Uma receita em duas brassagens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Olá cervejeiros, sou novo por aqui, só me apresentei e já chego com uma dúvida que não encontrei respostas plausíveis... Seguinte, meu equipamento é iniciante, BIAB de 10L, farei minha terceira receita daqui a uns 10 dias... Mas, como acontece com boa parte da galera, a empolgação vem junto com o conhecimento! Eis que comprei um segundo fermentador, e após duas experiências com esses baldes brancos resolvi optar por aquela bombona azul com trava na tampa. Só que a menor que encontrei foi de 20L. Agora, tenho duas opcoes: Faço duas receitas diferentes de 10L (minha ideia é uma red ale e uma ipa) e boto pra fermentar ao mesmo tempo no freezer, ou posso mandar logo uma receita de 20L em duas brassagem, depois misturar tudo no fermentador novo e tocar o processo?
Alguma dica para fazer 20L em duas levas de 10L?
- Há algum problema em fazer isso?
- Separo todos os ingredientes na metade pra fazer, como manda a lógica ou é melhor comprar duas receitas de 10L?
- Quanto aos maltes, que já comprarei moídos costumam vir misturados, algum problema se a primeira leva tiver mais de um tipo do que a segunda leva?
- Cuidados especiais durante a produção?
Muito obrigado desde já!
 
Amigo... essa de fazer duas receitas diferentes de 10L ou uma de 20 em duas brassagens é opção pessoal tua. Particularmente eu faria duas diferentes de 10L.

Alguma dica para fazer 20L em duas levas de 10L?
Eu nunca fiz mas acho que não tem mistério... faz uma, põe na geladeira (se vc tiver uma) e depois faz a segunda e mistura.

- Há algum problema em fazer isso?
Como eu disse, nunca fiz mas acho q não tem problema não. A parte fria sempre tem risco de contaminação mas eu acredito que nessa parte o risco ainda não é tão grande. Eu cuido muito na parte da manipulação das leveduras. De qualquer forma, sempre tenha bastante cuidado. Use sanitizantes e álcool 70% à vontade...rs...

- Separo todos os ingredientes na metade pra fazer, como manda a lógica ou é melhor comprar duas receitas de 10L?
Pela lógica, como vc vai misturar tudo, não faz diferença separar os ingredientes ao meio

- Quanto aos maltes, que já comprarei moídos costumam vir misturados, algum problema se a primeira leva tiver mais de um tipo do que a segunda leva?
Da mesma forma acima, pela lógica, como vc vai misturar tudo não faz diferença

- Cuidados especiais durante a produção?
Particularmente não gostei muito dessa ideia de misturar duas levas mas a graça do homebrew é essa... testar maneiras diferentes. Eu teria os mesmos cuidados de uma leva comum. Como vc vai misturar duas, uma recém brassada, cuidado com a temperatura de inoculação.
 
Obrigado pela opinião, @mvrinaldi ... Seu pensamento é exatamente o mesmo que o meu. Quanto à inoculação, minha ideia é a seguinte: fazer a primeira leva, resfriar com chiller, passar para o fermentador e deixar em ambiente... Fazer a segunda leva exatamente da mesma maneira, na sequência e colocar no fermentador, e só então colocar o fermento e levar pra geladeira...
 
Obrigado pela opinião, @mvrinaldi ... Seu pensamento é exatamente o mesmo que o meu. Quanto à inoculação, minha ideia é a seguinte: fazer a primeira leva, resfriar com chiller, passar para o fermentador e deixar em ambiente... Fazer a segunda leva exatamente da mesma maneira, na sequência e colocar no fermentador, e só então colocar o fermento e levar pra geladeira...
Coloque o fermento junto com a primeira e já coloque na temperatura de fermentação.

Ajuda a evitar contaminações.... e já vai começando a despertar o fermento... que demora um pouco pra entrar em atividade.

A segunda leva... tente não misturar em temperaturas muito diferentes... pra não dar um choque.
 
@Caramba entendi sua lógica, mas neste caso então seria o ideal após juntar a segunda leva dar uma agitada no fermentador para homogeneizar a mistura certo? Ou recomenda mexer calmamente com uma pá sanitizada fazendo um tipo de whirlpool?
 
Só de despejar a outra por cima você já estará dando uma boa homogeneizada.

Os líquidos das 2 levas não serão tão diferentes que precisem ser misturados.
A levedura se distribui naturalmente por todo o mosto.


