Torneiras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Salve gente!
Estou pensando em partir para um sistema de CO2 e pensando nisso acho que vou partir para um kegerator.
Com relação às torneiras, li num outro tópico uma pincelada que o Guenther deu sobre as torneiras italianas e belgas mas não encontro o tal tópico.
Quais os prós e contras de cada tipo?
torneiras.bmp

Vale a pena um torneira Stout c/ nitrogênio para qlqr cerveja?
Valeu gente!
 
A grande vantagem da italiana em relação às outras é o controle de fluxo, o que pode ser interessante no controle da espumação, que é mais comum de acontecer nas outras se o resto da linha não estiver bem dimensionado de acordo com a pressão...
 
A grande vantagem da italiana em relação às outras é o controle de fluxo, o que pode ser interessante no controle da espumação, que é mais comum de acontecer nas outras se o resto da linha não estiver bem dimensionado de acordo com a pressão...

Mas a belga e a perlick não tem um compensador tb? Me disseram q vc controla direto na manopla enquanto a italiana é no compensador ao lado dela.
Não conheço muito do assunto, mas nos vídeos de kegerator americanos eles usam torneiras com umas mangueiras bem calibrosas o q precisaria ou de muitos metros de mangueiras ou uma pressão muito baixa para servir.
 
Salve gente!
Estou pensando em partir para um sistema de CO2 e pensando nisso acho que vou partir para um kegerator.
Com relação às torneiras, li num outro tópico uma pincelada que o Guenther deu sobre as torneiras italianas e belgas mas não encontro o tal tópico.
Quais os prós e contras de cada tipo?

Dae Vitor, achei esse esquema q vai te ajudar
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    265.4 KB · Views: 801
Mas a belga e a perlick não tem um compensador tb? Me disseram q vc controla direto na manopla enquanto a italiana é no compensador ao lado dela.
Não conheço muito do assunto, mas nos vídeos de kegerator americanos eles usam torneiras com umas mangueiras bem calibrosas o q precisaria ou de muitos metros de mangueiras ou uma pressão muito baixa para servir.

Legal esse teu material...

Bem a belga é a roto-faucet ali, não tem controle de vazão...
As torneiras americanas que eu já me servi de cerveja tem um fluxo bem violento...
Perlick que eu saiba é uma marca que tem varios tipos de torneira, mas nao entendo muito do assunto pra discutir isso também.
 
Tiago e Romulo,
valeu pelos esclarecimentos e pelo material.
Isso vai me ajudar muito!
 
Romulo,
Este material indica que a "european" suponho ser a italiana é mais propenso à contaminação.
De qto em qto tempo tem que sanitizar?
A sanitização é fácil?
 
As italianas são as flow-control...

Também tenho curiosidade quanto à sanitização, qual a frequecia que o pessoal que tem kegerator faz.
 
As italianas são as flow-control...

Também tenho curiosidade quanto à sanitização, qual a frequecia que o pessoal que tem kegerator faz.

Pelos vídeos q eu vi, tem de tudo, o mais sensato q eu vi foi um q o cara passava água e um detergente específico sempre na troca de barril e falava qa limpeza mais pesada abrindo a torneira, ou a mais leve era igual carro, tem gente q lava pesado toda semana e quem faz isso só quando o carro visivelmente precisa.
Mas passar água e a mistura com um detergente e um bom enxágüe depois a cada troca de barril já é uma boa medida.
 
Pelos vídeos q eu vi, tem de tudo, o mais sensato q eu vi foi um q o cara passava água e um detergente específico sempre na troca de barril e falava qa limpeza mais pesada abrindo a torneira, ou a mais leve era igual carro, tem gente q lava pesado toda semana e quem faz isso só quando o carro visivelmente precisa.
Mas passar água e a mistura com um detergente e um bom enxágüe depois a cada troca de barril já é uma boa medida.

Agora eu me enrolei....hehehe.....que período é esse "a cada troca de barril"?
 
Agora eu me enrolei....hehehe.....que período é esse "a cada troca de barril"?

