Tic-17 + SSR

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vmsouza

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Pessoal, boa noite.

Não manjo muito de elétrica, estou sentindo um pouco de dificuldade em montar algo que parece simples.

No desenho abaixo (copiado) de um se aqui da lista, ao ligar o fase no ssr posição 2, mesmo com a fonte 12v desligada, passa energia para a posição 1.

Estou fazendo algo errado?

aaa6cbb91e4e0130594363e15d171322.jpg


Neste momento estou apenas testando o SSR.

Minha instalação é 220v.

Obrigado

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Bom dia Vmsouza. Quando a fonte estiver deslizada, ou seja não ter nenhum sinal de entrada nos terminais 3 e 4, não irá passar as tensão para o resistor entre as fases 1 e 2. Somente com a fonte ligada que o estado da saída irá mudar.
 
Pessoal, boa noite.

Não manjo muito de elétrica, estou sentindo um pouco de dificuldade em montar algo que parece simples.

No desenho abaixo (copiado) de um se aqui da lista, ao ligar o fase no ssr posição 2, mesmo com a fonte 12v desligada, passa energia para a posição 1.

Estou fazendo algo errado?

aaa6cbb91e4e0130594363e15d171322.jpg


Neste momento estou apenas testando o SSR.

Minha instalação é 220v.

Obrigado

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Esse modelo funciona, porém como fica desligando e ligando a fonte, pode acabar queimando ou reduzindo a vida útil dela.

Você pode usar uma fonte de 12v e 1A tranquilamente.

Segue um modelo que acredito ser melhor
 

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@VitorMagnago, obrigado pela observação. Eu estava testando com uma chave de teste de fase, ligava apenas uma fase energizada no conector 2 e colocava a chave de teste no conector 1, e mesmo com os 12v desligados, a luz da chave teste acendia. Mas fazendo isto com uma lâmpada, ela não ligava, só ligava quando eu acionava os 12v pra ligar o relé. O que não entendi foi isso, por quê a chave de teste acendia mesmo com os 12v desligado? Provavelmente a chave de teste não é ideal para testar se o circuito está aberto ou fechado quando os 12v estão desligados. (foto anexo)

@tomazela, não tinha pensado nisto, muito obrigado pela dica. Estava vinculando os conectores 10 e 11 do TIC como fase 110, mas entendi que posso passar o negativo dos 12v ali também, show de bola!

Poderia também ligar o positivo do cooler na posição 11 do TIC, assim o cooler seria ligado apenas quando o relay do tic for acionado para ligar o circuito da resistência.

Neste sistema me resta apenas uma dúvida agora, porque uma fase deixa permanentemente a resistência energizada com 110v. Para manter a resistência com a outra fase também desligada eu tenho que usar um segundo relé? Ou tem alguma outra coisa que posso fazer de forma mais automática, sem usar botões ou seletores?

Fiz um atualização do desenho, imaginando isto com dois relés para deixar ligas as duas fases somente quando o tic for acionado.

É isto mesmo?

Muito obrigado pessoal, continuo estudando e a cada dia muita coisa está sendo esclarecida.
 

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@VitorMagnago, obrigado pela observação. Eu estava testando com uma chave de teste de fase, ligava apenas uma fase energizada no conector 2 e colocava a chave de teste no conector 1, e mesmo com os 12v desligados, a luz da chave teste acendia. Mas fazendo isto com uma lâmpada, ela não ligava, só ligava quando eu acionava os 12v pra ligar o relé. O que não entendi foi isso, por quê a chave de teste acendia mesmo com os 12v desligado? Provavelmente a chave de teste não é ideal para testar se o circuito está aberto ou fechado quando os 12v estão desligados. (foto anexo)

@tomazela, não tinha pensado nisto, muito obrigado pela dica. Estava vinculando os conectores 10 e 11 do TIC como fase 110, mas entendi que posso passar o negativo dos 12v ali também, show de bola!

Poderia também ligar o positivo do cooler na posição 11 do TIC, assim o cooler seria ligado apenas quando o relay do tic for acionado para ligar o circuito da resistência.

Neste sistema me resta apenas uma dúvida agora, porque uma fase deixa permanentemente a resistência energizada com 110v. Para manter a resistência com a outra fase também desligada eu tenho que usar um segundo relé? Ou tem alguma outra coisa que posso fazer de forma mais automática, sem usar botões ou seletores?

Fiz um atualização do desenho, imaginando isto com dois relés para deixar ligas as duas fases somente quando o tic for acionado.

É isto mesmo?

Muito obrigado pessoal, continuo estudando e a cada dia muita coisa está sendo esclarecida.

Amigo, acho que você está fazendo confusão.

