Uso correto do Kalykim C-272 (Soda cáustica)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Pessoal, comprei um postmix usado e gostaria de saber como usar o Kalykim C-272 pra limpar os resíduos orgânicos.

Por incrível que pareça, não achei nenhum tópico aqui nesta seção que falasse a respeito.

Qual é a quantidade de C272 que devo diluir em 1L de água, e qual a temperatura da água?

Abraço!
Rodrigo
 
Pessoal, comprei um postmix usado e gostaria de saber como usar o Kalykim C-272 pra limpar os resíduos orgânicos.

Por incrível que pareça, não achei nenhum tópico aqui nesta seção que falasse a respeito.

Qual é a quantidade de C272 que devo diluir em 1L de água, e qual a temperatura da água?

Abraço!
Rodrigo
Amigão, entrei pra procurar a mesma informação e também fiquei surpreso por não encontrar essas informações aqui no fórum! Vamos ver se agora aparece quem consiga ajudar...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
 
Amigo, eu uso soda caustica para limpar meu equipamento em INOX. As doses de Kalykim, pelo menos quando comprei da WE, era indicado usar uma concetração entre 0,8% e 2,0%. Rotineiramente uso a concentração a 2%. Grosseiramente falando, em 1 L de água você deveria usar 2o ml de Kalykim líquido.
A temperatura, quanto mais quente, mais rápido e eficaz o resultado. EU USO 60 graus e deixo recirculando cerca de 30 minutos nas minhas tinas de cozimento. No meu keg raramente uso soda caustica para limpar, mas quando o faço, aqueço a solução a 45 graus e insiro nele esse mistura, e deixo por uma hora.

Antes de aquecer a água, misture o produto, isso evitará acidente. Caso queira mais segurança, jogue água à temperatura ambiente e depois adicione o produto dentro do postmix mesmo, ai você espera um tempo maior que uma hora para a limpeza, mas não muito mais que isso. Tudo depende da sujidade do seu postmix.
Caso o resultado não seja satisfatório, você pode repetir o processo.

Pelo menos é o jeito que faço!
Espero ter ajudado,

Abraço!
 
Amigo, eu uso soda caustica para limpar meu equipamento em INOX. As doses de Kalykim, pelo menos quando comprei da WE, era indicado usar uma concetração entre 0,8% e 2,0%. Rotineiramente uso a concentração a 2%. Grosseiramente falando, em 1 L de água você deveria usar 2o ml de Kalykim líquido.
A temperatura, quanto mais quente, mais rápido e eficaz o resultado. EU USO 60 graus e deixo recirculando cerca de 30 minutos nas minhas tinas de cozimento. No meu keg raramente uso soda caustica para limpar, mas quando o faço, aqueço a solução a 45 graus e insiro nele esse mistura, e deixo por uma hora.

Antes de aquecer a água, misture o produto, isso evitará acidente. Caso queira mais segurança, jogue água à temperatura ambiente e depois adicione o produto dentro do postmix mesmo, ai você espera um tempo maior que uma hora para a limpeza, mas não muito mais que isso. Tudo depende da sujidade do seu postmix.
Caso o resultado não seja satisfatório, você pode repetir o processo.

Pelo menos é o jeito que faço!
Espero ter ajudado,

Abraço!

Quanto ao enxague pra retirara soda caustica, como vc faz? Só joga água e pronto ou utiliza mais algum produto pra neutralizar a ação do PH alcalino da soda?
 
Quanto ao enxague pra retirara soda caustica, como vc faz? Só joga água e pronto ou utiliza mais algum produto pra neutralizar a ação do PH alcalino da soda?
Amigo, parece encanação, mas faço três lavagens (não sei se é necessário). Na primeira, encho o barril (no seu caso, postmix) até a metade, deito ele no chão sobre uma superficie lisa para não riscar/danificar (uso isolante término para acampamento - é uma borracha - pode usar plástico ou até um pano grande) e então chacoalho ele até perceber que a água atingiu todo o seu volume.
Na segunda e terceira vez encho ele inteiramente em volume com água e elimino o resíduo virando o barril pra baixo (no meu caso é keg).
Depois de escoar a água dos dois enxagues finais, deixo ele de ponta a cabeça sobre dois blocos concreto distantes do chão por cerca de meio dia (algumas horas - 12h comumente), só que forro com plástico para não riscar o barril.

Qualquer dúvida fico a disposição!

Abraço!
 

Latest posts

Back
Top