Troca de barril quis dizer sempre que você for colocar outro barril na linha pq o que vc estava usando acabou.
Estou montando um kegerator tb e tenho lido bastante sobre o assunto, comprei uma torneira Belga, mas com a sua pergunta vc me fez reler algumas coisas e estou um pouco arrependido, isso pq nos EUA eles normalmente usam um pedaço de mangueira 3/16 o que compensa bem a pressão servida, já por aqui a menor que eu achei foi a 1/4 que pelos meus calculos para servir em 1 kgf daria quase 10 metros de mangueira.
Nesse tópico
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404380

Eu postei um link para um manual bem legal da Brewers Association :
http://www.draughtquality.org/wp-content/uploads/2012/01/DQM_Full_Final.pdf

Nele que tem o material q te mandei

Ps. Outra coisa, só por curiosidade, há um tempo, antes mesmo de começar minhas brassagens fui devolver um barril e uma chopeira na Brahma, conversando com o pessoal lá acabei vendo e questionando sobre a limpeza da chopeira deles, me disseram que sempre que recebiam uma chopeira passavam água, depois um detergente especial, que imagino ser o mesmo que comprei na minha loja local de insumos e por fim passavam bastante água, mas raramente abriam a torneira, e como devem saber as maquinas deles são todas com torneira italiana. Dessa forma, imagino que uma sanitização nos moldes que eu vi no vídeo do youtube é sim suficiente para a maioria dos casos.
 
Alguém já usou está torneira belga com bico de plástico? uploadfromtaptalk1409878627573.jpg
 
Eu entendi o que vc quis dizer a casa troca mas o negócio é que meu consumo é doméstico e uma troca de um barril de 20 litros pode ser em poucas horas, no caso de uma festa ou em dias. Daí me enrolei.
Aproveitando que vc tbm esta montando seu kegerator.....o que seria melhor? Post mix ou barril?
 
Eu entendi o que vc quis dizer a casa troca mas o negócio é que meu consumo é doméstico e uma troca de um barril de 20 litros pode ser em poucas horas, no caso de uma festa ou em dias. Daí me enrolei.
Aproveitando que vc tbm esta montando seu kegerator.....o que seria melhor? Post mix ou barril?

Cara isso eu acho que é muito particular, eu comecei com essa ideia de cerveja caseira inspirado pelos videos que vi na internet, principalmente da Brewing Tv, portanto faço brassagens em caixa térmica e fui direto para barris, obviamente o post mix, pois essa foi minha principal fonte de informação.

Quanto ao uso ele realmente é muito simples, mas é meio difícil de encontrar peças.

Já os barris usados aqui no Brasil eu cheguei a estudar um pouco sobre eles, mas achei tudo um pouco complicado, barril usado precisava tirar trava, os novos são uma fortuna, mas o pessoal da loja onde eu compro insumos é também uma fabrica de chopp e afirmam com convicção de que quem aprende a utilizar os nossos barris não voltam para o post mix.

Agora concluindo, estou feliz com a minha escolha e não tenho motivos no momento para mudar.

Assim q terminar a primeira fase do kegerator posto aqui para vc ver.
 
Optei pelos post mix, como dito a escolha é pessoal. No meu caso acho os post mix mais home brew, e por isso a escolha... Também gosto de poder enfiar o braço lá dentro para lavar... Claro, existem formas tão ou mais eficientes para lavar barril... Quanto aos custos, com os post mix entrando em extinção quase se eqüivalem ...
 
Eu uso duas torneiras italianas, uma com conexão pro meu Postmix e outra com valvula extratora de chopp, que sempre compro uns barris na Bamberg.

Pra sanitizar, eu faço após o uso.

Ou seja, dei uma festa e usei 4 barris, troco eles em sequencia sem dor de cabeça. Acabou a festa, eu coloco PAC200 nos postmix, pressurizo e mando pras torneiras, deixo fluir um pouco e fecho, deixando a solução ali. Na próxima vez que for usar, eu extraio tudo. Se eu for demorar pra usar, eu extraio antes, e depois dou uma sanitizada rapida antes da proxima festa.

Se for nos meus postmix.. quando acabar, sanitizo antes de conectar o próximo porque ficou mais tempo ali.

