Torneira direto no postmix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaolevada

Member
Joined
Aug 19, 2013
Messages
8
Reaction score
4
Olá meus amigos, alquimistas cervejísticos.

Eu tenho um adaptador destes:

faucet_postmix.png


http://morebeer.com/products/faucet-quick-disconnect-assembly.html

Reparem que ele permite usar uma torneira (no caso a "americana") ligada direto ao post-mix.

Num primeiro momento parece muito prático, mas sempre tenho problema ao servir, pois forma um bocado de espuma.

Como faz um tempão que não uso este "dispositivo", já que fiquei 1 ano sem fazer cerveja, eu nem lembro mais se havia chegado numa solução pra este problema.

Daí, acompanhando as mensagens aqui no fórum, e alguns artigos na internet, vejo muitas dicas para um serviço perfeito, usando a torneira "pic-nic". A recomendação comum é de usar uma mangueira mais longa e manter a maior parte dela gelada. Entretanto, com a torneira ligada direto no post, mangueira não é recurso.

Daí eu andei pensando em umas coisas e queria ouvir a palavra de sapiência de vocês.

No momento do serviço (2° C) a pressão interna do barril, estabilizada deve ficar pouco abaixo de 1 kg. Pra servir o chope, sem que este perca sua carbonatação, ajustarei o regulador 0,1 kg acima da pressão interna do barril. Contudo, provavelmente isso vai fazer a torneira dar um jato forte no copo gerar uma espuma incontrolável.

Será que eu devo, então, zerar a pressão do barril e conectar o gás mantendo o regulador no mínimo?

Se eu fizer isso, a cada serviço minha cerveja terá menos CO2 incorporado? Neste caso, devo compensar a perda injetando uma pressão maior que a estabilizada inicialmente, quando for guardar o barril?

Se você leu até aqui, muito obrigado pela atenção. Se ninguém tiver experiência com este tipo de equipamento e serviço, tentarei dominar a técnica e fazer um vídeo.

Abraços.

---

João "Cevada"
 
Olá meus amigos, alquimistas cervejísticos.

Eu tenho um adaptador destes:

faucet_postmix.png


http://morebeer.com/products/faucet-quick-disconnect-assembly.html

Reparem que ele permite usar uma torneira (no caso a "americana") ligada direto ao post-mix.

Num primeiro momento parece muito prático, mas sempre tenho problema ao servir, pois forma um bocado de espuma.

Como faz um tempão que não uso este "dispositivo", já que fiquei 1 ano sem fazer cerveja, eu nem lembro mais se havia chegado numa solução pra este problema.

Daí, acompanhando as mensagens aqui no fórum, e alguns artigos na internet, vejo muitas dicas para um serviço perfeito, usando a torneira "pic-nic". A recomendação comum é de usar uma mangueira mais longa e manter a maior parte dela gelada. Entretanto, com a torneira ligada direto no post, mangueira não é recurso.

Daí eu andei pensando em umas coisas e queria ouvir a palavra de sapiência de vocês.

No momento do serviço (2° C) a pressão interna do barril, estabilizada deve ficar pouco abaixo de 1 kg. Pra servir o chope, sem que este perca sua carbonatação, ajustarei o regulador 0,1 kg acima da pressão interna do barril. Contudo, provavelmente isso vai fazer a torneira dar um jato forte no copo gerar uma espuma incontrolável.

Será que eu devo, então, zerar a pressão do barril e conectar o gás mantendo o regulador no mínimo?

Se eu fizer isso, a cada serviço minha cerveja terá menos CO2 incorporado? Neste caso, devo compensar a perda injetando uma pressão maior que a estabilizada inicialmente, quando for guardar o barril?

Se você leu até aqui, muito obrigado pela atenção. Se ninguém tiver experiência com este tipo de equipamento e serviço, tentarei dominar a técnica e fazer um vídeo.

Abraços.

---

João "Cevada"

João, também uso este tipo de torneira quando levo o postmix para algum churrasco ou festa e o que consegui concluir é que a cerveja deve estar perfeitamente carbonatada (se tiver muito carbonata vai espumar). E minha dica é: quando for servir, sempre com a menor pressão possível para que saia a cerveja. Com isso vai dar certo.
 
Segredo para conseguir servir com esse tipo de sistema é, primeiro de TUDO: carbonatação perfeita.

Tendo isso, quando for servir:

- Zere completamente a pressão do barril.
- Conecte o CO² com o regulador para pressão ZERO (mas com o registro aberto).
- Aumente a pressão pelo regulador (leve giradinha)
- Teste se saí cerveja
- Se não sair, aumente mais um pouco
- Teste novamente
- Repita até que o fluxo esteja de acordo com o que desejar.

Depois se usar, ao guardar o barril, guarde-o novamente com a pressão que estava antes de começar a utilizar, levemente mais alta para compensar a perda de carbonatação durante as horas em que ele ficou com baixa pressão.

