Tempo de armazanemanto do malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manoelsantiago

Active Member
Joined
Oct 5, 2015
Messages
34
Reaction score
0
Galera,

um malte Pilsen não moído, quanto tempo vocês guardam?

Tenho ainda 10 Kg desse malte em casa, acho que há uns 10 meses... vocês acham que perdeu a eficiência ou posso moer e utilizar numa boa?

Valeu!
 
Galera,

um malte Pilsen não moído, quanto tempo vocês guardam?

Tenho ainda 10 Kg desse malte em casa, acho que há uns 10 meses... vocês acham que perdeu a eficiência ou posso moer e utilizar numa boa?

Valeu!
Malte moído oxida muito rápido e isso acaba indo pra cerveja. Pra teres uma idéia, cervejarias de grande porte moem na hora de entrar na panela só pra evitar contato com o ar, além de outras técnicas como borrifar água pra baixar o pH instantaneamente, etc.

No entanto, mesmo que ocorra um monte de coisas, talvez você nem consiga sentir todos os problemas que isso causa.

Ou seja, se fosse eu? Sem dúvida, colocaria fora. Malte moído, na minha opinião, é no máximo 1 semana... por volta disso. Não é informação definitiva sobre o assunto, até porque ninguém faz isso. :)

Abraço,
 
Malte moído oxida muito rápido e isso acaba indo pra cerveja. Pra teres uma idéia, cervejarias de grande porte moem na hora de entrar na panela só pra evitar contato com o ar, além de outras técnicas como borrifar água pra baixar o pH instantaneamente, etc.

No entanto, mesmo que ocorra um monte de coisas, talvez você nem consiga sentir todos os problemas que isso causa.

Ou seja, se fosse eu? Sem dúvida, colocaria fora. Malte moído, na minha opinião, é no máximo 1 semana... por volta disso. Não é informação definitiva sobre o assunto, até porque ninguém faz isso. :)

Abraço,
Mas não tá moido. Tá inteiro. Sendo assim você acha que tá bom ainda?

Valeu!

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
 
Mas não tá moido. Tá inteiro. Sendo assim você acha que tá bom ainda?

Valeu!

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

Sinta o cheiro dele, verifique se está mofado, experimente alguns...

Caso sinta que ainda estão bons, se possível, faça uma brassagem pequena, de uns 10 litros.

Aí é só medir a densidade. Ao longo do tempo pode ser que o malte tenha perdido suas propriedades e a eficiência pode ter caído...

Aí é só experimentar o mosto. Se estiver tudo ok, manda bala pro fermentador. Se não estiver, terá perdido somente algumas horas...

Se a eficiência não estiver boa, de repente você pode torrar esse malte: http://brejadobreda.blogspot.com.br/2013/05/maltear-ou-torrar-eis-questao.html
 
Mas não tá moido. Tá inteiro. Sendo assim você acha que tá bom ainda?

Valeu!

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
Poxa, desculpe... acabei lendo "moído" na minha cabeça e não vi o "não" antes.

Cara, se foi guardado em local seco..... pode usar à vontade sim. Já fiz cervejas ótimas com malte guardado há 1 ano e que até um pouquinho de caruncho tinha. Se ele está seco e com cheiro normal, tá ok.

Abraço,
 
Só pra ficar aqui de experiência... quando eu comprei o meu kit de panelas, o vendedor me mandou um kit pra fazer uma leva... com o malte já moído... uma Vienna... mas eu acabei guardando ele na geladeira e fiz outra. Ficou guardado uns dois ou três meses. Eu brassei ele assim mesmo. Eu até tenho os dados guardados em casa mas lembro que a OG ficou bem baixa e a cerveja ficou bem leve... com uns 3 e pouco % de álcool... não ficou a pior das cervejas.. dá pra tomar... mas não ficou nem perto do que deveria ter ficado... essa é aquela que eu sirvo para os meu colegas "iniciantes"...rs..
 
Só pra ficar aqui de experiência... quando eu comprei o meu kit de panelas, o vendedor me mandou um kit pra fazer uma leva... com o malte já moído... uma Vienna... mas eu acabei guardando ele na geladeira e fiz outra. Ficou guardado uns dois ou três meses. Eu brassei ele assim mesmo. Eu até tenho os dados guardados em casa mas lembro que a OG ficou bem baixa e a cerveja ficou bem leve... com uns 3 e pouco % de álcool... não ficou a pior das cervejas.. dá pra tomar... mas não ficou nem perto do que deveria ter ficado... essa é aquela que eu sirvo para os meu colegas "iniciantes"...rs..

Isso ocorreu por já estar moído...
O malte na casca não perde a eficiência em 2 ou 3 meses...
 
guarde na geladeira eu to fazendo assim compro uma saca e divido em pacotes de 4 ,, 5 kg e vou armazenando nos frezes ou geladeiras..
 
Mesmo NÃO sendo indicado, eu compro os maltes já moídos e os mesmos demoram 2 semanas pra chegar. Além disso já guardei por meses.
As cervas tem ficado boas, não vi alteração.
 
Mesmo NÃO sendo indicado, eu compro os maltes já moídos e os mesmos demoram 2 semanas pra chegar. Além disso já guardei por meses.
As cervas tem ficado boas, não vi alteração.
Eu já comprei malte moído um vez. Demorou umas 3 semanas pra chegar (moro no Acre) daí minha OG ficou muuiitttooo baixa com esse malte. Devido a isso investi num moedor de rolo e nunca mais tive esse problema.

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk
 
Fiz uma receita de Weiss 40l, com malte pilsen, trigo e cararuby. Comprei numa quinta-feira, já moído, pois iria brassar no sábado. Acontece que viajei e só 2 sábados depois fiz a brassagem (hoje, hehehehe). Guardei moído na geladeira a 15o. Minha OG ficou em 1049. Assim que ficar pronta vou saber se perdeu algum detalhe.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 
Back
Top