Uso de arroz na brassagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pode considerar como arroz normal. A diferneça do parboilizado eh q vc nao precisa gelatinizar ele. Ja pode colocar direto na mostura
 
olá quem poderia me responder essa , exemplo se usar flocos de milho ou arroz parbolizado numa receita vamos separadamente processar para que fique na etapa gelatinosa com bastante amido , bom aí vamos adicionar o malte e mosturar em suas temperaturas de acordo com a receita tipo 65ºc depois 72º c tá beleza vamos converter o malte em enzimas que obteremos acucares fermentaveis mas e essa enzimas vao atuar no arroz , milho que adicionamos ? vamos tambem agir convertendo este amido em enzimas que vao fazer parte da mostura total gerando mais acucares? ou não?
 
olá quem poderia me responder essa , exemplo se usar flocos de milho ou arroz parbolizado numa receita vamos separadamente processar para que fique na etapa gelatinosa com bastante amido , bom aí vamos adicionar o malte e mosturar em suas temperaturas de acordo com a receita tipo 65ºc depois 72º c tá beleza vamos converter o malte em enzimas que obteremos acucares fermentaveis mas e essa enzimas vao atuar no arroz , milho que adicionamos ? vamos tambem agir convertendo este amido em enzimas que vao fazer parte da mostura total gerando mais acucares? ou não?

Cara usa tudo junto normalmente. Nao precisa se preocupar, e usa em temperatura de conversão de amido (temp de alfa e beta amilase).
O proprio arroz quando mosturado sozinho, ja tem o amido convertido em açucar, é assim que o pessoal faz saquê....
 
Já, fiz uma american light lager com 20% de arroz branco normal, cozinhei por +- 1 hora, até virar uma pasta e depois adicionei à mosturação...

Olá Tiago, você disse que cozinhou o arroz por +- 1 horas, mas reparei que na tabela que tem em algum post aqui fala em 75ºc para gelatinização do arroz, daí fiquei na dúvida de como proceder.

Antes de colocar o arroz junto do malte, basta ferver o arroz (+- 100º) por um hora? Ou tenho que controlar a temperatura nos 75º?

Pretendo fazer uma receita com arroz nessa semana e ta difícil ter uma certeza sobre este processo, mas não quero utilizar flocos ou parabolizado.
 
Olá Tiago, você disse que cozinhou o arroz por +- 1 horas, mas reparei que na tabela que tem em algum post aqui fala em 75ºc para gelatinização do arroz, daí fiquei na dúvida de como proceder.

Antes de colocar o arroz junto do malte, basta ferver o arroz (+- 100º) por um hora? Ou tenho que controlar a temperatura nos 75º?

Pretendo fazer uma receita com arroz nessa semana e ta difícil ter uma certeza sobre este processo, mas não quero utilizar flocos ou parabolizado.

Oi laerciokonzen,

Não precisa controlar com precisão isso. 75ºC é a temperatura mínima que o amido do arroz começa a gelatinizar.

Pra grãos inteiros eu não tenho certeza quanto tempo necessitaria pra gelatinizar por completo. A 100ºC, eu imagino que um cozimento comum de arroz, como se faz para comer (algo em torno de 10 ou 15 minutos), já amolece o suficiente. A vez que fiz optei por cozinhar bastante tempo até ele virar uma pasta, pra que a conversão na brassagem fosse rápida.

Acho que se fosse fazer de novo, hoje, não cozinharia tanto, porque é trabalhoso lidar com essa pasta, tem um momento que começa a grudar na panela... Acho que cozinharia ele bem, mas deixando ele inteiro, e observaria o resultado.

Abraço
 
Oi laerciokonzen,

Não precisa controlar com precisão isso. 75ºC é a temperatura mínima que o amido do arroz começa a gelatinizar.

Obrigado pela resposta Tiago.

Então, basicamente só cozinhar normal até que vire uma pasta.

Vou testar e vou tirar umas fotos do processo também, talvez poste aqui no fórum para que possamos discutir e aperfeiçoar.
 
Só uma pergunta: por que vc não quer usar o parboilizado?
 
Alguém testou com o parboilizado?

Ja fiz com o arroz parbolizado e com casca, a cerveja ficou boa.
As fotos são só com o parbolizado. A receita que foi arroz com casca foi mais elogiada, a experiência é valida, entretanto, o gosto de arroz fica bem evidente.
 

Attachments

  • DSC_0019.JPG
    DSC_0019.JPG
    161.8 KB · Views: 191
  • IMG-20151124-WA0002.jpg
    IMG-20151124-WA0002.jpg
    184.2 KB · Views: 155
Back
Top