Pronto!

Abraço,
 
Segredo para conseguir servir com esse tipo de sistema é, primeiro de TUDO: carbonatação perfeita. (...)

Olá Guenther!

Por carbonatação perfeita, posso entender pressão estabilizada pro volume de CO2 desejado na cerveja?

No meu caso são 2,5 volumes de CO2. A 0º C isso me dá (arredondando) 0,6 kg de pressão estabilizada.

Ou, devo sempre estabilizar uma pressão X sob temperatura Y?
 
Isso aí.

Mas eu particularmente não me baseio em tabela nenhuma pra carbonatar... simplesmente sigo o que o meu paladar diz conforme o que eu quero de carbonatação para aquela cerveja.
 
(...)
Mas eu particularmente não me baseio em tabela nenhuma pra carbonatar... (...)

Eu também pretendia estabilizar a cerveja entre 1 e 1,1 kg, a 0º C.

Mas, como ainda não tenho muita experiência, resolvi seguir a tabela. Vamos ver se a cerveja ficará de meu agrado.

Abraços e muito obrigado pela atenção.

---

João "Levedo"
 
Pegando uma carona o post.
Comprei um postmix cornelius pinlock.
Pretendo fazer o primming dentro do pm e depois extrair direto como se fosse uma grande garrafa.
aí eu pergunto:
1. Isso funciona?
2. esse kit serve para o propósito?
 

Attachments

  • $_12.JPG
    $_12.JPG
    32.8 KB · Views: 380
Sim para as duas perguntas, @luizoliveira. Só atente para o tamanho da mangueira. Uma mangueira maior possibilita um controle melhor da formacao de espuma.
 
@vsertori, muito obrigado pela rápida resposta.
Agora me surgem mais dúvidas já que nunca usei esse sistema.

Essa que parece uma pistolinha onde conecto a garrafa de co2, tem que ficar manipulando-a o tempo todo ou ela vai liberando o gas conforme a pressão interna do pm cai?
Alguém usa esse tipo de equipamento?
 
@vsertori, muito obrigado pela rápida resposta.
Agora me surgem mais dúvidas já que nunca usei esse sistema.

Essa que parece uma pistolinha onde conecto a garrafa de co2, tem que ficar manipulando-a o tempo todo ou ela vai liberando o gas conforme a pressão interna do pm cai?
Alguém usa esse tipo de equipamento?

Olá Luiz,

O priming no postmix só irá funcionar caso a tampa esteja vedando com perfeição, isso nem sempre acontece. Nos meus postmix, só alguns deixam de vazar, isso depende da tampa, o quanto ela aperta, do o'ring...

Como o encaixe da tampa é de dentro pra fora, estilo panela de pressão, quando é injetada uma pressão de CO2 com um cilindro, a tampa é empurrada pra fora, fazendo com que a vedação fique perfeita.

O priming vai formar CO2 bem lentamente, sem criar pressão instantânea, então se houver um vazamento, mesmo que pequeno, sua cerveja não irá carbonatar. Eu sugiro que consiga um cilindro emprestado ou leve seu postmix a um amigo que tenha e faça o teste primeiro, se não fazar, pode fazer tranquilo o priming. Se vc quiser arriscar também, não será problema. O máximo seria uma uma cerveja não carbonatada.

A respeito da pistola de CO2, ela tem uma regulagem de pressão, então vc irá conectar a pistola no postmix, enquanto as pressões estiverem em equilíbrio (pressão interna do pm = pressão liberada pelo cartucho) nada acontecerá. Quando vc servir a cerveja a pressão irá baixar e o CO2 será liberado pra pressão reequilibrar.

Sobre a conexão da torneira direto na saída ou com uma mangueira curta, é uma forma bem sensível de servir, porque o tamanho e o diâmetro interno da mangueira reduzem bastante a pressão de saída da cerveja, então não tendo ou tendo uma mangueira muito curta, a cerveja pode sair com muita pressão e encher um copo só de espuma praticamente. Então certifique-se de que a cerveja esteja bem gelada na hora de servir, 3ºC no maximo nesse caso. Há quem jure pelo método de despressurizar parcialmente o barril antes de servir também, pela valvula de alívio, assim a pressão de saída é menor e espumará menos, porém eu desaconselho esse método, ainda mais com cartucho de CO2 (no caso ele estaria desconectado), quando vc conectasse consumiria muito CO2 e acabaria com o gás. Acho sempre mais prático comprar uma mangueira maior. Uso de silicone, com uma parede relativamente mais grossa do que as mangueiras de silicone de 3/8" que uso pra brassagem, e diametro menor também. 2 metros dela faziam o serviço pra mim a 5~7ºC. Agora 1 metro bastaria pra 2~3ºC.

Abraço
 
Luiz, tudo bem?