E quanto menos tempo você demorar... melhor.
Se começar a segunda enquanto estiver resfriando a primeira... ótimo... nem vai parecer que foram brassagens separadas.
 
Quanto a fazer 2 levas de 10 diferentes no mesmo freezer.

Sem problemas.... já fermentei 3 diferentes na mesma geladeira.

Mas lembre-se que você estará controlando a temperatura de apenas 1 balde. Naquele a fermentação pode estar devagar... e não precisar ligar a geladeira.... no outro... outro mosto e outro fermento.... pode estar acelerado e mais quente.

Por isso sempre coloco termômetro nos outros baldes... pra acompanhar.
Pra exemplificar:
Coloquei 3 baldes com o mesmo mosto e mesmo fermento na mesma geladeira (ia adicionar 3 frutas diferentes depois)
Setei o controlador para 17°C.
Quando começou a fermentação conferi e estavam marcando: 17°C, 17,5°C e 18°C. Só pela posição diferente na geladeira.
Corrigi para que ficassem em 16,5°C, 17°C e 17,5°C... mais próximas do que eu queria...

Quando fui adicionar a fruta... medi as densidades: 1.030, 1.025 e 1.020.
No final todas chegaram na mesma FG... mas não ao mesmo tempo.
E isso que era o mesmo mosto e mesmo fermento.

Imagine fermentos diferentes e mostos diferentes.
Claro... já fiz cervejas bem diferentes fermentadas juntas... e ambas ficaram boas.

Só tenha em mente que você só conseguirá controlar completamente uma delas.
 
Na minha opinião, só inocularia a levedura quando as duas levas já estiverem juntas e resfriadas, para evitar choque térmico e possível estresse para a levedura.
 
Eu concordo com o Felipe!!!! Mas muito mais do que o que ele disse, eu acho que o maior problema é o risco de contaminação, que vai aumentar muito!!! O balde vai ficar aberto bastante tempo pra colocar a nova leva.... eu não faria isso não!!!
 
Eu concordo com o Felipe!!!! Mas muito mais do que o que ele disse, eu acho que o maior problema é o risco de contaminação, que vai aumentar muito!!! O balde vai ficar aberto bastante tempo pra colocar a nova leva.... eu não faria isso não!!!
Mas é exatamente pra evitar contaminação que tem que colocar a levedura.
Se não colocar a levedura... vai ficar exposto a contaminação.

E pra que deixar o balde aberto ?
Coloca levedura, fecha o balde, mantém na temperatura de fermentação até a outra leva ficar pronta. Daí abre o balde e coloca a segunda leva.
Só é necessário resfriar a segunda leva para evitar o choque térmico.
 
Se tomar os devidos cuidados com a sanitização, não contamina fácil assim não galera. Se fizer as duas brassagens seguidas e jogar no balde, pode deixar resfriando até o outro dia tranquilamente.
E realmente, não precisa deixar o balde aberto, pode deixar fechado na geladeira
 
Mas se vc conseguir resfriar até bem próximo da temperatura de fermentação, realmente jogar a levedura logo na primeira leva vai ser melhor. Eu resfrio só até os 30º e deixo o resto por conta da geladeira, por isso faria da forma que falei
 
Vc tbm tem a opção de por exemplo, se sua panela nao comporta a quantidade de malte para 20l, dividir os grãos em duas partes e fazer duas brassagens utilizando o mesmo mosto. Coloca a metade dos graos até converter, retira e depois no mesmo mosto coloca a outra parte dos grãos. Como vai ficar bastante concentrado o mosto ao final vc acrescenta água fria, previamente fervida e vai ter os 20l finais, só que com um processo só. Isso claro se fizer um estilo apenas. As quantidades de água que deve acrescentar ao final vc tem que calcular é claro, mas eu já fiz esse processo duas vezes e deu certo e não tive problemas.

Abraço.
 
Mas nunca eu falei q era pra deixar o balde aberto!!!! A parte fria é altamente propícia a contaminação. Então, quanto mais vc mexe nessa parte, maior o risco!!! Você vai ter q abrir o balde e deixá-lo aberto enquanto despeja a nova leva!!! Nesse momento é que tô dizendo que o balde vai ficar aberto e há risco da contaminação!!! Se você for ver algum vídeo do Jamal onde ele faz aproveitamento da lama, na transferência para os tubos "falcon", ele chega a fazer uma espécie de maçarico pra esterilizar o ar em torno dos tubos por conta do risco nessa fase.

