https://cervejadeapartamento.com/index.php/2014/03/26/reabilitando-um-fermento-vencido/

Usar ele como nutriente vai ser quase a mesma coisa de jogar direto no lixo!

Abraços
Casado

Nossa muito bom esse artigo, obrigado pela dica!

Considerando que o WLP300 é similar (aparentemente a mesma cepa) ao Hefeweizen da Bio4, caso não tenha experiência com esse tipo de starter de fermento vencido, eu indicaria comprar um novo da bio4 que não custa caro.... Quando o fermento está assim velho ainda se torna mais chatinho de estimar a quantidade de células que ta entrando e saindo do starter.

Verdade, nunca fiz uma recuperação assim nem nada parecido, só starters simples! Vi no artigo que foi utilizado Servomyces, que é algo relativamente caro (mais barato comprar outra levedura, tipo bio4 ou levteck). Então estou pensando em tentar recuperar usando levedo de cerveja mesmo, que é barato. Com isso os gastos em $ seriam bem pequenos, teria apenas o trabalho e a alta chance de dar errado, mas como aprendizado talvez valha a pena tentar! Sera q o levedo cumpriria bem a função do servomyces?
 
Back
Top