A pistola possui um gatilho, pra liberar o CO2 dentro do postmix vc vai precisar pressiona-lo, ela não ativa sozinho.

Estes cartuchos, caso precise repor com alguma "urgencia" vende em lojas de bicicletas ou em lojas de caça e pesca para armas de pressão. o indicado é o de 16g que encaixa perfeitamente. Para o de 12g precisa colocar umas arroelas dentro como "calço" e pressionar, visto que nao tem rosca na tampa do cilindro.

abs!
 
Vi no aliexpress para vender um modelo que o cilindro é de rosquear, diferente dos que são vendidos no lamas e na WE que são de encaixe.

É dificil encontrar esses de rosquear por aqui?
 
Obrigado Tiago e Lucas.
Eu vou arriscar na próxima brassagem pra aprender e posteriormente, comprar o cil de co2 e o regulador de pressão.
A ideia desse kit é deixá-lo mais prático para transportar e manipular na hora de servir.
 
Obrigado Tiago e Lucas.
Eu vou arriscar na próxima brassagem pra aprender e posteriormente, comprar o cil de co2 e o regulador de pressão.
A ideia desse kit é deixá-lo mais prático para transportar e manipular na hora de servir.

O kit funciona bem Luiz?
 
Interessante esse kit parece mais robusto, o outro usamos 3 vezes quebrou
 
O kit funciona bem Luiz?

Desculpe pela demora.
Muita coisa mudou desde que me aventurei com CO2.
Comprei o cilindro de 6kg, converti o PostMix para ball lock e usei a pistola.

O uso da pistola é bem prático mas é muito mais caro que o uso do cilindro, então tem de avaliar o propósito do uso.
A pistola funcionou bem, mas 1 refil não serviu o PM todo.
O que fiz foi colocar uma pressão de 0,5kg no PM com o cilindro e fui pra festa com minha cerveja, quando diminuiu bastante a pressão, conectei a pistola mas não foi até o fim da cerveja.

Resumindo: a pistola de CO2 funciona bem mas é bem mais dispendiosa. Usaria em casos bem específicos.
 
Fala pessoal! Beleza? Queria a opinião de vcs sobre a utilização da torneira americana direto no postmix. Considerando que meu postmix tem 6 litros de capacidade, o uso de pressão reduzida (abaixo da pressão de carbonatação) durante umas 4 horas seria suficiente para tornar a cerveja flat?
Valeu!
 
Fala pessoal! Beleza? Queria a opinião de vcs sobre a utilização da torneira americana direto no postmix. Considerando que meu postmix tem 6 litros de capacidade, o uso de pressão reduzida (abaixo da pressão de carbonatação) durante umas 4 horas seria suficiente para tornar a cerveja flat?
Valeu!
Fala Diego!
Quanto mais gelada a cerveja, menor o potencial de descarbonatação.
Se a cerveja estiver bem gelada durante essas 4 horas (o que se espera, já que vai estar bebendo ela), tenho certeza que não perderá tanta carbonatação.
Bem provável que ninguém note diferença (até porque a galera vai ficando mamada né kkkkkk).
Abraço!
 
Fala pessoal! Beleza? Queria a opinião de vcs sobre a utilização da torneira americana direto no postmix. Considerando que meu postmix tem 6 litros de capacidade, o uso de pressão reduzida (abaixo da pressão de carbonatação) durante umas 4 horas seria suficiente para tornar a cerveja flat?
Valeu!
uso torneiras direto nos cornelius kegs e nos minikegs sem problemas. sejam elas americanas, perlics/intertap ou belgas com regulador de fluxo.
Quando a quetionamentos de topicos acima, existem reguladores de fluxo para tornaires americanas/perlic/stout no estilo dos reguladores das belgas (sem alavanca), no ALI custam 47 dinheiros + 53 dinheiros de frete; tb possuem com alavanca, porem custam um pouco mais.

Pistola de gas, comprei no final do ano para usar, comprei um conjunto com capsulas 12g sem rosca; 12 gramas sem rosca tem que usar uma adaptacao, ou seja, uma moeda de 5 centavos dentro do corpo da pistola e ela nao tem regulagem. Um mini regulador (o mais simples) para uso com capsulas rosqueaveis e "atracado" no ballock custa 75 dinheiros no ALI. Usei 3 capsulas e larguei de mao, coloquei o cilindro de 2.3 nos cornelius (estando em casa nao ha problemas, agora para levar...)
E sim, é DISPENDIOSO. 10 ou 12 capsulas de 12g encontra-se por 35/40 no ML. Uma regarga de CO2 custa entre 3 a 17 por kilo.
Uma capsula de 16g consegue empurrar um cornelius de10L. Um regulador mini (quadrado) porem mais robusto, esta custando 148 no ALI, e pode-se usar em cilindros de SODA (0.6L)
 
Back
Top