Mas como eu falei... homebrew é testar... faz aí pra ver...

Edit: Acabei de ver um post onde diz que as leveduras diminuem o risco da contaminação... então, corrijo aí o que disse anteriormente... em tese, melhor é jogar as leveduras na primeira leva.
 
Last edited:
Vc tbm tem a opção de por exemplo, se sua panela nao comporta a quantidade de malte para 20l, dividir os grãos em duas partes e fazer duas brassagens utilizando o mesmo mosto. Coloca a metade dos graos até converter, retira e depois no mesmo mosto coloca a outra parte dos grãos. Como vai ficar bastante concentrado o mosto ao final vc acrescenta água fria, previamente fervida e vai ter os 20l finais, só que com um processo só. Isso claro se fizer um estilo apenas. As quantidades de água que deve acrescentar ao final vc tem que calcular é claro, mas eu já fiz esse processo duas vezes e deu certo e não tive problemas.

Abraço.
Gostei dessa opção... Quero fazer uma Brassagem de 20l porém minha panela é de 12l.
Como é feito o cálculo para adição do restante da água? Tem algum aplicativo para isso?
 
Vc tbm tem a opção de por exemplo, se sua panela nao comporta a quantidade de malte para 20l, dividir os grãos em duas partes e fazer duas brassagens utilizando o mesmo mosto. Coloca a metade dos graos até converter, retira e depois no mesmo mosto coloca a outra parte dos grãos. Como vai ficar bastante concentrado o mosto ao final vc acrescenta água fria, previamente fervida e vai ter os 20l finais, só que com um processo só. Isso claro se fizer um estilo apenas. As quantidades de água que deve acrescentar ao final vc tem que calcular é claro, mas eu já fiz esse processo duas vezes e deu certo e não tive problemas.

Abraço.
Parece interessante essa ideia, mas como sou iniciante ainda não tenho confiança de saber se a segunda leva de grãos no mesmo mosto converteu totalmente... Me sinto mais seguro fazendo duas brassagens de 10L... Agora me surgiu uma nova dúvida: Será 20L de IPA, e na receita leva três adições de lúpulo... (45', 10' e 1')... seria melhor adicionar fazer a primeira leva sem lúpulo, e adicionar tudo na segunda? Ou dividir ao meio e seguir o plano de 2 receitas de 10L?
 
Parece interessante essa ideia, mas como sou iniciante ainda não tenho confiança de saber se a segunda leva de grãos no mesmo mosto converteu totalmente... Me sinto mais seguro fazendo duas brassagens de 10L... Agora me surgiu uma nova dúvida: Será 20L de IPA, e na receita leva três adições de lúpulo... (45', 10' e 1')... seria melhor adicionar fazer a primeira leva sem lúpulo, e adicionar tudo na segunda? Ou dividir ao meio e seguir o plano de 2 receitas de 10L?

Blz cara, sempre faço duas levas da mesma receita tenho uma panela de 45litros para uma produção de 60litros, entao faço duas levas de 30l, ja fiz de varias formas, duas levas em um dia ou uma em cada dia enfim... nao vi diferença em relação a sua pergunta da lupulagem gosto de fazer na primeira leva o amargor a outra jogo os lúpulos de sabor e aroma, mas acho que nao vai ter grande diferença nao.


Esse vídeo aqui da para ter algumas ideias de como fazer.

 
Blz cara, sempre faço duas levas da mesma receita tenho uma panela de 45litros para uma produção de 60litros, entao faço duas levas de 30l, ja fiz de varias formas, duas levas em um dia ou uma em cada dia enfim... nao vi diferença em relação a sua pergunta da lupulagem gosto de fazer na primeira leva o amargor a outra jogo os lúpulos de sabor e aroma, mas acho que nao vai ter grande diferença nao.


Esse vídeo aqui da para ter algumas ideias de como fazer.


Bem interessante, mas as dúvidas citadas acima por esse processo ainda permanecem... no vídeo ele não explica como testar se todo o açúcar foi convertido, também não responde quanto ao momento de juntar o fermento... Mas acho que vou tentar dessa forma, parece ser menos trabalhoso do que fazer tudo do zero... Bom, vou botar a mão na massa amanhã é volto com o resultado, obrigado a todos que colaboraram com suas opiniões e técnicas!
 