Eu não sei se é o metodo mais eficiente, mas sempre que pego uma choppeira extra na Bamberg ela vem com a solução de PAC200 dentro da serpentina. eu ACHO que é o mesmo processo deles. Mas não posso afirmar isso.

Abs
 
Galera comprei uma torneira italiana do tipo belga, esse era o nome na realidade, hj fui falar com um cara q entende muito de chopp e ele estava me explicando que essa torneira tb tem um compensador mas não é uma lingüeta igual a italiana e sim uma um anel q fica no pescoço da torneira q vc gira para um lado ou para o outro, conforme vc pode ver na foto q o Victor mandou, vi a dele funcionando é a torneira é sensacional, espuma bem cremosa, a minha tb chegou e ela tb tem esse sistema de compensar, segue o email do vendedor, paguei R$ 179,00
se comprar lembre de pedir o espigão de 5/8 q ele manda, eu não sabia q precisava para conectar na mangueira e agora vou ter q comprar.a
[email protected]
segue a foto
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    176.8 KB · Views: 380
Também comprei uma torneira dessas no ML, parece até o mesmo vendedor dessa daí, só que o modelo italiano, aquele que compensa o fluxo no lado. Pluguei direto no conector do post para testar, gostei muito, tira cerveja e um creme maneiro, agora vou montar numa chopeira :mug:
 
Salve gente!
Estou pensando em partir para um sistema de CO2 e pensando nisso acho que vou partir para um kegerator.
Com relação às torneiras, li num outro tópico uma pincelada que o Guenther deu sobre as torneiras italianas e belgas mas não encontro o tal tópico.
Quais os prós e contras de cada tipo?
torneiras.bmp

Vale a pena um torneira Stout c/ nitrogênio para qlqr cerveja?
Valeu gente!

Senhores,

To querendo adquirir minha primeira torneira, estou com algumas dúvidas e encontrei esse tópico.

As torneiras mais comuns no Brasil (pelo q tenho visto) são a nº 1 (standard), 3 (italiana) e a belga q não tem no exemplo acima.

Ao extrair com a torneira PICNIC eu preciso abaixar a pressão pro mínimo possível, a italiana e a belga tem um regulador que mesmo mantendo a pressão de carbonatação consegue-se extrair a cerveja normalmente.

A dúvida é: A nº 1 (Standard) é possível manter a pressão de carbonatação ou é necessário abaixar a pressão igual na PICNIC?

Obrigado!
 
Galera, bom dia
Alguém sabe se existe alguma torneira com controle de fluxo que seja compatível com a rosca de torneira americana tradicional?
Tenho um daqueles kegerator que já vem com a torre e a torneira americana mas ficar subindo e baixando a pressão o tempo inteiro, além de trabalhoso, está detonando meu CO2.

Abs

Victor
 
Galera, bom dia
Alguém sabe se existe alguma torneira com controle de fluxo que seja compatível com a rosca de torneira americana tradicional?
Tenho um daqueles kegerator que já vem com a torre e a torneira americana mas ficar subindo e baixando a pressão o tempo inteiro, além de trabalhoso, está detonando meu CO2.

Abs

Victor

Sim, as perlick flow control são as americanas mais comuns com controle de fluxo.... Existem modelos tipo italiana e belga também com rosca padrão americano, mas essas são poucas, caras e vc só consegue pelas lojas de lá.

Um adendo apenas... tive um kegerator por um tempo em que duas das torneiras eram tipo americanas, e não tinha problema com fluxo. O segredo é dimensionar corretamente a linha de chope, para que ela reduza a pressão de forma adequada.

Abraço
 
Sim, as perlick flow control são as americanas mais comuns com controle de fluxo.... Existem modelos tipo italiana e belga também com rosca padrão americano, mas essas são poucas, caras e vc só consegue pelas lojas de lá.

Um adendo apenas... tive um kegerator por um tempo em que duas das torneiras eram tipo americanas, e não tinha problema com fluxo. O segredo é dimensionar corretamente a linha de chope, para que ela reduza a pressão de forma adequada.

Abraço
Eu fiz as contas e precisaria de 3,20m de mangueira para estabilizar corretamente, como são 2 postmix, seriam 6,5m dentro do frigobar, não cabe nem a pau!
As Perlick são um absurdo de caras, sai uns R$500,00 trazer uma e as do ALi não tem controle de fluxo.
 