A resistência não ficará ligada com somente uma fase conectada, só irá fazer isso, no momento que fechar o circuito, ou seja, alimentando com a outra fase.

O rele funciona como se fosse um interruptor de lâmpada.

A lâmpada normalmente fica com o neutro ligado direto nela e quando acionamos a chave, entra a fase que fecha o circuito e acende a lâmpada

Da forma como você montou, seria como se precisassemos de dois interruptores para ligar uma mesma lâmpada...
 
Como foi dito anteriormente pelo Tomazela, mesmo com uma fase ligada direto na resistência, não vai estar chegando nenhuma corrente nela, isso só vai acontecer quando a saída do Tic for acionada.

O que pode estar te confundindo é o teste que você está fazendo com a chave de teste. Assim como os Voltímetros/Multímetros, esses não são os instrumentos corretos para fazer esse teste com o SSR's. Você precisa de uma carga resistiva para testar um SSR, como você já tinha feito com uma lâmpada.
 
Entendi, significa então que mesmo estando uma fase conectada numa ponta da resistência, ela só vai ligar se tiver outra fase conectada na outra ponta?

Neste sistema com uma fase ligada na resistência e outra vindo do tic, se o tic estiver desligado mas uma das fases da resistência ligado direto na rede, se eu encostar na resistência sem estar submersa no líquido posso tomar algum choque se encostar nela?

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Se a ligação da saída do Tic estiver correta (utilizando o contato Normalmente Aberto) a resistência estará desligada, somente chegando uma fase nela, sem diferença de potencial.

Mas já em relação a você estiver encostando é outra coisa, é igual você segurar uma fase de um condutor, teoricamente pode ter diferencial com a terra e você tomar um choque. Existem vários fatores para levar em consideração, como o calçado ser de material isolante, você estar encostando em um outro ponto que de fuga para a corrente, espessura da pele, umidade, presença de cortes etc.
Então seguindo normas básicas de segurança...melhor não fazer esse teste.
 
Saquei, foi justamente por isso que tinha pensando num segundo ssr, pra ter certeza que se o tic estivesse desligado Na o haveria qualquer hipotese de uma das fases da resistência estar energizada

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Pessoal, boa noite.

Não manjo muito de elétrica, estou sentindo um pouco de dificuldade em montar algo que parece simples.

No desenho abaixo (copiado) de um se aqui da lista, ao ligar o fase no ssr posição 2, mesmo com a fonte 12v desligada, passa energia para a posição 1.

Estou fazendo algo errado?

aaa6cbb91e4e0130594363e15d171322.jpg


Neste momento estou apenas testando o SSR.

Minha instalação é 220v.

Obrigado

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Esses SSR usam tipicamente um triac para a parte de chaveamento. Também costumam ter um resistor em série com um capacitor em paralelo aos terminais do anodo e catodo. Isso induzirá erradamente sua chave de teste a acender, mesmo a excitação de entrada estar desconectado (reatancia capacitiva). Melhor vc colocar uma lâmpada incandescente de baixa potência no lugar da resistência e conferir se há algo errado. Sem carga e com lâmpada neon de teste de chave de venda, vai acender sem excitação na entrada.
 
Entendi, significa então que mesmo estando uma fase conectada numa ponta da resistência, ela só vai ligar se tiver outra fase conectada na outra ponta?

Neste sistema com uma fase ligada na resistência e outra vindo do tic, se o tic estiver desligado mas uma das fases da resistência ligado direto na rede, se eu encostar na resistência sem estar submersa no líquido posso tomar algum choque se encostar nela?

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Não vai tomar choque ao encostar na resistência, a não ser que encoste nos terminais dela se estiverem expostos.

Todavia, o ideal é que manipule ela, somente quando estiver fora da tomada, pois como estará em contato com água, pode acarretar em choques elétricos.

Coloca ela na panela com água/mosto (se for de sobreborda), e só então ligue-a.

Para retirar, a mesma coisa. Desligue-a da tomada, e então retire-a.
 
Não vai tomar choque ao encostar na resistência, a não ser que encoste nos terminais dela se estiverem expostos.

Todavia, o ideal é que manipule ela, somente quando estiver fora da tomada, pois como estará em contato com água, pode acarretar em choques elétricos.

Coloca ela na panela com água/mosto (se for de sobreborda), e só então ligue-a.

Para retirar, a mesma coisa. Desligue-a da tomada, e então retire-a.

Blz tomazela, entendi (acho) tudo agora. Comprei aquelas tomadas industriais macho/fêmea de 32A para a resistência, então de qualquer forma quando eu for manipular ela, vou desconectar esta tomada.

Muito obrigado pela ajuda de todos, porque embora eu tenha um pouco de receio (não medo) de mexer com elétrica, costumo ter bastante cuidado mas como todos não gosto de tomar choque, ainda mais de uma resistência de 5k.
 