Bem interessante, mas as dúvidas citadas acima por esse processo ainda permanecem... no vídeo ele não explica como testar se todo o açúcar foi convertido, também não responde quanto ao momento de juntar o fermento... Mas acho que vou tentar dessa forma, parece ser menos trabalhoso do que fazer tudo do zero... Bom, vou botar a mão na massa amanhã é volto com o resultado, obrigado a todos que colaboraram com suas opiniões e técnicas!

Teste de iodo vc vai achar bastante coisa no google(teste iodo cerveja), lembrando que é tintura de iodo.

Em relação a inocular a levedura nao existe uma regra absoluta para isso faz da forma que mais lhe agrada, pros e contras etc... no final se tomar cuidado vai dar certo de qualquer forma.

Ja fiz de varias formas...
Fiz uma brassagem a tarde deixei o mosto resfriando o maximo possível para juntar com o outro no dia seguinte ajudando assim a resfriar o outro mosto (dessa forma nao inoculei a levedura no primeiro so quando terminei as duas brassagens)

Teve outra vez que fiz 30litros inoculei a levedura, estava fermentando tinha uns 3, 4 dias ai resolvi que queria fazer render a leva kkkk fiz mais 30litros de mosto resfriei e juntei, sempre sai cerveja rsrs.
 
Parece interessante essa ideia, mas como sou iniciante ainda não tenho confiança de saber se a segunda leva de grãos no mesmo mosto converteu totalmente... Me sinto mais seguro fazendo duas brassagens de 10L... Agora me surgiu uma nova dúvida: Será 20L de IPA, e na receita leva três adições de lúpulo... (45', 10' e 1')... seria melhor adicionar fazer a primeira leva sem lúpulo, e adicionar tudo na segunda? Ou dividir ao meio e seguir o plano de 2 receitas de 10L?
Olha, quando eu fiz esse processo e coloquei mais malte no mesmo mosto tbm achava q talvez não convertesse, mas converte sim, pode confiar. Vc vai utilizar um pouco mais de água do que para a receita normal, então tbm ajuda estar mais "diluído".
 
Pode misturar duas brassagens no fermentador sem medo. A fermentis , nas instruções, aconselha a inoculação logo na primeira leva para evitar contaminação. Mas, se a lavagem e sanitização do tanque foi feita, o risco de acontecer uma contaminação dentro do tanque fechado entre uma leva e outra é zero. A inoculação do fermento pode ser feita em até 24hs sem grande preocupação, apesar de, obviamente, não ser o ideal.
Fazendo duas brassagens totalmente separadas vc ganha em eficiência.
Pode dividir os ingredientes da receita de 20l ao meio, mas pense em duas receitas de 10l na hora de fazer, pq não vai ser a mesma quantidade de água. Há perdas do equipamento.
 
Quanto ao lúpulo, eu dividiria ao meio igualmente nas duas brassagens pra não ficar com muito trub em uma delas, mas em termos de extração, vc pode chegar ao mesmo resultado colocando só em uma, desde que não sature.
 
Obrigado a todos que compartilharam suas experiências e ideias... no final, optei em dividir o malte em dois e fazer duas mosturas, com uma pequena lavagem na bag (com 1,5L de água) em cada..... Após, levei para fervura, adicionei os lúpulos normalmente, resfriei e coloquei no fermentador, completando o volume com água filtrada e fervida alguns minutos depois (A mesma que usei no processo)... Adicionei a US05, Mosto está a 25° mas a OG ficou abaixo do esperado, (A receita apontava 1054, consegui 1046)... Talvez coloquei muita água, ou a lavagem sei lá... vamos ver como ela se comporta! Costumo medir a OG após colocar o fermento, alguém faz diferente?
 
No final das contas, ficou boa! Atenuou legal... Engarrafei elas na segunda, está bem aromática e limpa. No meu canal tem um vídeo curtinho do envase e sanitização das garrafas, se puderem e quiserem se inscrevam lá pra dar uma força!


Obrigado a todos!
 
Esqueci dessa thread, fiz uma mostura só de 1h30 com todo o malte, deixei escorrer bem e completei o restante da água no fermentador (após fervê-la). Fui controlando a OG até chegar no que era estimado pela receita e deu tudo certo. 2L a menos do que o esperado no fermentador mas a breja ficou uma delícia! valeu galera!
 

Latest posts

Back
Top