Eu fiz as contas e precisaria de 3,20m de mangueira para estabilizar corretamente, como são 2 postmix, seriam 6,5m dentro do frigobar, não cabe nem a pau!
As Perlick são um absurdo de caras, sai uns R$500,00 trazer uma e as do ALi não tem controle de fluxo.

Eu tive duas tipo perlick sem controle do aliexpress e elas apresentaram vazamento depois de dois meses. Não vale a pena nem cogitar elas, na minha opinião, construção muito frágil.

As mangueiras podem ser de silicone, com um diâmetro interno pequeno. As minhas eram assim... isso economiza espaço e comprimento de mangueira. Embora as de silicone oxidam a cerveja da linha rapidamente.

Qualquer opção vai ter um lado positivo e negativo... não tem nenhum milagre pro seu caso... ou reduzir na linha, ou usar uma torneira com controle que se encaixe na sua torre. A não ser que vc mande usinar um adaptador pra usar uma torneira nacional tipo italiana... mas também tem lado negativo, pode sair caro e ficar feio.
 
Vou tentar achar alguma mangueira mais fina e maleável que caiba no frigobar, estou usando trançada e é muito rígida, não tem nem como enrolar 3m lá dentro. Se não funcionar, espero algum amigo ir aos EUA e peço uma Perlick.
 
Sobre "perlick" da China, eu não arriscaria. São totalmente genéricas, assim como as italianas de lá. Estou com duas italianas e só valeram a pena pelo baixíssimo preço (100 em cada), mas nas duas próximas que comprei fui para algo melhor, mesmo as italianas não tendo dado nenhum problema.

Falei sobre isso aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5137884#post5137884

Comprei duas torneiras da marca Intertap. São a "Perlick australiana", tipo forward seal, inox, rosca para growler filler, bico stout, etc, tem uma longa discussão no HBT americano sobre elas, com muitos elogios e inclusive gente comprando elas no Aliexpress e relatando ser a mesma comprada na Austrália, pois são feitas lá de qualquer jeito, sob encomenda pela empresa que comercializa oficialmente na Austrália, a Keg King.

O tópico no HBT americano: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=567485

Não chegaram ainda, mas paguei acho que uns 250 reais em cada. Espero que não taxe ou, se taxar, que taxe parcial, já que vem shank e torneira em encomendas separadas. De qualquer forma, mesmo sem ter ela em mãos, tenho certeza de ter feito um negócio melhor do que nas genéricas que comprei anteriormente.
 
Comprei duas torneiras da marca Intertap. São a "Perlick australiana", tipo forward seal, inox, rosca para growler filler, bico stout, etc, tem uma longa discussão no HBT americano sobre elas, com muitos elogios e inclusive gente comprando elas no Aliexpress e relatando ser a mesma comprada na Austrália, pois são feitas lá de qualquer jeito, sob encomenda pela empresa que comercializa oficialmente na Austrália, a Keg King.

O tópico no HBT americano: http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=567485

Não chegaram ainda, mas paguei acho que uns 250 reais em cada. Espero que não taxe ou, se taxar, que taxe parcial, já que vem shank e torneira em encomendas separadas. De qualquer forma, mesmo sem ter ela em mãos, tenho certeza de ter feito um negócio melhor do que nas genéricas que comprei anteriormente.

Renato, já testou as torneiras Intertap? Foram taxadas?
 
Renato, já testou as torneiras Intertap? Foram taxadas?
Não testei, acabei mantendo apenas duas torneiras no meu kegerator e como tava sempre com cerveja engatada não troquei para as Intertap ainda, mas vou fazer isso em breve.

De qualquer forma, chegou tudo muito bem embalado, na caixa o logotipo da loja australiana (KegKing.com.au) e nada foi taxado.

Se alguém que comprou e usou puder dar um parecer vai ser legal.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Vi essa torneira no Ebay e achei o preço dela bem atraente. Tem 2 modelos (com controle de fluxo e sem controle de fluxo) você que comprou a torneira o que achou?
 

Latest posts

Back
Top