Blz tomazela, entendi (acho) tudo agora. Comprei aquelas tomadas industriais macho/fêmea de 32A para a resistência, então de qualquer forma quando eu for manipular ela, vou desconectar esta tomada.

Muito obrigado pela ajuda de todos, porque embora eu tenha um pouco de receio (não medo) de mexer com elétrica, costumo ter bastante cuidado mas como todos não gosto de tomar choque, ainda mais de uma resistência de 5k.

É bom ter medo, assim toma mais cuidado...rs
 
Vou deixar uma contribuição que aprendi durante a montagem do meu painel:
também fiquei preocupado em interromper apenas uma fase do sistema 220 com o SSR. Na teoria, essa fase poderia criar corrente com o terra caso algum desastre acontecesse (molhar o painel p.ex).

Pensei justamente nessa possibilidade de 2 SSR, mas conversei com o americano do theeletricbrewery.com e ele me deu uma luz que está no site: usar uma contatora para ligar o elemento. A explicação vou deixar no link pq ele explica muito melhor que eu.

Fiz dessa maneira e quando desligo a chave ou aciono a chave de emergência não chega nada nas tomadas / resistência

Link: http://www.theelectricbrewery.com/control-panel-part-2?page=13
 
@Saba, excelente dica, fiquei também pensando nisto e olhando alguns posts aqui no fórum e cheguei a essa questão das contatoras. Como eu quero botões de controle tive que usar as contatoras então consegui isolar o outro fase da resistência com ela. Agora ficou com eu queria, vou comprar as contatoras da jng no mercado livre.

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@Saba, excelente dica, fiquei também pensando nisto e olhando alguns posts aqui no fórum e cheguei a essa questão das contatoras. Como eu quero botões de controle tive que usar as contatoras então consegui isolar o outro fase da resistência com ela. Agora ficou com eu queria, vou comprar as contatoras da jng no mercado livre.

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Pra realmente isolar as duas fases que chegam na resistência vc pode usar a contatora depois do SSR com as duas fases, e a chave controlando a contatora.
Nas chaves usei duas entradas também para acionar a bobina da contatora.

Então quando a chave está desligada, o SSR ainda pode mandar sinais mas estes não chegam a resistência, apenas quando a chave e ligada e a contatora selada.

Se quiser mando umas fotos da ligação.

Abs
 
Meu conhecimento é bem limitado, estou estudando e testando, então com base no que eu quero fazer, com botões, iluminação etc, cheguei a este esquema. Isto para a panela de fervura de água/mosto, depois de implementar isto vou partir para o controle da mostura com o rex.

Se puder mandar o que vc fez, agradeço, me mostra se estou no caminho certo.

Obrigado
 

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Meu conhecimento é bem limitado, estou estudando e testando, então com base no que eu quero fazer, com botões, iluminação etc, cheguei a este esquema. Isto para a panela de fervura de água/mosto, depois de implementar isto vou partir para o controle da mostura com o rex.

Se puder mandar o que vc fez, agradeço, me mostra se estou no caminho certo.

Obrigado

Eu também sou bastante leigo no assunto. Acabei lendo e aprendendo bastante pra montar esse painel (o que foi muito divertido). Apesar de saber essas dicas e explicar minha montagem, não consigo muito analisar outros projetos. Se tiver como ajudar em alguma coisa pontual ou mais específica só me falar, mas pra ver o esquema completo precisaria de alguém com formação em engenharia.
Pelo que entendi seu projeto é trifásico, o que também é diferente do meu.
Estou correndo com alguns trabalhos, mas quando finalizar meu painel espero fazer um post sobre como fiz a montagem e ligações.
Fico a disposição

abs
 
Opa..blz. evolui bastante desde a última mensagem, meu painel tá praticamente pronto, faltando apenas chegar as contatoras e o dissipador do ssr.

Meu sistema é 220 bifasico. Vou alimentar todo o circuito com 110 + neutro 3 deixar a outra fase para uma das pernas da resistência. Por enquanto apenas uma resistência, mas já tenho em mente uma outra. Mas isso que fiz ja tá de bom tamanho para quem a 15d atrás não sabia nem por onde começar. Vou mandar um vídeo em seguida pra mostrar como tá ficando.

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A ideia principal do circuito eu peguei aqui no fórum (estudei algumas horas o circuito pra entender) e olhando alguns vídeos por aí ai fiz algumas modificações. So tenho a agradecer o monte de coisas que aprendo aqui todos os dias.

Apenas para compartilhar o que to fazendo, segue o esquema "final" de um elemento de aquecimento apenas.

Segue link do vídeo: https://youtu.be/aVVfs3BN0Bo

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