Transporte do mosto no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lhjusto

Member
Joined
Jan 8, 2016
Messages
11
Reaction score
3
Caros colegas cervejeiros,

infelizmente não posso realizar minhas brassagens dentro do meu apartamento (não tem espaço para a capacidade do meu equipamento) e por isso faço as brassagens na casa de um amigo.
Porém, minha geladeira para fermentação/maturação fica no meu apartamento (para que eu possa acompanhar todo o processo de perto) e preciso realizar o transporte do fermentador com o mosto logo após a brassagem.
Vocês recomendam que eu faça a inoculação da levadura antes do transporte ou após? A movimentação durante o transporte pode gerar algum prejuízo para as leveduras e consequentemente para o processo de fermentação?

Agradeço muito a ajuda

Abraço
 
Caros colegas cervejeiros,

infelizmente não posso realizar minhas brassagens dentro do meu apartamento (não tem espaço para a capacidade do meu equipamento) e por isso faço as brassagens na casa de um amigo.
Porém, minha geladeira para fermentação/maturação fica no meu apartamento (para que eu possa acompanhar todo o processo de perto) e preciso realizar o transporte do fermentador com o mosto logo após a brassagem.
Vocês recomendam que eu faça a inoculação da levadura antes do transporte ou após? A movimentação durante o transporte pode gerar algum prejuízo para as leveduras e consequentemente para o processo de fermentação?

Agradeço muito a ajuda

Abraço

Não gera problemas por sacudir, mas pode desestabilizar a temperatura (se forem horas de viagem, não poucos minutos, e a temperatura de fermentação e ambiente tiverem muito distantes).

Minha opinião é de que a escolha de inocular antes ou depois deveria ser baseada na capacidade de atingir a temperatura de inoculação. Se vc consegue isso na saída da panela, beleza. Outro fator que levaria em consideração é a limpeza do local. Se minha casa é muito mais limpa que o local de brassagem, teria a preferência de inocular em casa...

Abraço
 
Fala Tiago,

na verdade a viagem não é longa, no máximo 15 minutos. E as condições de higiene da casa do meu amigo são tão boas quanto no meu AP.
Creio que não terei problemas em alcançar a temperatura de inoculação na saída da panela. Minha grande preocupação era em relação a agitação durante o transporte.
Muito obrigado pela ajuda!

Abraço

Luiz Justo
 
Estou pensando em inocular depois pela possibilidade de fazer na temperatura exata que eu quero. Apesar de ser apenas 15 minutos de transporte provavelmente irei ter uma variação considerável na temperatura, pois nessa época do ano a média é de 30°C.
 
Passo pela mesma situação.

Acho que o ideal é acrescentar o fermento o quanto antes ao atingir a temperatura ideal, porque resfriado o mosto começa a disputa por território entre as bactérias, que é ganha mais facilmente pela levedura.

Vou acompanhar o tópico para ver as indicações dos experientes.
 
Passo pela mesma situação.

Acho que o ideal é acrescentar o fermento o quanto antes ao atingir a temperatura ideal, porque resfriado o mosto começa a disputa por território entre as bactérias, que é ganha mais facilmente pela levedura.

Vou acompanhar o tópico para ver as indicações dos experientes.

Tem que confiar no seu processo de sanitização!
 
Cara... brassei minha primeira cerva esse sabado...
Também não faço em casa por morar em AP e meu fogão não conseguir ferver 20L
Fiz na cozinha de um amigo que tem buffet e deixei pra inocular o fermento somente em casa...

Inoculei o fermento (US-05) no sábado umas 23:30h +- à uns 30°C (fiquei com medo de tentar recircular dnovo e contaminar) e coloquei em uma bacia com gelo...

No domingo cedo (7:00h +-) o air lock ja tava ativo.
 
Também fiz minha primeira brassagem esse final de semana.
Deixei pra inocular o fermento em casa também. Fiz a ativação da levedura e depois de 30 minutos incoculei no fermentador e após 6 horas o airlock já estava bombando :)
Quando ficar pronta essa primeira leva posto algumas fotos aqui.
 

Latest posts

Back
Top